+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Balanceamento por rotas estáticas

    E ai pessoal blz?

    alguem poderia ajudar o esta disposto a compartilhar o famoso roteamento por rotas estaticas?

    pq o o balanceamento por pacotes usando aquele nth é muito problematico , o proxy nao funciona direito, alguns servicos nao funcionam , e lendo vi que a melhor forma de load balance que é possivel e ja vi exemplo em um linux usando um pacote que nao lembro o nome agora de load balance que faz o balance por rede.

    exemplo : este pacote linux pega todas as redes possiveis /24 e joga cada uma em um link por exemplo rede 200.223.150.0/24 sai no link 1 a rede 200.223.151.0/24 sai no link 2 e assim sucessivamente .

    alguem ja implementou isto no mikrotik ?

  2. #2

    Padrão

    E só vc adcionar duas rotas para os seus respectivos gw exemplo:
    gw1 10.0.1.1
    gw2 10.0.2.1

    Clientes1 10.0.3.1/24
    clientes2 10.0.4.1/24

    vai em ip/router/+ e cria duas rotas:

    destination 0.0.0.0/0
    gateway 10.0.1.1
    pref.source 10.0.3.1/24

    destination 0.0.0.0/0
    gateway 10.0.2.1
    pref.source 10.0.4.1/24

    lembrando que vc tem que fazer nat na saida ou se trabalhar no modo router tu tem que definir uma rota no gw 1.1 para rede 3.1 e no gw 2.1 para rede 4.1

  3. #3

    Padrão

    valeu oyama mas o que eu estava pesquisando é por exemplo



    destino rede wan 200.220.200.0/24 gw1
    destino rede wan 200.220.201.0/24 gw 2
    ..
    ..
    ..
    ..
    ..
    destino rede wan 207.0.0.0/24 gw1 denovo
    balanceamento pra redes externas e nao botar um gw para cada rede cliente.

    vi este tipo de load balance no forum do mikrotik oficial o cara comentando sobre
    isto , vou traduzir abaixo.

    "
    Sim , funciona bem com cache . pq nao é nada alem de alguma coisa como isto:

    Destination
    1.1.1.1 gateway1
    1.1.1.2 gateway2
    1.1.1.3 gateway1
    1.1.1.4 gateway2

    o truque é que vc realmente nao precisa adicionar + de 4 bilhoes de destinos. vc precisa apenas olhar para a cache de destinos e se ela nao estiver la, colocar na cache e alternar entre os destinos . a cache fica velha em um intervalo tipo 1 hora.
    Isto tem funcionado pra mim bem melhor do que marcar sessoes e entao atrelar sessoes as rotas. esta solucao nao precisa nem do tracking de conexoes para balancear com este metodo.
    "
    fonte : Mikrotik :: View topic - Load Balance 2 WAN's with Two local iface's
    ja tem gente com este tipo de load balance funcional no mt so que todos que dizem que tem cobram por esta solucao. em ultimo caso pago pra ver

  4. #4

    Padrão

    Não estou tendo problemas com o balanceamento por conexão (nth)... Apenas preciso adicionar algumas rotas estáticas para uma ou outra rede, onde não é permtida a mudança de IP durante a sessão de trabalho... Para isso, tenho um link exclusivo... mas para quem tiver as várias wans ligadas ao mesmo PC que é o gateway dos clientes, nada melhor que definir as rotas por source, ou seja, definir que cliente tal vai usar sempre a mesma rota... Assim acabamse todas as folias de MSN caindo ou sites de bancos e zipmails da vida que não abrem... E fica bem mais fácil de admnistrar... O problema é que não sei se isso funciona em conjunto com o Web-proxy... Se alguém já testou, dê sua opinião...

  5. #5

    Padrão determinado trafico saindo pela interface tal.

    Olá amigos... pegando o bonde em circulação estou com uma duvida aqui cruel... Por exemplo, tenho um link dedicado de 6 megas, e um adsl de 1 mega. No mk tenho diversas faixas de ips invalidos de clientes 192.168.3.0/24, 192.168.4.0/24, 192.168.5.0/24, 192.168.6.0/24, 192.168.7.0/24, 192.168.8.0/24, 192.168.9.0/24. e tambem uma classe de ips validos 200.197.54.64/26. Tudo isso sai pelo gateway default que cai em um roteador cisco. Fiz o seguinte, adicionei uma nova placa de rede no mk e liguei ele no adsl. Adicionei uma rota que é o seguinte no mangle

    add src-address=192.168.9.0/24 \
    \... action=mark-routing new-routing-mark=net1 chain=prerouting

    add gateway=10.0.0.2 routing-mark=net1 \
    \... check-gateway=ping

    Não sei se está certo isso, pois deu um problema na minha rede depois de um dia feito isso que os ips validos pararam de funcionar.. Essa regra no caso estou especificando que a faixa 9.0/24 vai sair pelo ip 10.0.0.2 que é do adsl.. No restante da rede não mexi. Será se vão continuar saindo normal pelo gateway default? Ou terei que fazer outras mudanças? Nunca usei 2 gateways no mk, por isso a duvida...

