+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Criar sub-redes no squid

    Tem como criar/gerenciar sub-redes no squid?

  2. #2

    Padrão

    O quê exatamente você quer fazer com o Squid? Não entendi bem sua pergunta...

  3. #3

    Padrão

    o squid é apenas um proxy... voce consegue controlar apenas o acesso a web...

  4. #4

    Padrão

    Você terá que criar as subredes via dhcp amarrando os mac´s das placas aos ips desejados, assim você consegue criar sub-redes. Você está querendo fazer um controle diferenciado para cada sub-rede, com o squid você consegue fazer esses tratamentos (controles) criando acls. Não entendi muito bem a sua pergunta.

    Abraço

  5. #5

    Padrão

    Dá pra usar máscaras de sub-rede no Squid.

  6. #6

    Padrão

    Bom, talvez eu tenha realmente me expressado mau, mas, o q eu quero é realmente criar acls para controlar o acesso, uma rede pode acessar isso, a outra não, e assim por diante;

  7. #7

    Padrão

    Perfeitamente, é possível fazer isso!!!
    Basta você criar ACLs para cada sub-rede. Você criar uma acl de sites liberados e de sites a serem bloqueados e assim por diante.

    Por exemplo:

    acl financeiro src 192.168.10.0/24
    acl vendas src 192.168.20.0/24
    acl diretoria src 192.168.30.0/24

    ### acls liberadas
    acl paginas_liberadas dstdomain src "/etc/squid/regras/paginas_liberadas"
    acl downloads_liberados url_regex -i src "/etc/squid/regras/downloads_liberados"

    ### acls bloqueadas
    acl paginas_bloqueadas dstdomain src "/etc/squid/regras/paginas_bloqueadas"
    acl downloads_bloqueados url_regex -i src "/etc/squid/regras/downloads_bloqueados"

    O que você teria que fazer depois é casar as regras com as subredes, o que você vai querer bloquear para cada sub-rede. Você pode fazer com que a acl "diretoria" tenha acesso total, pode fazer com que a sub-rede vendar acesse certos sites.

    Qualquer dúvida fala aí.
    Abraço

  8. #8

    Padrão

    Valeu Cristian meu irmão, era isso q eu queria, agora, como vc já disse quase tudo, q q vc acha de terminar e me dizer como é esse casamento, hehehe!

    Valeu

  9. #9

    Padrão

    Pois é, agora você tem que definir como você usará as regras.

    Se você vai ser uma rede liberada, se os outros terão acesso apenas a certos sites. Você pode criar uma ACL para a rede "diretoria" com acesso total.

    E as outras redes você cria um arquivo com apenas os sites permitidos, tipo o conteúdo do aquivo terão os sites liberados:

    acl liberados url_regex -i src "/etc/squid/regras/liberados"

    Dentro do arquivo os sites liberados
    .terra.com.br
    .uol.com.br
    .globo.com
    .yahoo.com.br
    .hotmail.com
    assim por diante.

    http_access allow diretoria
    http_access allow vendas liberados

    Dê uma googlada ou veja os próprios tutoriais aqui no Underlinux que você vai achar boas fontes de consulta.

    Abraço