+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile PCs antigos

    Ola pessoal,
    Tenho 10 pcs pentium 233 com 64 MB, qual distro que se encaixa melhor, ja que esses pcs só vão ser usados para pesquisas na internet, por usuarios sem muita experiencia em linux... ouvi falar em uma distro debian, o tal do morphix light , alguém ja viu?
    VALEWs

  2. #2

    Padrão Debian

    Cara, não lhe recomendo o Debian, trabalho com ele, sei que é uma distro mais voltada para servidores, nada lhe impede, mas aviso logo que só o Kernel e os pacotes básicos, sem interface gráfica vai lhe consumir no mínimo 50 MB de memória, não vai restar muito para a interface gráfica, você terá que usar a swap e aí o sistema fica lento.
    Não conheço essa distro aparentemente pequena que citou, mas já li sobre a Damn Small Linux, que parece carregar de um pendrive, ocupando apenas 120 MB em disco, na versão full(não sei quanto de memória), com editor de texto, navegador e até player de mídia, e tem também a FeNix, acho que é esse o nome, mas ainda não testei nenhuma das duas, todavia, já ouvi falar de distros que rodam usando 8 a 16 MB de memória, e acho que é por essas que deve procurar, já que quer usar em desktops, dê uma olhada por aí que você acha sim, duas ferramentas que me ajudam muito em pesquisas, você deve conhecer, mas se não conhece confira:
    Wikipedia
    <Linux> - Pesquisa Google
    Boa jornada aí, espero ter ajudado, falou.

  3. #3

    Padrão

    Quando você trabalha com máquinas mais antigas e com menos recursos sempre há uma série de dificuldades, prepare-se. O Debian pode sim ser utilizado como distribuições nesses terminais, mas não sem algum trabalho. O propósito dessas máquinas será unicamente executar um browser? caso sim, você pode sim instalar um sistema como o slackware e o debian que são relativamente leves e ao mesmo tempo são algumas das "Anciãs", ou seja, mais antigas e experimentadas.

    Use um gerenciador de janelas leve ( fluxbox, blackbox ou mesmo ratpoison, ou não use um gerenciador de janelas para economizar seus parcos recursos) em vez de um Desktop Envoirment (kde, gnome, xfce) e rode o browser por scripts.

    Por mais que pareça piada, essas máquinas são bastante boas para esse tipo de uso, que é mais especializado. Agora, caso você queira algo além de navegação web, recomendo o uso do LTSP, onde essas máquinas funcionariam como terminais leves, carregando localmente somente o mínimo (alguns daemons necessários, um shell opcional e o X ) e acessando as aplicações remotamete.

  4. #4

    Padrão Distros

    Olá de novo, Evandro tem razão quando fala que Slackware(minha preferida) e o Debian são as mais antigas, por isso mais confiáveis, mas uma dúvida que ainda ficou para mim é: quanto à memória, terá que ser usada SWAP de qualquer jeito? se hover um jeito de evitar, deixaria as máquinas muito mais rápidas, posto minha dúvida, mas também um artigo que um amigo me enviou que falava exatamente desse tema: distribuições leves(em termos de espaço em disco), com a aplicação específica de rodar do pendrive, não diz nada sobre memória também¬¬, talvez seja melhor usar um Debian ou Slackware, eu pessoalmente recomendo o Debian graças à ferramenta apt-get, que facilita muito(às vezes até demais) a instalação de pacotes, ou se preferir o Slackware, instalar junto o slackpkg(ou algo parecido, tem a mesma função do apt-get, mas para slackware), bom como literatura de curiosidade mando o link para as distros que rodam do pendrive, talvez venha a ser um recurso interessante para muitos, e parece estar bem explicado nesse artigo o passo-a-passo de como fazer, segue o link abaixo, um abraço.

    Linux Magazine - 06

  5. #5

    Padrão

    cara...

    como op evandro disse, LTSP seria uma boa, particularmente, se tivesse estas máquinas montaria um servidor LTSP... ficaria show de bola... você precisaria de apenas um micro bom para ser o servidor, os micros clientes podem rodar numa velocidade que quem estiver usando pensará que é um micro poderoso... heheheh.. isso que é massa... quando o cara pergunta "como está rápido, que micro é" ae você fala a verdade... e conta toda a magia da coisa...

    valeu