Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !

    Olá pessoal.

    Preciso trazer o link aqui para o provedor de uma empresa que está a 8,5 km com, digamos, visada direta pelo que andei sondando.. pego já até uma rebarba do sinal aqui.. olhem as imagens e deêm suas opniões do que já usaram. Me indicaram o TSUNAMI MP11A, que trabalha á 5,8ghz, mas achei salgadasso e se continuar gastando assim vou quebrar antes de abrir.

    O cara falou do throughput deste rádio, que é muito bom etc etc.. mas será que não existe nada mais em conta, não precisa ser porcaria.. Segue abaixo as imagens

    Pelo Google Earth
    http://www.bitconinfo.com.br/1.jpg

    Resultado do rádio móbile (software)
    http://www.bitconinfo.com.br/2.jpg

    Pessoal, é pra ontém, preciso mesmo da ajuda de vocês agora, nessa hora tão delicada que é o backbone.

    Abraços
    Alam Dias

  2. #2

    Padrão Re: Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !

    cara jah que vc precisa de uma solucao mais barata pode usar os araya que estao falando bem dele, aqui tb tenho que montar um ptp de 3km em 5.8 mais acho que vou ficar com o tsunami mp11 pq preciso de uns 15mb full me falaram que ele fecha agora como vc vai usar soh 1 mb o araya deve dar conta.. era bom o pessoal falar o que esta usando ai...

  3. #3

    Padrão Re: Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !

    ACCON ENTERPRISES
    TERI A CPE 5.8Ghz
    c/ 1 Cartão 802.11a/b/g (A - 64mW / BG - 100mW)
    R$ 899,00

    SENAO
    SL2611 CB3 Deluxe (200mW)
    R$ 519,00

    Bridge Airaya 108 Mbps 5.8GHz
    R$ 1799,00

    To no sal se tiver que usar esses rádio fodarasso.

    Abraços e aguardo sugestões


  4. #4

    Padrão Re: Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !

    Dois Senao um numa ponta e putro na outra com duas direcionais de grade de 24db ja dao conta tranquilamente... isso é pouco 8km.
    Aqui onde eu trabalho tem um link de 23km com um ap StarOS e um Edimax na outra ponta e funciona a 5.5mb.

  5. #5

    Padrão Re: Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !

    Citação Postado originalmente por Pedro0278
    Dois Senao um numa ponta e putro na outra com duas direcionais de grade de 24db ja dao conta tranquilamente... isso é pouco 8km.
    Aqui onde eu trabalho tem um link de 23km com um ap StarOS e um Edimax na outra ponta e funciona a 5.5mb.
    Sei lá.. usar 2,4ghz será que vai me dar um tráfego garantido de pelo menos 2 mb ??
    Será que aquele ovsislink WLA-5000AP ajudaria ?
    Abraços

  6. #6

    Padrão Re: Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !


    e desde quando é a frequencia quem determina o trafego? a frequencia é um simples veiculo onde trafegam os dados... pense na frequancia como uma rodovia...

    Quem vai determinar o trafego é a qualidade dos equipamentos e a sua instalação... dois senao de 200mw vao dar conta tranquilamente.

    A frequencia de 5.8 voce poderá usar se sua regia for muito poluida com 2.4 (excesso de antenas)

    Outra coisa... Tenho uma caixa de ovslink aqui pra jogar fora... particularmente tem uma safra de Ovis que nao fui com a cara...

    Senao é Senao... o simples cartão que tem dentro deles ja compensa o preco do radio todo.

  7. #7

    Padrão Re: Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !

    Outra idéia, mas não conheço esse rádio direito.. será qe rola 2mb por ele ?

    Solução para Link Ponto a Ponto de até 10 Km
    Produtos inclusos nesta solução:
    - 2 Caixa Hermética Completa para 1 Access Point Wireless
    - 2 Antena 2,4Ghz Aquário Grade 25 dBi com Suporte
    - 2 Senao SL2611 CB3 Deluxe (200mW)
    - 2 Pig Tail para Senao
    - 10m de Cabo RGC-213
    - 4 Conectores N Macho para RGC-213
    R$ 1772,00

    Abraços de novo hehehe

  8. #8

    Padrão Re: Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !

    Citação Postado originalmente por Pedro0278

    e desde quando é a frequencia quem determina o trafego? a frequencia é um simples veiculo onde trafegam os dados... pense na frequancia como uma rodovia...

