+ Responder ao Tópico



  1. #1
    jfxbrazil
    Visitante

    Padrão Problemão com pacotes!

    bom dia a todos!

    por favor, preciso de ajuda!!

    minha rede:

    speedy --> router --> switch --> gateway1 - 192.168.0.4
    |_> gateway2 - 192.168.0.30

    todas as máquinas são linux.

    recebo pacotes em algumas portas UDP no router, que encaminha para a gateway1 e o switch faz mirror para a gateway2.

    agora estamos migrando esse sistema, preciso fazer com que o gateway2 encaminhe os pacotes para o outro gateway, que está em outra rede.

    tentei fazer FOWARD, mas não rolou...

    testei via NC a comunicação entre os IPs e funcionou.

    segue uma linha do TCPDUMP da gateway2:

    10:51:02.836037 IP (tos 0x0, ttl 55, id 547, offset 0, flags [none], proto: UDP (17), length: 44) IPQENVIAOPACOTE.33402 > 192.168.0.4.PORTA: [no cksum] UDP, length 16

    acredito que como o IP de destino não seja dela, acaba sendo descartado.

    como posso resolver isso???

  2. #2

  3. #3
    jfxbrazil
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por viny_carvalho Ver Post
    Você tentou fazer um NAT?
    já... mas não funcionou.

    acho q como o pacote não é destinado a essa maquina ele nem chega no NAT

  4. #4

  5. #5
    jfxbrazil
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por viny_carvalho Ver Post
    Você pode postar a regra que você usou?
    claro!

    iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p udp -d 192.168.0.4 --dport 1111 -j DNAT --to-dest 200.200.200.200
    iptables -A FORWARD -p udp -i eth0 --dport 1111 -d 200.200.200.200 -j ACCEPT


    valew

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jfxbrazil Ver Post
    claro!

    iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p udp -d 192.168.0.4 --dport 1111 -j DNAT --to-dest 200.200.200.200
    iptables -A FORWARD -p udp -i eth0 --dport 1111 -d 200.200.200.200 -j ACCEPT


    valew

    Jfx, porque você não posta essas regras no outro gateway? Manda ele mesmo redirecionar para a outra máquina.

  7. #7
    jfxbrazil
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por viny_carvalho Ver Post
    Jfx, porque você não posta essas regras no outro gateway? Manda ele mesmo redirecionar para a outra máquina.
    porque o ip de destino não é o dela, acho q ela descarta o pacote.

    consegui fazer com --to-dest 192.168.0.4-192.168.0.30, mas ele manda um range de pacotes para cada IP, e não clona...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jfxbrazil Ver Post
    porque o ip de destino não é o dela, acho q ela descarta o pacote.

    consegui fazer com --to-dest 192.168.0.4-192.168.0.30, mas ele manda um range de pacotes para cada IP, e não clona...
    Ta mas em qual máquina (ip) que vc está colocando a regra? Você tem que colocar na máquina que responde pelo ip de destino.

  9. #9
    jfxbrazil
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por viny_carvalho Ver Post
    Ta mas em qual máquina (ip) que vc está colocando a regra? Você tem que colocar na máquina que responde pelo ip de destino.
    mas aí os pacotes não vão parar nela mano...

  10. #10

    Padrão

    Cara, posta a tua topologia. Eu pensei errado sobre ela.

  11. #11
    jfxbrazil
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por viny_carvalho Ver Post
    Cara, posta a tua topologia. Eu pensei errado sobre ela.
    postei no primeiro tópico mano, vou tentar explicar melhor...

    tenho uma maquina como router, abaixo dela tem um switch fazendo mirror de 1 porta na outra, abaixo dele tenho algumas máquinas, das quais 2 são gateways q ficam ouvindo em algumas portas.

    as regras de NAT do router são para encaminhar qualquer pacote das portas X Y e Z para o gateway 192.168.0.4, quando os pacotes passam no switch ele faz mirror dos mesmos para a maquina 192.168.0.30.

    A 192.168.0.4 recebe e trata os pacotes normalmente, já a .30 só vê os pacotes passarem, ela não recebe pois já que o pacote está encaminhado para a .4 ela acaba não recebendo. Acho q é isso q acontece hehehe.

    enfim... preciso de alguma técnica para que ao receber um pacote, o router mande para 2 máquinas simultaneamente.

  12. #12

    Padrão

    Bah velho, infelizemente não vou poder ajudar, desconheco tecninca desse tipo. Mas qual a finalidade disto?