+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interface Virtual + Marcação de Rotas

    Tenho 2 links de 2mb num roteador Cisco 1721, possuo uma faixa de 8 ip´s no meu Cisco, 200.xxx.xxx.0/29 na interface ethernet, gostaria de quebrar esses ip´s em duas classes, 200.xxx.xxx.0/30 e 200.xxx.xxx.4/30, sendo assim preciso criar uma interface vitual no Cisco, para que eu possa ter duas classes de ip na mesma interface, assim como no Linux, só nao sei como se faz. Depois disso quero que o range 200.xxx.xxx.0 sai pela Wan1 e o range 200.xxx.xxx.4. Quero isso pois meus links nao estão balanceados e a operadora insiste em dizer que estão, fazendo assim eu forço a utilização dos 2 links.

  2. #2

    Padrão

    Colega, quebrando seu bloco de ip em dois nao vai resolver o seu problema. Os pacotes vão continuar chegando no roteadore e escolhendo um dos seus links para sair. Minha sugestão é que você veja no seu roteador e com a sua operadora qual tipo de balanceamento está sendo feito. Se for um balanceamento por destino, então os links são ocupados de maneiras desiguais, as vezes enchendo mais um do que o outro (acho que é o seu caso) e o outro tipo de balanceamento é por pacote, e ai sim os links enchem de maneira igual. De qualquer forma voce pode criar uma "interface virtual" colocando um ip secundário na porta ethernet:

    interface FastEthernet0/0
    ip address 200.x.x.x 255.255.255.252
    ip address 200.x.x.x 255.255.255.252 secondary

  3. #3

    Padrão Inteface

    Mas qual o comando pra criar a interface virtual e o comando pra determinado range sair por determinada wan? A operadora diz q esta balanceado, mais eu sei que nao está...