+ Responder ao Tópico



  1. #1
    cytron
    Visitante

    Padrão Assitir o terminal do usuário, como faz?

    Estou procurando uma solução para monitorar o shell de um usuário, ..., uma espécie de VNC no shell, assim eu posso ver e, quem sabe, até controlar o shell do usuário. Assim como o VNC faz no X, mas estou procurando algo mais simples, que não precise de um VNC e tal.

    Alguém conhece uma maneira?
    Última edição por cytron; 05-12-2006 às 23:14.

  2. #2

    Smile

    O screen faz +- isto.


    Citação Postado originalmente por cytron Ver Post
    Estou procurando uma solução para monitorar o shell de um usuário, ..., uma espécie de VNC no shell, assim eu posso ver e, quem sabe, até controlar o shell do usuário. Assim como o VNC faz no X, mas estou procurando algo mais simples, que não precise de um VNC e tal.

    Alguém conhece uma maneira?

  3. #3

    Padrão

    isso mesmo..

    o screen faz isso...

    tem também o script, mas este loga ou redireciona o que o usuário fez...

    valeu

  4. #4
    squit_slacker
    Visitante

    Padrão

    Procure por ttysnoop no google.
    Tenho certeza que lá vai mostrar monitoramento desde terminais locais (os tty de 1 à 6) até os terminais remotos do SSH :P
    Pode ser que ele esteja meio desatualizado, mas procurando por ele, algum site vai dar referência de outra solução mais nova.
    Espero ter ajudado.

    Falow T+ []s

  5. #5

    Padrão

    De uma forma simples você pode fazer o seguinte rodando com um usuário que tenha permissão de leitura no home do usuário.

    # tail -f ~user/.bash_history

    Porém se não me engano, somente é adicionado para este arquivo o que o usuário rodou no shell quando o mesmo fecha a sessão e também existem formas para não deixar rastros neste arquivo, ou seja, uma forma não 100% eficiente.

  6. #6

    Padrão Assistir shell do usuario

    (ver em qual shell esta o usuario)

    # who

    exemplo: se a saida do comando who for

    rodrigo pts/0 2007-01-05 12:05
    usuario pts/1 2007-01-05 12:05

    (assistir o shell do usuario)
    faça


    # script | tee /dev/pts/1

    Saudações

  7. #7

    Red face

    caros boa noite...jah vi o screen em funcionamento,e com ele realmente vc monitora o termanl da pessoa e também consegue interferir no q ele digita,entretanto ,eu não sei como ativá-lo.Li o manual algumas vezes,mas não entendi,e claro,já procurei no google( o site do aurélio dessa vez não conseguiu me ajudaar...heheh),portanto,gostaria que m de voces pudesse exemplificar o funcionamento do mesmo,se possível.

    Grato!!

  8. #8

    Padrão monitorar.. tty

    Eu tenho um projeto bem melhor que o script e o screem..

    Funciona assim, vc tem controle total sobre quem loga ...

    Primeira coisa eh mudar a variavel PS1 dos usuarios para mostrar dia e hora.
    Usando um .bash_profile (modificado e compilado para que o usuario não tenha como modifica-lo).. eu jogo ele no screem,, mas gravando todas as telas em arquivo, se ele sair do screem, (eh que o screen no meu caso já joga o usuario logado em um menu dialog), ele cai no shell, e ai somente tenho o log, (poderia continuar com o screem , mas não quiz).. esse log não é feito com o script, pois não é amigável a visualização do que foi gravado pelo script.. e ele bagunça muito as telas do dialog. Esse arquivos ficam em um diretorio escondido, pois o arquivo .bash_profile não é plain-text.

    Assim que terminar o tutorial, com tudo direito, vou postar aqui no forum...