+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rofegui
    Visitante

    Arrow Sinal de um provedor de internet a 8km? Como?

    Tenho uma chacara que esta a 8km da torre de transmissao do provedor de internet via radio, e estou com um problema pra captar esse sinal. Procurando na internet como resolver isso, achei o forum de voces e ja como o 1º post perguntando como fazer isso.

    Falei com o pessoal do provedor e ele falaram que seria possivel talvez só a 5.8 GHz e eles tem suporte para esse sinal, mas me falaram que o custo do equipamento sairia por R$ 1800,00. Procurei e encontrei muito falando sobre o AP 7100 da D-Link. Já tenho uma torre com 18 m de altura e até onde sei, consigo visada com a antena do provedor.
    Gostaria de opniões do que fazer para que esse custo de 1800,00 abaixe e muito.
    falow

  2. #2
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.476

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rofegui Ver Post
    Tenho uma chacara que esta a 8km da torre de transmissao do provedor de internet via radio, e estou com um problema pra captar esse sinal. Procurando na internet como resolver isso, achei o forum de voces e ja como o 1º post perguntando como fazer isso.

    Falei com o pessoal do provedor e ele falaram que seria possivel talvez só a 5.8 GHz e eles tem suporte para esse sinal, mas me falaram que o custo do equipamento sairia por R$ 1800,00. Procurei e encontrei muito falando sobre o AP 7100 da D-Link. Já tenho uma torre com 18 m de altura e até onde sei, consigo visada com a antena do provedor.
    Gostaria de opniões do que fazer para que esse custo de 1800,00 abaixe e muito.
    falow
    Tem que fazer um ponto a ponto, 2 direcionais, 2 radios e o principal, tem que ter visada entre as antenas.
    Sobre o custo acho justo, pq isso leva um certo tempo e requer mão de obra especializada.
    Pra vc ter ideia, vendi para uma fazenda a 10 km do provedor um link ponto a ponto por 900 reais, mas isso em 2.4 ghz. Mas com visada perfeita, torre de 22 metros no local.
    o pessoal do seu provedor devem estar preferindo 5.8 para evitar poluição rf na tore deles.



  3. #3

    Padrão

    8 km com visada consegue muito facil em 2.4

    Com duas bridges rtl8186 (zinwell, ovislink, kodama, etc - aprox. 250,00 cada) e duas antenas direcionais (aprox. 90 cada), vc consegue facilmente esse link. Tenho um de 20,26 km (medido no gps) funcionando normalmente há mais de seis meses.

  4. #4

    Padrão

    dependendo da antena usana no proveror o sinal pode chegar diretamente so colcoar um ap como cliente pois 8 km nao e muita coisa acho que se o provedor tiver uma antena boa e vc tiver visada, chega sim..



  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    dependendo da antena usana no proveror o sinal pode chegar diretamente so colcoar um ap como cliente pois 8 km nao e muita coisa acho que se o provedor tiver uma antena boa e vc tiver visada, chega sim..

    Com certeza, que se a antena do provedor for boa, uma bridge qualquer e uma antena no seu ponto de acesso serao mais do que suficientes... O problema do nosso amigo, acredito, que esteja mais na boa vontade do provedor dele do que na dificuldade de solucionar o problema.

  6. #6

    Padrão

    2 radios kodama
    2 antenas de grade 24dbi (aquario ou pro-eletronic)
    2 caixas hermeticas (pode ser caixa plastica vedada)
    4 conectores n-femea
    4 metros de cabo rgc-213

    cabo de rede fica a sua vontade

    com estes equipamentos vc consegue fechar esse link facil !!!

    American Explorer - Soluções Wireless vc compra esses equipamentos ai... fala com o Thiago..

    tenho usado kodama.. mto boas...



  7. #7

    Padrão

    se tiver visada para a torre do provedor uso um radio zinwell g120 em modo client que você consegue isso ai tranquilo, ja conseguir aqui 7km 92% de sinal de uma antena setorial de 14dbi hyperlink.
    Não acho que isso ai só resolve em 5.8 e 5.8 desse preço ai que passaram a você acho que nem tem como ta muito barato pois os radios mais baratos que tem hoje em 5.8 para usar ai são os airaya, que cada um custa R$1350, CPE que cada uma custa R$ 1700, Ovislink que sai por R$730 aproximadamente, mais as 2 anteas sai uns R$500.

    compre um radinho em 2,4 mesmo o g120 zinwell e uma antena de grade 24dbi zirok e tenta pegar esse sinal do provedor se não conseguir compra mais uma antena zirok e mais outro radio e coloca na torre deles e pronto enlace fechado sai ai por no Radios zinwell R$250x2 antenas zirok R$ 60x2, caixa hermetica plastica R$50, tudo por pouco mais de R$700.

  8. #8
    rofegui
    Visitante

    Padrão

    agradeço a todos pelas sugestões, hoje mesmo falei com o pessoal do provedor e disse tudo que entendi aqui no forum.

    Não seria possivel (pra eles), colocar uma antena direcional apontada pra minha chacara em 2.4, pois eles possuem a setorial, e se colocar a direcional junto, vai dar interferencia na setorial deles. Perguntei sobre os equipamentos de 5.8 de 1800,00. Ele me explicou que precisa de 2 Ovislink WLA-5000AP, 2 antenas e etc... Pq precisam colocar uma na base deles, e a outra lá na minha chacara.

