+ Responder ao Tópico



  1. #1
    cruvinel
    Visitante

    Padrão Módulos - Placa de SOM

    Salve

    Preciso configurar minha placa de som

    Usando o comando LSPCI tenho a seguinte resposta:

    Multimeid audio controller: VIA Technologies, Inc VT8233/A/8235/8237 AC97 audio controller (ver 60)

    Não sei qual o módulo correto devo ativar para o som funcionar. COMO RECONHECER O MÓDULO DE CADA COMPONENTE ?


    Estou tentando o seguinte:

    modprobe ac97
    update-modules

    Mas sem sucesso.

    Obrigado

    Distribuição: Debian 3.1
    Kernel 2.4.27.2
    Cruvinel

  2. #2

    Padrão

    A maioria das placas de som no mercado atualmente já possuem seus drivers para GNU/Linux, por via do ALSA. O ALSA no kernel 2.4 vem como módulos separados do kernel. Na versão 2.6, já é built-in no mesmo, bem mais fácil de ser utilizado.

    Por isso, eu recomendo que você instale um kernel 2.6 no seu Debian. Se você já instalou, basta puxar o pacote .deb do kernel novo. Se você não ainda está instalando, pode instalar já com o kernel 2.6, passando como parâmetro de boot do CD a opção linux26.


    Abraços!

  3. #3

    Padrão

    Depois que vc instalar o kernel 2.6, instala também o pacote alsa-utils e roda o comando
    alsaconf
    ele configura sua placa de som já com o módulo certo.

    abraço

  4. #4
    cruvinel
    Visitante

    Padrão Será que isso é o mais fácil ?

    O Alsa realmente não está instalado...

    deve ter uma maneira de identificar os modulos de cada placa...

    Por exemplo, o alsa configura o SOM, mas depois vou configurar um WINMODEM...

    E instalar e compilar um kernel não é uma tarefa tão simples !!!


    Obrigado pelas sugestões !!!

  5. #5

    Padrão

    O ALSA não configura apenas o som, mas fornece os drivers junto ao kernel para que ele funcione. Imagine o projeto ALSA como o projeto que unifique todos os drivers de placas de som para GNU/Linux, trabalha juntamente com a equipe de desenvolvimento do kernel GNU/Linux e lança os drivers junto ao kernel.

    Resumindo: Se tu não tiver o ALSA, sua placa não vai funcionar.

    Já o lance com os WinModems é um pouco diferente. Um WinModem é um modem que tem um preço mais acessível por não ter alguns componentes que os hardmodems possuem e por isso ele sai mais barato. Então o serviço que o componente retirado fazia passa a ser feito pelo Microsoft Windows. Existe um site chamado linmodems.org que pode te eluciar muito.

    Agora... compilar o kernel é uma tarefa que uma vez na vida você vai fazer, então vá se acostumando. A primeira vez que você compilar o kernel, você vai passar duas horas na frente da tela navegando pelos menus e marcando as coisas como módulos ou built-in e você vai querer aprender também. O Debian e distribuições baseadas fornecem meios mais fáceis de se compilar um kernel, mas o Focalinux tem um tutorial falando das duas formas, bem legal também.

    E poxa... o esquema é fuçar, hehehe.

  6. #6
    cruvinel
    Visitante

    Padrão Tem razão

    Eu usei slackware por 2 anos e agora estou tentando conhecer Debian...

    No slackware tem uns scripts que facilitam a vida na configuração...

    Obrigado pela dica xstefanox vou ler e instalar o Alsa aqui... configurar sistema sem ouvir uma caixa de abelha não rola...

    Valeu