    Quem vai determinar o trafego é a qualidade dos equipamentos e a sua instalação... dois senao de 200mw vao dar conta tranquilamente.

    A frequencia de 5.8 voce poderá usar se sua regia for muito poluida com 2.4 (excesso de antenas)

    Outra coisa... Tenho uma caixa de ovslink aqui pra jogar fora... particularmente tem uma safra de Ovis que nao fui com a cara...

    Senao é Senao... o simples cartão que tem dentro deles ja compensa o preco do radio todo.
    Obrigado muitissimo pelas informações.
    Aqui ainda não é poluído, graças a Deus... pelo visto, acho que vou investir nos senao.. depois que a coisa crescer.. coloco uns araya turbão heheheheh.

    Abraços e continuem mandando as dicas

  9. #9

    Padrão Re: Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !

    Citação Postado originalmente por alamdias
    Outra idéia, mas não conheço esse rádio direito.. será qe rola 2mb por ele ?
    Não conhece um Senao? Deixe eu apontar uma direcional com o mesmo essid e frequencia pra a omini do seu provedor que voce conhecerá o poder dele...

    O trafego do Senao é 11mb pois trabalha em "b"

  10. #10

    Padrão Re: Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !

    Citação Postado originalmente por Pedro0278

    e desde quando é a frequencia quem determina o trafego? a frequencia é um simples veiculo onde trafegam os dados... pense na frequancia como uma rodovia...

    Quem vai determinar o trafego é a qualidade dos equipamentos e a sua instalação... dois senao de 200mw vao dar conta tranquilamente.

    A frequencia de 5.8 voce poderá usar se sua regia for muito poluida com 2.4 (excesso de antenas)

    Outra coisa... Tenho uma caixa de ovslink aqui pra jogar fora... particularmente tem uma safra de Ovis que nao fui com a cara...

    Senao é Senao... o simples cartão que tem dentro deles ja compensa o preco do radio todo.
    cara vc falou que frequencia nao define nda mais nunca vi um 2.4 que de mais que 11mb de transferencia real..

  11. #11

    Padrão Re: Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !

    Frequência não define e velocidade e sim a tecnologia empregada.

    Para quem usou os Carões da família Orinoco, existia o Bronze, que apesar de trabalhar em 2.4Ghz, tinha apenas 2Mb de suporte.
    Já os Silver e Gold, vieram com 11Mb.

    Existe atualmente equipamentos DLink (que dizem atingir 108mbps), Edimax que chegam a 54Mbps, todos na mesma frequencia de 2.4ghz.
    Algums com a tecnologia 802.11g e outros com 802.11b
    Mesmo sabendo que não conseguem na real toda essa velocidade, fica claro que a frequência não é quem determina o trafego, e sim a tecnologia.

    Quanto às Ovisl 5000 WLA-5000 são boa pedida, pois trabalham na frequencia de 5.8Ghz (frequencia pouco utilizada e consequentemente o ambiente está limpo dessa frequencia, e consegue-se qualidade superior).

    Utilizo placas AG-530 (5.8) baseado no Mikrotik, e um canal ficou excelente, com taxa testada de até 17Mb (com ping baixissimo entre os pontos).
    Com até 2Mb de tráfego, raramente passa de 1ms

  12. #12

    Padrão Re: Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !

    Olá Amigo,

    A solução que te passaram de colocar Tsuname é uma ótima pedida,,,, porém concordo com vc que é mto caro começar o provedor com um rádio desses.

    Caso você já tenha feito um estudo da região e constatou que o 2.4 não está tão poluído.... vc até consegue fazer esse ponto-a-ponto em 2.4

    Foi citado o Senao. Essa história que ele é B e trabalha em 11mb não se aplica para ambientes externos. Em um ponto-a-ponto com Senao não conseguirá muita coisa além de 800k de troughput.

    Um rádio 2.4 que funciona muito bem para aplicações como a sua é o SWL-3300 da Samsung. Ele tem um protocolo chamado Automatic-Multilink (AML), com esse protocolo ele funciona mto bem. O único problema é que esses rádios não se acham tão facilmente como os Senao.
    Quanto ao preço, vc irá pagar algo em torno de R$ 550,00.

    Agora se eu fosse você eu investiria um pouco mais e compraria Ovislink WLA5000AP, ele trabalha em 5.8 tem ótima performance e excelente custo benefício.
    Eu tenho um ponto-a-ponto de 8km e funciona como um relógio.
    Você irá pagar algo em torno de R$ 650,00 a R$ 700,00.


