+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão duvidas com servidor proxy + cache

    Pessoal boa noite, tenho um provedor pequeno aqui na minha cidade e graças Adeus o numero de clientes esta aumentando e to com a necessidade de por um servidor proxy + (cache) e minha duvida é a seguinte quando um cliente fizer um download de um progama, por exemplo do superdownloads esse programa vai ficar armazenado no cache correto, e um outro cliente fizer um download do mesmo progama mais ao inves de fazer no superdownloads ele fizer no baixaki. Ele vai ta baixando do meu servidor ou do baixaki. tendo em vista que o programa em questão ja vai esta armazenado no meu servidor. Espero que tenha sido claro na minha duvida.

  2. #2

    Padrão

    vai baixar novamente..

    MAS geralmente esses sites, superdownloads, baixaki aponta para o link no SERVIDOR OFICIAL do arquivo.. ou seja, geralmente o mesmo servidor para superdownload e baixaki ....

    o interessante eh usar o cache para PAGINAS.. navegação torna-se mais rapida e a economia eh muita... por coincidencia estou fazendo uma analise dsos meus proxies...

    hit ratio -> 65% (de 100 objetos 65 estao vindo do meu cache)
    byte ratio -> 38% (squid esta economizando 38% da banda)


  3. #3

    Padrão Performance

    Olha o meu em anexo.

    O verde é requisições atendidas pelo cache, o amarelo são requisições atendidas pela internet.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         squidreqxhit-day.png
Visualizações:	267
Tamanho: 	40,3 KB
ID:      	127  

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post

    hit ratio -> 65% (de 100 objetos 65 estao vindo do meu cache)
    byte ratio -> 38% (squid esta economizando 38% da banda)

    como vc calcula isso? script? rrdtool?

  5. #5

    Padrão

    via snmp para gerar os graficos (igual o que o patrick postou)

    e tambem usando o cgi cachemgr.cgi (que mostra muitas informacoes importantes)....

  6. #6

    Padrão

    [o interessante eh usar o cache para PAGINAS.. navegação torna-se mais rapida e a economia eh muita... por coincidencia estou fazendo uma analise dsos meus proxies...

    [/QUOTE]


    Como fazer proxy "somente para Páginas" (navegação, e não download)?
    Daria para explicar com detalhes, descrevendo as regras e como aplicá-las?
    Desculpe, não entendo de linux e ainda estou montando meu MK...

  7. #7

    Padrão

    Oi amigos eu tenho pouca esperiencia com linux, mais preciso fazer um proxy pra chache de pagina, e o seguinte eu tenho 2 links e gostaria de fazer o seguinte:

    etho == entrada de tudo o que e da porta 80, considerando que eu tenho um outro servidor que ja vai mandar so os pacotes da porta 80,

    etho = 10.6.1.1/16 entrada
    eth1 = 10.2.1.3/16 saida para o link1
    eth1 = 10.3.1.3/16 saida para o link2

    mais so quero usar duas interface de rede, sei tem como pq uso um outro sistema em linux que faz isto eu uso o Mikrotik.

    o que preciso configurar no squid, e no iptables pra isto roda redodinho, ou por enquanto não precisa de mais nenhum serviço posso bloquear tudo so quero esta server pra proxy
    O servidor tem a seguinte configuração
    Pentuim 4 2600 mhz
    memoria 512 mb
    hd de 80
    2 placa de 3com

  8. #8

    Padrão

    o interessante eh fazer o cache de "tudo" que trafega na porta 80 !! economiza mta banda..

  9. #9

    Padrão

    O interesante seria por o cache so para paginas e ñ para downloads ou os dois. E cache full andei lendo sobre isso e achei bem interesante, é bom mesmo esse sistema ?

  10. #10

    Padrão

    cachefull em wireless eh como dar um tiro no seu proprio pé !!!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    cachefull em wireless eh como dar um tiro no seu proprio pé !!!

    E tão ruim assim ?

  12. #12

    Padrão

    nao que seja ruim... o problema eh que o padrao 802.11b/g .. tem limites.. de velocidade...

    imagina um usuario fazendo download de um arquivo de 100mb .. vai ocupar seu radio por no minimo 3 minutos ... em 3 minutos seu radio ficara superrrrrr lento... agora imagina isso em maior escala... em um radio é comum pessoal colocar 100 usuarios (dependendo do radio, tipo com mikrotik).. pelomenos 2 ou 3 vao fazer download...