+ Responder ao Tópico



  1. #1
    pave
    Visitante

    Padrão Configure DNS to reverse this IP - alguem pd me ajudar?

    Pessoal,

    Tenho pouco tempo de utilização do Linux e resolví me aventurar a instalar/configurar uma ferramenta relativamente tranquila para um iniciante como eu, no caso o Bandwidthd.

    Até então a ferramenta está rodando perfeitamente e gerando os gráficos conforme eu quero, mas eu queria que o Fedora resolvesse os nomes dos IP´s para facilitar a identificação das máquinas.

    Surge a mensagem abaixo em praticamente todas as máquinas, menos a localhost, claro!

    192.168.0.1 - Configure DNS to reverse this IP

    No caso, essa é a minha máquina! Já cadastrei uma outra máquina para resolver o nome no hosts.conf e resolveu, mas queria fazer isso de forma automática e sem ter que ter o trabalho de cadastrar uma a uma.

    Eu pesquisei no fórum e acho muita coisa sobre IP Reverso, mas pra internet e não seria meu caso, pois só quero que o Linux resolva os nomes internamente.

    Lembrando que meu Servidor DNS é Windows 2000 Server.
    Se não estiver claro, por favor, eu explico com mais detalhes.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Bem, ter que configurar os hosts, um à um, você provavelmente vai ter que fazer, a menos que você faça uma resolução por nomes por WINS, editando o arquivo /etc/host.conf.

    Entretanto, eu acho que se você já tem um servidor DNS - independente se ele roda sobre Microsoft Windows ou GNU/Linux - seria interessante utilizá-lo. Não há nexo em montar outro servidor DNS só para isso. O interessante é que você pode montar um reverso e ainda assim, continuar resolvendo nomes para fora da sua rede.

    Claro, você ainda pode mandar ver no seu /etc/hosts.


    Abraços!

  3. #3
    pave
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xstefanox Ver Post
    Bem, ter que configurar os hosts, um à um, você provavelmente vai ter que fazer, a menos que você faça uma resolução por nomes por WINS, editando o arquivo /etc/host.conf.

    Entretanto, eu acho que se você já tem um servidor DNS - independente se ele roda sobre Microsoft Windows ou GNU/Linux - seria interessante utilizá-lo. Não há nexo em montar outro servidor DNS só para isso. O interessante é que você pode montar um reverso e ainda assim, continuar resolvendo nomes para fora da sua rede.

    Claro, você ainda pode mandar ver no seu /etc/hosts.


    Abraços!
    xstefanox, obrigado pelo seu retorno e desculpe a demora...

    A questão é justamente não ter que fazer um por um, vai que uma maquina muda o endereço IP, pois aqui nenhuma delas tem IP fixo, é tudo DHCP.
    Teria que acertar tudo na mão, isso daria um trampo danado!
    Entende?

  4. #4

    Padrão

    Amarre os seus MAC ADDRESS da rede de cada usuário e deixe amarrado no dhcpd.conf.
    Dá trabalho ? Dá, mas tb ha um custo benefício.