+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão slackware 4 giga de memoria ram

    ola a todos do forum, se alguém puder me ajudar pois não conheço bem de linux, instalei o slackware 10.2 com kernel 2.6xx, em uma maquina p4 3.0 com 04 giga de memoria ram mas não consigo fazer reconhecer os 4gb de ram, me falaram que preciso recopilar o Kernel, mais não sei como fazer isto, alguem pode me ajudar passo a passo pois nao entendo, mas tenho boa vontade em aprender, obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão

    Cara, instale o novo slakware 11 e na instalação utilize, no prompt de inicialização do cd de instalação a opção huge26.s ou test26.s , pois com estes kernels você vai ter suporte a mais do que 1 gb de ram, além do que é melhor usar uma versão mais atualizada (o slack 10.2 já tem mais do que um ano de idade)

  3. #3
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    vc pode tb recompilar o kernel para que guncione os 4 gb

  4. #4

    Padrão

    Sim, ele pode recompilar o kernel para que os 4 gb de memória sejam corretamente reconhecidos, mas você recomandaria a alguém (além de alguém que vc quer sacanear) utilizar uma versão antiga de um sistema operacional (onde não há diferenças de performances, fique claro)? após instalar o slack 10.2 vc ainda vai precisar baixar os patches e correções de segurança de um ano inteiro. Como o slack (assim como o debian) prezam pela estabilidade, não faz sentido usar uma versão antiga só porque já está instalada.

    PS: você também pode baixar somente os kernels do slack 11 e instalar os pacotes de forma normal, eles vão funcionar na sua máquina, mas caso queira também pode recompilar o Kernel.

  5. #5

    Smile

    Só lembrando, que se vc instalar o kernel test26 ou huge26, vc tem que instalar os respectivos modulos depois da instalacao. Os módulos ficam junto com a imagem do kernel no cd.

    Ex: na pasta extra deve estar uma outra com o nome linux-2.6.17.13 e dai vc entra nela e roda
    Código :
    upgradepkg --install-new *.tgz
    E mais uma coisa... hehehe se vc for usar reiserfs, vc vai ter que criar um initrd. Assim

    Código :
    cd /boot
    mkinitrd -c -k 2.6.17.13 -m reiserfs
    Despois é só editar o lilo.conf colocando a linha do initrd e mudando a imagem do kernel. (rode o lilo antes de rebootar)

    Não sei pra que essa máquina toda, mas com certeza o Slackware vai otimizar muito o desemenho dela e com o kernel 2.6 ainda mais. Vale a pena sofrer um pouquinho.

    Qualquer coisa estamos aqui.
    Ab