+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão dificuldade com backup remoto

    Ola, estou querendo fazer o seguinte: que minha máquina (estação) faça um backup através de TAR de um diretório do servidor. O script de backup eu ja tenho feito. Minha dificuldade é de como fazer meu script de backup que rodará na minha estação se conectar ao servidor para realizar o backup. Ou seja, não quero que o servidor faça um backup, e envie para minha estação, e sim, que minha estação se conecte ao servidor e rode o script de backup que está em minha máquina, e salve o backup em minha máquina. Tem como fazer isso ?

    []s...Renato

  2. #2

    Padrão

    Existem N formas de fazer isso. Algumas das possibilidades são SCP, NFS, Samba, FTP, rsync...

  3. #3

    Padrão

    Desculpe, acho q nao expliquei bem. Eu não pretendo fazer o backup no servidor diretamente, pq ele está com pouco espaço no hd para realizar tal operação. Eu preciso de um backup para cada dia da semana, por isso, desisti de rsync, pois ficaria muito grande. Gostaria que eu conseguisse de alguma forma, rodar o script de backup (que ja tenho pronto) através de minha estação, para que ele compacte os dados que estão no servidor, e salve o arquivo compactado na minha estação, para não ocupar muito recurso do servidor. O backup via rsync fica em torno de 32 gb, sendo que se for compactado, acho q nao passa de 15 ou 20 gb. O que eu gostaria de fazer, é gerar o script de backup pela minha estação, para que fize-se a compactação dos arquivos novamente na minha estação. Pensei em rodar o script diretamente no servidor, porém, como ja disse, não quero ocupar recursos do servidor, e tbm não gostaria de deixar uma cópia do backup gerado pelo script no servidor. Alguem tem alguma ideia ou sugestão ?

    []s...Renato

  4. #4

    Padrão

    Tudo bem, minha resposta continua válida para o seu problema.

  5. #5

    Padrão

    Ola xstefanox, agradeço pela sua atenção e ajuda, porém ja consegui a solução que eu queria. Eu a encontrei na página do Hugo Cisneiros, no endereço: 8.1. Backup Remoto

    Segue a solução abaixo:

    Agora um truque legal: Supomos que você queira compactar e jogar um backup em uma máquina remota, sem ter que compactar primeiro na sua máquina (gastando espaço) e depois transferir para a máquina remota. Você pode fazer tudo isso de uma vez com um truque shell:

    tar zcf - diretorio | ssh usuario@host "cat > backup.tar.gz"

    Isso irá compactar em bzip2 (parâmetro do tar: z)o diretório diretorio e mandar o arquivo remotamente com o nome backup.tar.gz para a máquina host no diretório home do usuário que se loga (que no caso foi o usuario).

    De qualquer forma, volto a lhe agradecer pela atenção

    []s....Renato