+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    aqui na bahia, em serrinha especificamente tem um provedor ja usando chegou a mim que os equipamentos são da nivini, vi um clientes deles instalado a uns 20km do pop usando antenas zirok e um radio kodama, normal de 2.4...mais quando fui navegar nada de bom...ping muito alto para o servidor deles e perda de pacotes, não sei se era a instalação (não parecia) ou oque era sei que não gostei...esse cliente ja me procurou para migrar...nessa localidade chego em 5,8 por um ptp de 21km e jogo pra cidade em 2,4 com painel hyperlink e ta show ping no meu server 3ms sem perdas
    Conversa fiada de vendedor: está vendendo "gato por lebre", e enganando os clientes. Para receber com esse rádio, trata-se um provedor baseado em Wi-Fi 802.11b convencional mesmo.

Se o provedor fosse Wimax, JAMAIS seria possível um cliente com um Kodama normal 2.4 Ghz receber sinal!

Wimax usa o protocolo universal no padrão 802.16x, portanto não é possível captar nenhum sinal nem com o NetStumbler. Mesmo os rádios Canopy ou Alvarion, que usam o padrão 802.11b (ou a, em 5.8 GHz) mas trabalham com protocolo proprietário, não é possibilitam recepção com nenhuma outra marca ou tipo de equipamento, muito menos equipamentos comuns, convencionais...

Trata-se de protocolo de comunicação totalmente diferente - não tem nada a ver ! Seria como comparar telefone sem fio com celular...

2. cara a proposta do provedor inicialmente era wireless apenas, ai como o dono não vive de provedor ele é dono de uma grande torrefação de café ele apenas gosto de tecnologia e gasta grana com isso, ouvir que o sinal deles chegaram a 96km eu a 25km pego o sinal dele um radio meu em 2,4 mesmo sem ta direcionado, não sei oque pode ser mais o investimento foi muito alto mais não vi muita gente aderindo a proposa deles, tenho uma cidade com 50 clientes e ele com 1 apenas que está migrando pra gente, mais mesmo assim não sei se alguem ia pagar mais de 70mil em uma torre, pagar aluguel de terreno igual paga telemar e embratel, pois a torre dele está do lado dessas das operadores, colocar um lus que custa 5mil para ser qualquer radio em 2,4...mais vai saber neh tem doido pra tudo.

3. tux,

vai ver que o cara enfiou um amplificador de 3W ou quem sabe de 8W ecom isso o sinal pega de tudo que é lado!

Como nosso amigo falou, o wimax ou qualquer outra tecnologia do gênero utiliza outro protocolo!!!!!!!!!!!!!

....hoje liguei na alvarion, perguntei em relação ao wimax se já existia alguma coisa em 2,4 ou 5,8 e a resposta foi negativa.... possuem apenas em 3,5

4. é não sei o que é então foi o que tinha chegado a mim, em relação a ser amp não é não porque a anatel fechava eles rapidinho o lugar da torre deles tem muitas torres e o pessoal sempre ta por perto.

5. Se o funcionamento é como o exposto aquí, fiquei muitíssimo curioso em saber qual tecnologia é essa... Que transmite sinal usando o protocolo padrão 802.11b e atinge essas distâncias, mesmo sem visada!

Pode ser tecnologia MESH, mas nesse caso, os clientes usariam obrigatoriamente rádios com tal recurso; como Kodama, Ovislink, etc, com AProuter 6.0 ou superior e MESH ativado.

Pode ser que o provedor distribuiu muitas "repetidoras" mesh com antenas ohmini. Se cada cliente usar uma pequena ohmini, cada um deles funcionaria como uma repetidora, atingindo-se distâncias enormes.

Ou então, usa alguma tecnologia tipo "MIMO" na base, ou uma outra parecida (esquecí o nome...), que utiliza 3 antenas num mesmo rádio - mas posso estar falando besteira - pois não sei se os APs cliente comuns, como o Kodama, consegue receber seu sinal.

Tux, será que você não teria curiosidade de ir mais a fundo para descobrir do que se trata? Tipo assim, ir próximo dessa torre com um notebook e netstumbler? Daria para ter uma noção da potência utilizada, e descobrir se há repetidoras, quais canais utiliza...

E também, verificar em um rádio cliente, se está configurado como "Cliente 802.11b", convencional (sem Mesh), ou alguma outra configuração diferente?

Postando aquí, tenho certeza que "várias cabeças pensam melhor do que uma" !!!

Valeu, e desculpa as sugestões "folgadas"...

.

Tópicos Similares

1. Respostas: 1
    Último Post: 19-06-2009, 09:31
  2. Estabilidade do Wimax ?
    Por robsoncb no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 03-12-2008, 08:49
  3. vao leiloar a autorização do wimax
    Por pjnsofts no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 05-03-2006, 16:09