Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    A torre da Brasil Telecom aqui é assim também, com cabo terra enterrado fazendo um circulo em volta da torre.
    Minha torre fica próxima a um arroio, será que teria um bom aterramento levar o terra até o arroio?
    Acredito que, se todas conexões forem soldadas (para não oxidar ou criar "azinhavre"), mesmo com uma quantidade menor de hastes você teria um ótimo terra dessa forma, devido a alta conductibilidade dessa terra permanentemente molhada. Mas, para um melhor efeito, leve o cabo até lá enterrado a uma profundidade de 1/2 à 1 metro - quanto mais profundo melhor.

2. Citação Postado originalmente por oyama Ver Post
    Good meu primo eletricista a 20 anos fez um aterramento aqui para mim, e pelo que eu vi vc não precisa de muito espaco nao... aqui o esquema ta assim 3 aste de cobre fincada no chao e ligas uma na outra em forma de triangulo, sobe o cabo terra até o para raios com isolamento de ceramica nas aste que segura o cabo. Não sei se esta certo, mais ta assim.
    Desculpe, amigo, não tenho a intenção de ofender, mas aterramento é uma coisa, pára-raios é outra completamente diferente. 3 hastes terra apenas, por melhor que seja o solo, serve bem apenas para evitar choque nas partes metálicas dos equipamentos eletrônicos - sem cumprir sua função de Aterramento, realmente, que é proteger contra descargas elétricas provenientes da rede de energia (ou ao menos minimizar seus efeitos).
    Já pára-raios, requer um aterramento muito mais bem elaborado; com uma resistência o mais baixo possível.

3. Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    ta assim com 1m uma da outra
    Aceita minha humilde opinião? Está ótimo como está, mas ficaria ainda melhor se a "malha" que interliga as hastes, juntamente com a "cabeça" das hastes ficasse pelo menos 1/2 m abaixo da superfície - dissipando melhor uma possível descarga atmosférica. Além disso (não dá para ver nas fotos...), conexões soldadas (principalmente por ser enterradas) e, no final, medição com o terrômetro por uma pessoa experiente, para verificar se a quantidade de hastes (umas 10, pelo menos) é o suficiente ou necessitaria aumentar a quantidade para se obter uma baixa resistência ôhmica do aterramento.
    Senão, fica mais perigoso ainda: o Franklin vai absorver a descarga atmosférica, mas o aterramento não conseguirá dissipar essa energia, podendo até derreter muita coisa.
    Lembre-se: descargas atmosféricas podem transferir ao terra milhares ou milhões de volts, com uma corrente de milhares de ampéres, derretendo até metal !!!

4. Realmente, já estou povidenciando a alteração do aterramento com base no seu post.

Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Desculpe, amigo, não tenho a intenção de ofender, mas aterramento é uma coisa, pára-raios é outra completamente diferente. 3 hastes terra apenas, por melhor que seja o solo, serve bem apenas para evitar choque nas partes metálicas dos equipamentos eletrônicos - sem cumprir sua função de Aterramento, realmente, que é proteger contra descargas elétricas provenientes da rede de energia (ou ao menos minimizar seus efeitos).
    Já pára-raios, requer um aterramento muito mais bem elaborado; com uma resistência o mais baixo possível.

5. w4rh4ck3r,

Valew pela dica nas cabeças, o aterramento foi feito pelo tecnico que monta as torres da telemar aqui na bahia, mais elas não estão soldadas aquele é um tipo de conector que é usado em aterramento de torre ele custa numa faixa de R$12 e são muito bons, vou enterrar mais uns meio metro pra ficar melhor, em minhas outras torres mais altas estão com 6 astes cada.

Tópicos Similares

1. Suporte para antenas em torres
    Por Magal no fórum Redes
    Respostas: 25
    Último Post: 20-01-2015, 09:36
  2. Respostas: 8
    Último Post: 12-12-2012, 06:40
  3. Respostas: 16
    Último Post: 12-11-2012, 14:33
  4. Melhor RB para usar em Torre
    Por nsonline no fórum Redes
    Respostas: 6