+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor DHCP Debian 3.1RC4

    Gente finalmente consegui compilar meu kernel com suporte ao Layer7, ficou tudo uma beleza e aparentemente, está tudo ok. (Valeu xstefanox, sua dica de ler o readme do layer7 ajudou d+ ).

    Pois bem, agora vou começar a implementar meu servidor, o próximo passo é ter um serviço de DHCP na máquina, para que possa tirar os ip's estáticos das maquinas da minha rede administrativa, que já esta ficando bem grandinha. Andei procurando sobre o assunto, mas não achei nada conciso sobre isso no Debian, será que alguém tem alguma dica sobre esse assunto?

  2. #2

    Padrão

    Cara configurar servidor DHCP no debia é tranquio...
    Primeiro instala... apt-get install dhcpd

    Depois define o range de IP...
    Dá uma olhadinha no dhcpd.conf, se não me falha a memória o caminho é/etc/dhcpd.conf
    Nele tem uns 4 exemplos de configurações... Qualquer coisa posta ae...

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Pequena correção:

    Para instalar o DHCP no Debian, o nome do pacote não é dhcpd, mas apenas dhcp, então para instalá-lo, apenas digite:

    Código :
    # apt-get install dhcp

    Ele por si só não configura nada pra você e nem cria o arquivo de configuração, que fica em /etc/dhcpd.conf (pelo menos não criava até o momento deste post). É aí que você vai ler um pouco sobre como configurar, mas relaxe que não é difícil. O pacote dhcp também contém um arquivo de exemplo para que você se referencie por ele. O arquivo está disponível em usr/share/doc/dhcp/examples/dhcpd.conf. Existe também dentro de /etc/default um arquivo de configuração que contém algumas informações que podem ser passadas para o daemon do DHCP na hora de sua inicialização, sobretudo na parte de relay.


    Um abraço!

  5. #5

    Padrão

    Realmente eu me enganei... Acabei de verificar no meu debian aqui... Eu me enganei no diretório... Só mais uma coisa que eu lembrei... qualquer coisa tem o man dhcpd.conf ele também dá uns exemplos...

    Foi mal e obrigado pela correção...

  6. #6

    Padrão

    Opa valeu galera, eu já instalei (dchp3-server), e já esta funcionando, configurei um arquivo que ele cria automaticamente no /etc/dhcp3/dhcpd.conf, fiz uma configuração básica, mas vou ler mais sobre ele, principalmente sobre o relay (valeu stefano ).

  7. #7

    Padrão

    Gente existe algum programinha para gerenciar o dhcp, tipo ver quais ips ele já liberou, e tals, quantas maquinas tem na rede ou afins. (para modo texto)

  8. #8

    Padrão

    Cara a um tempo a traz eu estava procurando a mesma coisa... Como visualizar as leases do DHCP principalmente... Um cara no meu trabalho me disse que tinha um arquivo mas nem ele encontrou... Se alguém souber avisa ae....


    Valeu....

  9. #9

    Padrão

    O arquivo existe e chama-se /var/lib/dhcpd.leases.


    Abraços!

  10. #10

    Question

    Citação Postado originalmente por xstefanox Ver Post
    O arquivo existe e chama-se /var/lib/dhcpd.leases.


    Abraços!
    XStefanoX existe algum programa para ler esse arquivo visualmente, tipo o iptraf que vc me aconselhou a instalar

  11. #11

    Padrão

    O arquivo é um arquivo no formato texto. Eu não conheço nenhum programa que trabalhe com ele, tipo o iptraf... talvez o Webmin.