+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Procedimentos Básicos em Redes - Artigo

    Ola a todos, estou escrevendo um artigo sobre alguns procedimentos básicos que eu acho importante ao entrar em uma nova empresa, e ter uma rede nova para administrar. abaixo escrevi alguns pontos que eu acho interessantes e importantes, e gostaria de saber a opniao de vocês se tem algo que eu esqueci de colocar, nao ficou bem claro, ou esta incorreto. Quando lerem esse "artigo", pensem em uma rede Genérica, de uma pequena a média empresa.

    []s Renato


    Procedimentos Básicos em Redes

    # O que ja está instalado, está funcionando perfeitamente?
    Muitas vezes, há No-Breakers instalados, mas quando ocorre uma queda de energia eles não "seguram" como deveriam. Outro exemplo, é ter um antivírus instalado no computador, mas ele não estar atualizado.

    # Redução de Custos
    Há algum procedimento que está gerando muitos gastos (backup, troca de peças)? Tem alguma maneira de reduzir esses custos, ou melhor ainda, melhorar a produtividade, reduzindo o custo ?

    # Padronização e Parcerias
    Os softwares instalados seguem um padrão (ex: 3 tipos de antivírus diferentes). Caso aconteça de comprar um hardware, tem alguma empresa que tem parceria ou até mesmo exclusividade, ou que já se sabe onde comprar ? Isto pode ajudar na redução de custos, e melhor confiabilidade no equipamento e no suporte.

    # Melhorar atendimento a usuários
    Quanto tempo esta se está levando para para atender chamadas de usuários. Está se conseguindo resolver os problemas ? São anotadas dúvidas, erros, sugestões e chamadas ? Você se imaginando como usuário, se considera satisfeito com o suporte que receberia de sua equipe ?

    # Documentação
    Há documentação descrevendo que softwares devem ser instalados em rede, erros documentados, quais os padrões e configurações de softwares, computadores, Patch Panel, configurações de roteadores e servidores?

    # Softwares
    Há softwares piratas na empresa ? há possibilidade de homologar. Existem softwares livres compatíveis ?

    # Backups
    São feitos backups ? De quanto em quanto tempo ? Os backups são eficientes e armazenados ? O local onde são armazenados os backups são confiáveis ?

    # Hardware
    Existe hardware de backup ? O que fazer se algum computador ou switch pifar ? È preciso fazer um upgrade no hardware da empresa ?

    # Repositórios
    Existe um repositório de dados e softwares ? Quando se precisa instalar algum software, sabe-se onde buscá-lo, ou tem procurar em CD's e pela rede ? Se um computador pifar, os usuários tem seus dados gravados na rede ? O espaço em rede é suficiente ?

    # Disponibilidade e Balanceamento
    Há disponibilidade garantida ? Se ouver uma queda de luz, há no-breakers que garantem a disponibilidade do servidor ? Há estações utilizando estabilizadores ? Existem gargalos de rede ?

    # Medidas preventivas
    Existe algum plano de recuperação de desastres ? Caso queime o hd ou placa de rede do servidor, sabe-se o que fazer ? É feito manutenção preventiva ? Existem reuniões periódicas para se discutir problemas, soluções e idéias entre a equipe e superiores ? São acopanhadas notícias de novas tecnologias ? Pelo menos 1 vez por ano, há a participação em fóruns, seminários e cursos?

    # Monitoramento
    É feito o monitoramento da rede ? Logs são analisados. Sabe-se quando e por quê há picos no consumo de banda ? É feito acompanhamento de chamadas de usuários, para ver se o grau de chamadas não está sendo muito alto ?

    # Vulnerabilidade e Segurança
    já foi feita alguma busca de vulnerabilidade na rede ? Quando foi a última ? São realizados testes de segurança ? Há softwares de segurança instalados (antivirus, anti-spam, criptografia, firewall, detecçaõ de intrusos)?

    # Política de segurança
    Existe uma política de segurança na empresa ? Pode-se acessar qualquer site, receber emails com qualquer tipo de anexo, ou qualquer tamanho ? Pode-se acessar emails pessoais ? Usuários podem deletar ou acessar qualquer pasta na rede ? Há um tamanho estabelecido para contas de emails de usuários ou pastas na rede ?



    ############################



    OBS 1: Muitos profissionais de redes, se preocupam apenas em manter as coisas funcionando, onde, ter iniciativas e preocoupação com diminuição de custos, pode ser um diferencial.

    OBS 2: Ter em mente, que comprar algo em informática, não é gasto, e sim, investimento, (desde que tenha um bom custo beneficio)

  2. #2