Página 3 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345678 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Existem várias formas de fabricar circuito impresso. Façam uma busca no Google...

O método de serigrafia é uma excelente forma, mas bastante profissional e trabalhosa. Requer bastante prática e equipamentos para revelação da "tela".

fotográfico é bastante prático, onde se utiliza o desenho impresso num "papel vegetal" (ou melhor ainda, em "transparência" ), sendo o cobre recoberto por uma emulsão fotossensível (existe spray próprios no mercado). Processa-se então a "revelação", através de luz própria ou até mesmo sob o sol.

Eu particularmente, imprimo o desenho usando uma impressora laser, direto num "papel couchê" ; e transfiro o mesmo para o PCB usando um ferro de passar roupas. Após, deixo o PCB submerso na água até o papel se soltar. Após várias tentativas, e algum tempo de prática, consegue-se impressões perfeitas, com muita praticidade.

O segredo desse processo é o tipo de papel couchê utilizado, devendo ser experimentado várias marcas e tipos de couchê; e também, o tempo que se fricciona o ferro sobre o cobre, e a temperatura desse. A combinação desses fatores fará com que o papel transfira mais ou menos toner para o cobre (quanto mais, melhor) , além de permitir que o papel se solte na água com mais facilidade.
    Então a impressão deve ser feita no papel couchê? uma duvida, qual programa é usado para se ter um impressão com medidas perfeitas?

2. Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Então a impressão deve ser feita no papel couchê? uma duvida, qual programa é usado para se ter um impressão com medidas perfeitas?
    Em eletrônica, usamos programas próprios para diagramação e layout de PCB, como o "Eagle" (free), "Proteus" (pago) entre outros. Requer certa prática, visto serem de uso profissional (tipo CorelDraw, AutoCad).

A maioria dos layouts de PCB prontos disponibilizados na internet, encontram-se em formato PDF; pois nesse formato, as medidas da impressão são perfeitas.

Me perdoem, mas no momento, não estou em condições de desenhar tal PCB no Eagle, por problemas técnicos (com meu PC) e problemas pessoais (tempo)... Mas daquí alguns meses, desenharei para mim, e posso disponibilizar aquí no fórum, no formato usado pelo Eagle. Bastará baixar o programa (pequeno e leve), abrir o desenho no programa e imprimir.

3. -
    Imprimir no papel couchê a imagem INVERTIDA (espelho) ! Experimentar vários tipos de coucê: quanto mais brilhante, melhor - pois o toner não penetra no papel, ficando na superfície. Assim, quando se fricciona o ferro de passar (bem quente), o toner é tranferido totalmente (ou quase) para o cobre.

Antes de transferir o toner para o cobre, é importante limpar o mesmo com "Bombril" seco, até que toda a superfície fique bem brilhante. A superfície de cobre não pode mais tocada com as mãos de forma alguma, para não manchar o cobre e interferir no processo de corrosão.

Fixar o papel com o toner em contato com o cobre (sem tocar as mão no cobre). O papel deve ser um pouco maior do que a placa, para poder dobrar as bordas e fixar na outra parte da placa (onde não tem cobre) com fita adesiva; para que o papel não se mova quando friccionar o ferro de passar.

Fricciona-se então o ferro de passar por uns 10 segundos, borrifa-se água (com pulverizador) até umedecer levemente o papel. Pressione o ferro novamente - sem esfregar, para não rasgar o papel - por uns 5 segundos, até o papel secar. Então friccione novamente por uns 10 ou 20 segundos.

Retire a fita adesiva que prende o papel na placa, e desdobre o papel. Pode-se cortar ou rasgar a sobra do papel que passa do tamanho da placa.

Mergulhe-a na água, e aguarde o papel se soltar (1 hora ou mais). Caso não solte completamente, puxe levemente, com cuidado para que o toner fique no cobre e não saia no papel. Caso a transferência não fique perfeita, pode-se retocá-la com caneta para retroprojetor ponta fina (0,5 mm), ou limpar a placa totalmente com "Bombril" e repetir a impressão novamente.

4. Alguém saberia dizer qual o ângulo de cobertura dessa antena?

5. so queria saber uma coisa? se alguem fez e se deu certo eu sei um site bom que tem varios esquemas de antenas para fazer mais não tenho o link aki pois to usando meu pc e esse link ta no outro pc(notbook) depois eu posto aki.

Tópicos Similares

1. Respostas: 0
    Último Post: 16-05-2010, 19:37
  2. Para quem usa antenas de 15 dbi da aquario
    Por acnunes no fórum Redes
    Respostas: 24
    Último Post: 18-05-2007, 19:39
  3. Antena Setorial 2.4ghz 15 dbi G-link 180º
    Por tsbressan no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 02-09-2006, 07:05
  4. Antena omnidirecional de 15 dbi seitel