Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão

Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Aqui pra mim se torno inviável fazer cache no própria AP, pq uso memória flash... além do que, usando o Myauth, já tenho proxy e controle de banda, além de autenticação e controle de mac x ip tudo num servidor.

Faço o controle de banda a mais ainda, no próprio MK. O que passar do MK, o Myauth pega (assim espero ehehehe)
    Vc tem razão em partes, vc pode de umas uma colocar um HD no MK-Ap, ou um cartão flash secundário de 4Gb por exemplo.

Quanto a vc usar dois controles de banda eu não acho muito viável para todas as portas. Uma vez que o Mikrotik controla uma requisição que esta em proxy e que deveria passar pelo cache full do Myauth...

Vc pode usar o MK para controle de protocolos específicos e QoS isso eu acho viável.

Padrão

Acho muito melhor e até mais seguro controlar tudo em um único servidor (facilita até os backups). Com relação ao controle de banda penso que seja melhor fazer no AP e no servidor principal, para não sobrecarregar o ponto a ponto.
    Fazer proxy no AP e no servidor principal acho meio complicado, aumenta a latência da conexão, além do tráfego passar por dois proxy, o que acho desnecessário.
    O uso de hd no AP é complicado, principalmente quando você instala o AP numa torre de 48 mts (como é meu caso), até pelo aquecimento desnecessário que ele gera e pela dificuldade de manutenção.
    Apenas como AP, vc pode usar uma cpu retirada de sucata, como aqueles pentium 233, k6 & cia que deve haver encostado por aí, colocar 128 mb de ram e fazer um excelente AP.

Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Posts de Blog
    1

Padrão

Citação Postado originalmente por mauriciodelima Ver Post
    Vc tem razão em partes, vc pode de umas uma colocar um HD no MK-Ap, ou um cartão flash secundário de 4Gb por exemplo.

Quanto a vc usar dois controles de banda eu não acho muito viável para todas as portas. Uma vez que o Mikrotik controla uma requisição que esta em proxy e que deveria passar pelo cache full do Myauth...

Vc pode usar o MK para controle de protocolos específicos e QoS isso eu acho viável.
    justamente por isso... eu atendo cidades até a 40 km daqui da minha base, o melhor é chegar tudo controlado até o myauth mesmo para não sobrecarregar os links ponto a ponto. Imagina um usuário mandando email enorme, sem vir controlado? No caso a economia gerada pela proxy (sei q nada tem a ver com o exemplo que citei de email) seria, no meu caso, apenas para economizar link, e não para aumentar a velocidade dos clientes. Além disso, com a banda controlada totalmente no ap, podemos incluir mais clientes por interface, já que temos o limite da baixa velocidade oferecida pela frequencia 2.4

Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Posts de Blog
    1

Padrão

Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Acho muito melhor e até mais seguro controlar tudo em um único servidor (facilita até os backups). Com relação ao controle de banda penso que seja melhor fazer no AP e no servidor principal, para não sobrecarregar o ponto a ponto.
    Fazer proxy no AP e no servidor principal acho meio complicado, aumenta a latência da conexão, além do tráfego passar por dois proxy, o que acho desnecessário.
    O uso de hd no AP é complicado, principalmente quando você instala o AP numa torre de 48 mts (como é meu caso), até pelo aquecimento desnecessário que ele gera e pela dificuldade de manutenção.
    Apenas como AP, vc pode usar uma cpu retirada de sucata, como aqueles pentium 233, k6 & cia que deve haver encostado por aí, colocar 128 mb de ram e fazer um excelente AP.
    Todas essas vantagens que vc citou, além do fato de não envolver peças "mecânicas" como tem num HD, faz com q a memória flash seja mais confiável e mais durável nessas condições severas que são qdo estão numa caixa hermética, no alto da torre, sol do meio dia 35 graus no verão...

Padrão

entendi perfeitamente o q todos vocês disse , sobre a questão de usar HD nos APS , bom eu acabei montando dois Aps com HD e com controle de trafego e ip no proprio AP , imagino eu q se um cliente baixar um Avast anti virus por exemplo ele iria ficar armazenado no AP e assim como outros programas muitos baixados , como msn , emule , fotos do orkut , essas coisas e quando a pessoa fosse navegar ele inves de buscar isso lá no servidor o proprio AP iria entregar para o cliente, só estou com uma dificudade perante o controle desse AP , mais vou fazer uma experiencia já q esta tudo montado e depois falo com vocês sobre o resultado , se alguem poder me ajudar como posso controlar esse AP ficaria super Grato, minha estrutura esta a seguinte .

link--MK servidor ))))))))))) AP MK 1 )))))))))) AP MK 2 ))))))))))) clientes

controle sobre o AP 1 eu tenho , mais esse AP 2 eu não consigo acessar ele.
    todos os dois APS estão interligados atravez de AP bridge e cliente

Padrão

Lembre-se que o cliente final estará trafegando por três proxy (MK serv, mk1 e mk2) até chegar ao link de saída. Isso aumentará a letência na conexão, podendo até mesmo acarretar dificuldades em usar softwares de voip, por exemplo. Lembre-se que vc deve incluir uma regra para que o orkut não passe pelo cache (páginas dinamicas não se acertam muito bem com proxy).

Eu considero mais interessante montar um único proxy que consiga atender toda a tua rede, pois no AP, vc só estará economizando link no teu próprio ptp, o que não gera conomia financeira nenhuma.
    Mas é apenas a minha opinião...