    Unico lugar q encontrei esse ovislink pra comprar na internet achei por 649,00 cada. Realmente por esse preço, se eu comprar 2 de cada vai sair perto dos 1800,00 citado mesmo. Falam em 5.8 devido a justamente o que o marcelomg falou la em cima, por causa da poluição no 2.4 deles.

    Alguem tem + uma luz ? Ou minha unica opção é gastar esse grana mesmo. É normal eu ter que comprar o equipamento que será instalado na base deles tb ? Não seria só o meu ?

    Existe algum equipamento em 5.8 mais em conta que o Ovislink ?
    Obrigado pessoal!



  9. #9

    Padrão

    Eu achei esses ovislink por 530 dias atras, mas ñ lembro em qual site...
    Mas se eles usam antenas setoriais, provavelmente vc consegue fazer o enlace apenas c/ uma direcionalna sua chacara. Peça o equipamento ao seu provedor e faça o teste (use uma bridge zinwell, que tem 250mw no hardware) que funciona com certeza.

  10. #10
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.476

    Padrão

    Tem o Radio Safecom em 5.8 ele ta saindo a 550 fala com a [email protected]



  11. #11
    rofegui
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Eu achei esses ovislink por 530 dias atras, mas ñ lembro em qual site...
    Mas se eles usam antenas setoriais, provavelmente vc consegue fazer o enlace apenas c/ uma direcionalna sua chacara. Peça o equipamento ao seu provedor e faça o teste (use uma bridge zinwell, que tem 250mw no hardware) que funciona com certeza.
    vou propor pra eles antoni, quem sabe né ?!

  12. #12
    rofegui
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Tem o Radio Safecom em 5.8 ele ta saindo a 550 fala com a [email protected]
    vou verificar. Valeu !



  13. #13

    Padrão

    Na sua localidade tem Claro ou Vivo? porque vc nao faz um plano de dados com eles?
    Voce instala um adaptador ou um celular com gprs e consegue acessara net numa boa e nao vai gastar isso tudo... apenas uma mensalidade fixa de 140 reais por mes com uso ilimitado...

    Isso ta parecendo mais dificuldade e mau vontade do provedor em te prover o servico... eu ja teria pulado fora...

    No provedor que trabalho tem um monte de antena e nenhuma interfere na outra...

  14. #14
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.476

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Na sua localidade tem Claro ou Vivo? porque vc nao faz um plano de dados com eles?
    Voce instala um adaptador ou um celular com gprs e consegue acessara net numa boa e nao vai gastar isso tudo... apenas uma mensalidade fixa de 140 reais por mes com uso ilimitado...

    Isso ta parecendo mais dificuldade e mau vontade do provedor em te prover o servico... eu ja teria pulado fora...

    No provedor que trabalho tem um monte de antena e nenhuma interfere na outra...
    Qual é a velocidade desse plano da Claro ou Vivo?



  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.410
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Aqui no meu provedor não tenho torre, alugo o topo dos 2 prédios da cidade. Semana passada ainda fechei um link de uns 8 km, com 2 ovislink 5460, em 2.4 e cobrei 1.440,00 do cliente. Por isso, acho que até não está caro esse preço que estão te passando de 1.800,00 em 5.8. Talvez a situação do provedor que te oferece o serviço seja diferente, aqui cobro caro pq também pago caro o aluguel. Fora isso, a gente tem que cuidar pra usar sempre equipamentos homologados, e esses rádios aí (ovislink wla5000) são homologados pela anatel pra uso somente com as antenas que vem de fábrica com ele.

  16. #16

    Padrão

    128k a 256, a depender do uso das torres de celular... se for CDMA1x...

    Se for GPRS fica na mesma faixa de felocidade.



  17. #17
    rofegui
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Na sua localidade tem Claro ou Vivo? porque vc nao faz um plano de dados com eles?
    Voce instala um adaptador ou um celular com gprs e consegue acessara net numa boa e nao vai gastar isso tudo... apenas uma mensalidade fixa de 140 reais por mes com uso ilimitado...

    Isso ta parecendo mais dificuldade e mau vontade do provedor em te prover o servico... eu ja teria pulado fora...

    No provedor que trabalho tem um monte de antena e nenhuma interfere na outra...
    Pois é, já procurei sobre o serviço Vivo Zap aqui em Cuiabá - MT. Tudo que sei é:

    Vivo - Regionalização

    A Vivo não disponibiliza esse serviço ilimitado como alguns falam. Aqui na região não atende ao Vivo Zap 3G, então vou ter baixas velocidades... E o plano melhor é o Zap 1GB, por 179,90 mensais fora a placa. Principalmente devido ao limite de trafego de dados (que por sinal, 1gb pelo menos pra mim, é muito pouco), fica inviável tb. Ja os serviços da Claro eu não conheco, alguem se habilita ?!

    To tentando convencer os kras a fazer uns testes em 2.4. Vamos ver no que dá.

  18. #18

    Padrão

    O servico aqui nao é limitado...
    O da Claro é semelhantre ao da vivo... e é ilimitado também.