+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão dúvidas com dhcp

    Ola a todos, tenho 2 computadores aqui em minha casa com Slackware 11. Em primeiro lugar, gostaria de tirar algumas dúvidas:

    1 - Para instalar dhcp em uma rede, eu tenho que configurar o servidor como dhcp ou posso configurar como ip estatico ?

    2 - Meu servidor e a estação estão configurados como ip estatico, isso pode dar problemas ?

    Bom, além dessas dúvidas, tenho a seguinte situação: Estou com um computador "servidor" que contém 2 placas de rede. A placa eth0 (10.1.1.6) é a rede que ligo com o computador "cliente"(ip 10.1.1.3) através de um cabo cross-over. A placa eth1 é ligada no modem (ip 10.1.1.5). Configurei meu dhcpd.conf e meu resolv.conf da seguinte maneira respectivamente:

    Meu dhcpd.conf é o seguinte


    ddns-update-style none;

    subnet 10.0.0.0 netmask 255.0.0.0 {
    range 10.0.0.2 10.0.0.100;
    option routers 10.0.0.1;
    option domain-name "dedao.net";
    option domain-name-servers 10.0.0.1;
    }


    resolv.conf

    search dedao.net
    nameserver 10.1.1.6


    Tentei configurar a rede dos 2 computadores como dhcp, mas se eu faço isso, não consigo me conectar via ssh no servidor....Alguem poderia me ajudar a configurar o servidor dhcp ou me diga o que eu estou fazendo errado ?

    []s...Renato

  2. #2

    Padrão

    Respondendo a primeira pergunta.. ele deve ter ip estático.

    Se vc quiser que o dhcp atribua ip estáticos as máquinas clientes dele, tem como vc amarrar cada máquina a determinado ip com o endereço mac.. tem como até vc dar o nome da máquina via dhcp ;-)

    Tem como tb vc deixar algumas máquinas recebendo um ip fixo(amarrado ao mac) e deixar um range de ips pra fica variavel, caso entre uma máquina na rede que vc ainda nao pegou o mac.

    Agora finalmente... como é que vc está iniciando o dhcpd?
    dhcpd ethx né?

    Ab