+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2 dúvidas: su e compartilhar internet

    Ola a todos, tenho 2 dúvidas que segue abaixo:

    1 - Estava qerdendo bloquar um usuário para se tornar root, através do arquivo suauth ,porém, eu não tenho esse arquivo no slackware 11. Esse arquivo, eu poss criá-lo, ou preciso instalar algum pacote para ter o arquivo suauth ?

    2 - Estou tentando compartilhar a internet entre 2 computadores aqui na minha casa. Tenho o seguinte cenário:

    pc cliente eth0: ip 10.1.1.2

    pc servidor eth0: ip 10.1.1.8
    pc servidor eth1: ip? - placa com modem para net


    Tenho os 2 computadores (cliente e servidor) conectados diretamente através de um cabo cross-over. Tenho um modem configurado como Roteador. Aqui começam as dúvidas.
    A - Não aparece ip na placa eth1 do servidor, que seria a placa de rede que eu estou usando para ligar o modem.
    B - Peguei um artigo na internet, dizendo como eu poderia compartilhar a internet. Testei e não funcionou. No artigo, dizia para inserir as sequintes linhas no /etc/rc.d/rc.local/
    modprobe iptable_nat
    modprobe ip_nat_ftp
    modprobe ip_conntrack_ftp
    modprobe ip_conntrack
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUARADE
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    Gostaria de saber, o que estou fazendo de errado, e como posso fazer para conseguir compartilhar a internet.


    Desde ja agradeço pela atenção de todos.

    []s...Renato

  2. #2

    Padrão

    cara..

    vamos lá...

    é interessante que quando vc tiver dúvidas, vc crie um tópico para cada uma, e antes de mais nada, procurar na net sobre.. pelo jeito vc procurou.. mas nao procurou direito...

    sobre o su, acredito q o suauth, é um módulo do pam (se eu estiver errado alguém me corrija), e o slack nao tem pam.

    sobre o compartilhamento:

    vc disse q seu modem está como router, então vc precisa que pelo menos o servidor esteja navegando, para isso ele precisa ter um endereço IP associado a eth1.

    não adianta nada vc copiar e colar as regras da net sem ao menos saber o q vc está fazendo...

    a regra:
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -J MASQUERADE

    ela faz o mascaramento de todas as conexões que saírem pela interface ppp0, q não é seu caso, visto que seu modem está como router, então vc precisa trocar o ppp0 por eth1

    valeu
    Última edição por lucianogf; 29-11-2006 às 04:10.