+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Problema ao iniciar o sistema! Configuração GRUB

    Olá pessoal,

    Eu estou montando um servidor de VPN e compilei um kernel novo para isso.
    Eu não tenho certeza se fiz corretamente a configuração do meu grub pois todas as vezes que tento iniciar o meu novo kernel eu recebo a seguinte mensagem:

    VFS: Cannot open root device "hda1" or unknow-block(0,0)
    Please append a correct "root=" boot option
    Kernel panic - not syncing: VFS: Cannot open root device "hda1" or unknow-block(0,0)

    Minha configuração para esse kernel esta assim:

    title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.18
    root (hd0,0)
    kernel /boot/kernel-2.6.18/vmlinuz root=/dev/hda1 ro
    savedefault
    boot

    A partição onde esta o kernel é a hda1.

    Eu sei que não estou usando uma imagem initrd, mas eu me lembro de já ter feito uma configuração para o grub em que não tinha essa imagem mas não me lembro exatamente da sintaxe! Fiz isso pois eu não sei como criar uma imagem initrd para o kernel!

    Se alguém puder me ajudar eu agradeceria muito!

    Valeu!

    André

  2. #2

    Thumbs up

    Bom como não tive resposta acabei encontrando uma forma de fazer que me pareceu mais simples!

    É facil e vou mostrar aqui como proceder!

    Primeiro procurei a imagem de kernel disponível no repositório apt:

    -- apt-cache search kernel-source

    Depois que achei a imagem que queria a instalei

    -- apt-get install kernel-source-2.6.8 kernel-package

    O pacote kernel-package instala um aplicativo (make-kpkg) que utilizei em um passo mais a frente. Após o download feito a imagem do kernel vai estar disponível no diretório /usr/src/kernel-source-2.6.8.tar.bz2.

    Após isso é o procedimento padrão, descomprima a imagem e faça a configuração que você necessita (make menuconfig).

    Depois de configurar o kernel é necessário compilar ele e agora é que vamos utilizar o programa que foi instalado com o pacote kernel-package. Faça o seguinte dentro do diretório do novo kernel:

    debian:/usr/src/kernel-source-2.6.8# make-kpkg --initrd kernel_image

    Espere a compilação terminar e um arquivo .deb vai ser criado no /usr/src.

    Depois execute o comando dpkg -i <arquivo>.deb!

    Ele vai instalar tudo, colocar a configuração correta no grub e com sua imagem initrd! Ou seja, vai deixar pronto para seu servidor iniciar com o novo kernel!

    Aqui com o meu deu certo! Funcionou muito bem! Essa dica eu achei em alguns sites de linux por ai! Espero que ajude!

    André