  6. #6

    Padrão

    A melhor forma que já fiz pra funcionar 100%, foi estabelecendo serviços específicos para os gateways. Ex: 64.0.0.0/8 ( msn) saem pelo link tal ....
    e assim vai .... sites de bancos, site nacionais, sites internacionais, etc...,
    sempre escolhendo os links ( gateways)

  7. #7

    Padrão

    isto e uma rota por destino, o que vc quer fazer.. e muito simples...
    em ip/router
    destination 200.220.200.0
    gateway gw1

    destination 200.220.201.0
    gateway gw2

    Lembrando que seu mk deve estar no modo router.



    Citação Postado originalmente por gustkiller Ver Post
    valeu oyama mas o que eu estava pesquisando é por exemplo



    destino rede wan 200.220.200.0/24 gw1
    destino rede wan 200.220.201.0/24 gw 2
    ..
    ..
    ..
    ..
    ..
    destino rede wan 207.0.0.0/24 gw1 denovo
    balanceamento pra redes externas e nao botar um gw para cada rede cliente.

    vi este tipo de load balance no forum do mikrotik oficial o cara comentando sobre
    isto , vou traduzir abaixo.

    "
    Sim , funciona bem com cache . pq nao é nada alem de alguma coisa como isto:

    Destination
    1.1.1.1 gateway1
    1.1.1.2 gateway2
    1.1.1.3 gateway1
    1.1.1.4 gateway2

    o truque é que vc realmente nao precisa adicionar + de 4 bilhoes de destinos. vc precisa apenas olhar para a cache de destinos e se ela nao estiver la, colocar na cache e alternar entre os destinos . a cache fica velha em um intervalo tipo 1 hora.
    Isto tem funcionado pra mim bem melhor do que marcar sessoes e entao atrelar sessoes as rotas. esta solucao nao precisa nem do tracking de conexoes para balancear com este metodo.
    "
    fonte : Mikrotik :: View topic - Load Balance 2 WAN's with Two local iface's
    ja tem gente com este tipo de load balance funcional no mt so que todos que dizem que tem cobram por esta solucao. em ultimo caso pago pra ver

  8. #8

    Padrão

    É preciso primeiro vc fazer uma prévia dos serviços ( destinos ), eu aqui utilizo assim : msn e sites de bancos saem por um gateway; sites internacionais saem por outro link, o restante inclusive p2p por outro, e assim vai ....
    O ultimo que montei, prum cliente, foi com 4 ADSL, nesse mesmo esquema e tá uma maravilha .... funcionando junto proxy e cache dns.
    Se vc dar uma procurada, aqui no forum, vc vai encontrar um script prontinho, com esse mesmo esquema, que o nosso amigo PRO2 postou aqui.
    Dê uma procurada, e dê uma estudada, que vc vai conseguir montar ae...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rps67 Ver Post
    É preciso primeiro vc fazer uma prévia dos serviços ( destinos ), eu aqui utilizo assim : msn e sites de bancos saem por um gateway; sites internacionais saem por outro link, o restante inclusive p2p por outro, e assim vai ....
    O ultimo que montei, prum cliente, foi com 4 ADSL, nesse mesmo esquema e tá uma maravilha .... funcionando junto proxy e cache dns.
    Se vc dar uma procurada, aqui no forum, vc vai encontrar um script prontinho, com esse mesmo esquema, que o nosso amigo PRO2 postou aqui.
    Dê uma procurada, e dê uma estudada, que vc vai conseguir montar ae...
    Vc poderia mandar estes scrips sobre este tipo de balanceamento. Tudinho desde a prévia dos serviços até o direcionamento. Ficaria muito grato e o forum vai agradecer. Obrigado

  10. #10

    Padrão

    eu ja faço com este esquema mas gostaria de uma coisa quase perfeita igual a balanceadores por hardware ou por rotas estaticas automaticas que é possivel utilizando linux