    Ahhhhhh, já sei que vai aparecer diversas pessoas defendendo o Senao e dizendo isso e aquilo. Não estou criticando o rádio (inclusive uso eles em algumas aplicações)... Estou sendo sensato....... já usei Senao em um situação parecida com a sua, a princípio funcionava tudo relativamente normal, mas no decorrer dos dias eu percebi que meus clientes estavam insatisfeitos.

    Seu backcone é a espinha dorsal do provedor..... DÊ UMA ATENÇÃO ESPECIAL A ELE.

  13. #13

    Padrão Re: Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !

    cara vc falou que frequencia nao define nda mais nunca vi um 2.4 que de mais que 11mb de transferencia real..
    É porque voce nunca teve uma Dlink 520+ que funciona a até 108 mbps... no site da Dlink tem de uma conferida e creia.

    Velocidade é questão de tecnologia das placas ou radios... a Dlink se saiu bem nessa.

  14. #14

    Padrão Re: Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !

    nao recomendo senao... tenho um ponto a ponto com senao.. um LIXOOOOO

    100% de sinal e 100% o strenght... tem horas que fica lentooooooooo d+++++++.. senao eh bom pra usar em cliente... pouco trafego

    usa ovislink wl5000ap .. sao muito boas.. testei 2... troughput de 25Mbit .. mto bom !!

    chipset dela eh atheros !!

    custa uns 600 reais casa
    ai vc usa uma antena hyperlink 24db de DISCO 5.8ghz... custa uns 500 cada uma..

    cabo vc usa lmr400 ou lmr600 !!

    vc NAO tera nenhum problema..

  15. #15

    Padrão Re: Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !

    Eu posso usar:
    2 BRIDGE SAMSUNG SWL3300 AP
    2 antena 25 dbi aquario
    2 caixa hermética etc etc etc ??

    O que me dizem. Achei esse rádio na wirelessconect por R$ 550,00 cada

    Abraços.

  16. #16

    Padrão Re: Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !

    Nunca gostei dessas SEnao, até que fui obrigado a colocar duas num canal que fornecia para outra cidade (7km).
    Mikrotik em ambos os lados, ecom teste pelo MT, consegue estabilidade sem perda de pacotes com 3-4Mbps.

    Faz 6 meses que está ON, sem nenhum problema.

    Obs.: A unica coisa de diferente que fiz, foi colocar as antenas de grade na posição vertical.

    Ainda não gosto de SEnao, e não tenho em outros pontos, mas que ela se comporta bem nesse ponto, isso nao posso me queixar.

    Talvez seja questão de sorte..

  17. #17

    Padrão Re: Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !

    Citação Postado originalmente por Liandro Paulo Carniel
    Nunca gostei dessas SEnao, até que fui obrigado a colocar duas num canal que fornecia para outra cidade (7km).
    Mikrotik em ambos os lados, ecom teste pelo MT, consegue estabilidade sem perda de pacotes com 3-4Mbps.

    Faz 6 meses que está ON, sem nenhum problema.

    Obs.: A unica coisa de diferente que fiz, foi colocar as antenas de grade na posição vertical.

    Ainda não gosto de SEnao, e não tenho em outros pontos, mas que ela se comporta bem nesse ponto, isso nao posso me queixar.

    Talvez seja questão de sorte..
    Qual placa ou cartão vc usou ? no MK.
    Abraços

  18. #18

    Padrão Re: Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !

    Amigo pode tentar o Ovislink novo que trabalha com 5.8Ghz um amigo meu usando antenas direcionais parabolicas fechadas da zirok de 27dbi com 5.5km passando 18mbits de banda, com esta sua distancia voce conseguira um resultado semelhante.
    Espero ter ajudado.

  19. #19

    Padrão Re: Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !

    Não usei placa de cartão no MT.
    O que disse que tinha MT em ambos os lados ligados ao Senao.

    Atualmente tenho a seguinte situação: Placa AG530 (5.8) fazendo PTP até esse primeiro ponto, no MT. Nesse MT tem uma AG 510 para servir como AP aos meus clientes, e tem uma placa de rede ligada a AP da SEnao (modelo 2611 se não me falha a memória), que leva o sinal até essa outra Senao em uma cidade vizinha.


  20. #20

    Padrão Re: Backbone 8,5 KM + link de 1mb full. O que usar ? Me ajudem aew time !

    Fiz um video da visada com uma filmadora para ajudar.

    https://under-linux.org/component/op.../topic,49272.0

    Abraços