Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    Cara...

não é por nada não... mas como vc mesmo disse, acho q vc falou "asneira" heheheh..

brincadeiras a parte, o GNU/Linux faz VLAN sim...

a partir do momento que vc criou uma Interface Virtual, e atribuiu endereços diferentes da classe principal vc criou uma VLAN...

tipo.. não sei até onde vai seu nível de conhecimento, não quero te subjulgar, tavlez eu fale asneira agora, pois não sou nenhum guru, mas o que eu entendo por VLAN é o seguinte:

São grupos de computadores conectados por uma única LAN mas o acesso é restrito, ou seja, uma sub-rede da LAN gerenciada e configurada através de um equipamento, no caso o servidor.

Se eu estiver errado, alguém me corrija...

valeu
    Em momento algum eu falei de VLAN. VLAN é o quê eu tenho no meu switch 3com falando que o micro do estagiário não fale com o do diretor. Chamar uma interface virtual do GNU/Linux de VLAN é erro conceitual.

2. Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    ibsol..

cara...

não é por nada não... pode me achar chato, mas no fundo no fundo eu até que sou um cara legal, mas... vc deu uma procurada na net sobre o assunto antes de perguntar no fórum??? estou perguntando pq na primeira pesquisa que fiz encontrei a resposta para sua dúvida...

configurar dhcp+vlan - Pesquisa Google

Direto ao ponto:
    Linux: Criando Redes Locais Virtuais (VLANs) com Linux [Artigo]

valeu
    Realmente falhei, me desculpa aí galera. Obrigado.

3. O camarada... como vc não falou de VLAN ???

Rede virtual e VLAN não é a mesma coisa?

4. Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    O camarada... como vc não falou de VLAN ???

Rede virtual e VLAN não é a mesma coisa?
    Não.

Uma interface virtual é quando a gente cria um "alias" para a placa de rede, onde a mesma responde por outro endereço de IP, outra rede, outro gateway, outro tudo, como houvessem duas placas de rede fisicamente ligadas ao computador, embora só exista uma.

Uma VLAN é uma tecnologia aplicada à switches, onde você pode definir algumas políticas do tipo "Porta 8 só fala com porta 13", fora o fato que você pode separar o seu switch como se fossem dois, virtualmente também. Para quem não sabe, jura que existem dois switches. Para quem administra, sabe que é um que está configurado utilizando VLAN.

Uma interface virtual não é obrigatoriamente uma rede virtual, à partir do momento que eu posso criar um alias para a minha placa de rede na mesma rede, fazendo com que a minha placa simplesmente responda por dois IP's dentro da mesma rede. O uso do termo redes virtuais tem sido muito mais utilizado agora, depois que começaram a desenvolver soluções aplicadas à virtualização de servidores com softwares como o VMWare e o Xen.

A propósito, Luciano, dá um liga nas suas mensagens pessoais.

Abraços!

5. Cara...

sobre interfaces virtuais (alias) eu sei bem o que é..

mas tipo...

um exemplo hipotético:

no meu servidor tenho a placa eth0 configurada na faixa 10.0.0.0/24, então eu crio um alias, eth0:1 a faixa 192.168.0.0/24, os clientes estarão conectados no mesmo switch, mas em redes diferentes, no caso redes virtuais - VLAN's.

Lógico que uma VLAN de um switch é mais confiável do q uma criada pelo servidor, mas este não deixa de ser também.

valeu

Tópicos Similares

1. Bloquear/Negar IP para um determinado MAC dentro do servidor de DHCP
    Por aprendiz_ce no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 02-04-2011, 11:50
  2. montando um servidor de hospedagem como?
    Por thefox no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 10
    Último Post: 01-03-2010, 05:07
  3. Servidor de Espelhamento..como fazer ?
    Por muriloc4 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 20-01-2010, 07:22
  4. restartando o servidor de som... como????
    Por gargwlas no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 5
    Último Post: 25-03-2005, 23:00
  5. Servidor de DHCP - Exclusão de ip's do range
    Por pessoa no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 09-06-2004, 10:26

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L