+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Preciso de ajuda com o MT

    OLa sera q alguem pode me ajudar a configurar o mk pra mim poder apresentar para meus superiores tenho q faser ele ap em uma rede interna alguem pode me explica certinho pois sou meio leigo ainda com o mk so sei q é um dos melhores so ,fikarei muito grato pela ajuda e gostaria de agracer a todso so q ajdao os iniciantes como eu vlwwww

  2. #2

    Padrão

    Olá,

    não sei se estamos no fórum certo , mas vamos lá.

    Uma configuração bem básica para o mk funcionar como AP seria assim:

    Primeiramente, vc tem q habilitar as interfaces (pelo menos uma eth e uma wlan). Os meus estão usando a eth1 e a wlan1. Depois disso dê um duplo clique em "wlan1" para abrir a janela de configuração.

    Na aba Wireless, mude o valor "Name" para qualquer nome. Este parâmetro definirá o nome que o mk terá na rede.

    Em "Mode", selecione "ap station". Assim ele se torna um AP .

    Em "Band", selecione sua banda de operação. A mais utilizada hoje em dia é "2.4Ghz-only-G". Mas se sua necessidade for outra, selecione a mais adequada.

    Em "Frequency", selecione o canal de operação que vc desejar. As opções são de 1 a 11. Lá vc vai ver opções como 2412, 2417, etc, mas conte do primeiro ao último e terá 1 a 11 .

    Clique em OK.

    Feito isso, no menu principal, selecione a opção "Bridge".

    Na aba Bridges, clique no sinal "+" que serve para adicionar uma nova entrada. Dê um nome qualquer para a interface adicionada e clique em OK.

    Vá para a aba "Ports" e clique no sinal "+" para adicionar uma nova entrada. Aqui vc vai selecionar as duas interfaces que foram habilitadas no começo, sendo uma de cada vez.

    Pronto!!! Acho que essa seria a configuração mais básica possível do mk.

    PS: Este procedimento será feito via WinBox. Se caso quiser fazer por telnet consulte o link MikroTik RouterOS V2.9 Reference Manual

    Depois de fazer esta configuração, vc pode e deve ir melhorando a configuração, principalmente para torná-la segura, visto que não abordei nada de segurança. Um ótimo tutorial está em https://under-linux.org/wiki/index.p...u.C3.A7.C3.A3o
    que foi elaborado pelo colaborador catv aqui neste fórum .

    Abraços

    Ewerton Queiroga