+ Responder ao Tópico



  1. #1
    r0ss4n0
    Visitante

    Exclamation FailOver (link de backup)

    tenho dois links de internet, um ADSL e um radio de backup.
    gostaria de montar um servidor que detecte quando cair a adsl e passar o tráfego para o rádio.
    procurei isso por muitos sites e foruns sem muito êxito e gostaria de uma ajuda.

    desde ja agradeço.

  2. #2

    Padrão

    Eu uso como solução para isso o monit, mas outros usuários utilizam outras soluções.

  3. #3
    r0ss4n0
    Visitante

    Question

    Dei uma boa olhada no MONIT, mas no que diz respeito a monitoramento de algum host para detectar a falha do link, não tem nenhum opção especifica para executar algum comando, como reconfigurar a eth para o outro link. Gerando simplesmente um alerta.

    #Check host for which services up/down on particular port.
    check host test.com with address 192.168.1.9
    if failed icmp type echo with timeout 4 seconds then alert
    if failed port 21 then alert
    if failed port 22 type tcp 22 with timeout 40 seconds then aler
    if failed port 80 protocol http then alert
    if failed port 389 type tcp with timeout 15 seconds then alert

  4. #4

    Padrão

    Na verdade, você pode tomar praticamente qualquer ação com eventos utilizando o monit. No próprio site do monit existem várias dicas, inclusive sobre remanejamento de links...

    Cara... eu conheci um Rossano que mexia com GNU/Linux e que era de Americana... por acaso não é você, é?

  5. #5

    Padrão

    Você pode fazer isso com um hardware específico, tem vário no mercado.... Linksys, D-link, Hotbrick.

    Desta forma você usa os 2 links ao mesmo tempo, e no caso de algum falhar o outro continua funcionando.

  6. #6
    r0ss4n0
    Visitante

    Padrão

    obrigado pelas dicas pessoal.

    xstefanox, trabalho com gnu/linux, mas não sou de americana naum...


    vlw, gracias.