+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas Roteamento

    Olá a todos,

    No meu servidor, tenho a seguinte config:
    eth0: 201.xx.xx.50/29
    eth1: 172.16.1.1/27

    A rede 172.16.1.0/27 esta sendo usada somente na minha infra-estrutura. Meus APs estao configurados assim: wireless 192.168.x.0/27 e fazendo nat p/ os clientes.

    Adicionei um endereçamento ip para cada radio que esa fazendo nat na eth1 do servidor (192.168.1.30, 192.168.2.30, ...). Ocorre que o ip do cliente não chega até o servidor, dai não consigo saber no servidor quantos usuarios estao conectados. Uso myauth no servidor, mas quando um cliente conecta, todos os que estao pendurados naquele AP ficam livres de autenticação e controles. O controle de banda esta sendo feito apenas nos APs e para saber quantos usuarios tenho no momento, tenho que conferir em cada AP qto estao conectados.

    Pergunto: Como fazer para que o ip de cada cliente chegue até o servidor e eu possa usar o ip 192.168.1.30 como gateway no cliente, para que eles tenham que autenticar normalmente no myauth?
    Acredito que tenho que criar uma rota para dizer que o 192.168.1.10 está atras da rede 172.16.1.0/27, assim, todo o trafego que chegar p/ 192.168.1.30 será repassado p/ o servidor. Estou certo sobre isso? Como criar esta rota?

  2. #2

    Padrão

    Cara se entendi bem o problema a questão é a seguinte.
    O NAT faz com que todos atraz do AP saiam para o seu server com o IP do AP e no seu server o AP não precisa de autenticação...
    Se você desabilitar o NAT e adicionar as rotas apropriadas no server creio que estará tudo OK.
    Esses APs são Ovslink Plus?! Se for isso é fácil de resolver. Ele tem acesso SSH e um arquivo em /etc/ chamado scripts.sh (se n me falha a memória), adiciona um iptables -t nat -F para limpar a tabela de nat e assim ele vai estar só roteando...
    Espero que ajude...

  3. #3

    Padrão

    É por ai mesmo... Desabilitei o NAT no AP e o ip do cliente chega no servidor, porem estou c/ problemas p/ adicionar a rota no server (slackware 10.2). Estou fazendo assim:

    #ip route add 192168.1.0/27 via 172.16.1.5

    recebo o seguinte erro:

    RTNETLINK answers: File exists

    Se vc souber o que significa este erro e puder ajudar, fica ótimo! abraço!

  4. #4

    Padrão

    Cara, não conheço slackware mas no que estou acostumado (Debian e Red Hat) essa mensagem parece com a que é emitida quando a rota já existe. Dá um route -n e verifica a rota.
    Pinga primeiro do host até o server, se responder a rota ta ok. Quanto a sintaxe ela é um pouco diferente do que estou acostumado:

    ip route add -net rede_a_ser_alcançada/mascara gw proximo_salto

  5. #5

    Padrão

    Realmente a rota já existe, mas valeu pela ajuda.

    Abraço!