+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cacti + MySql

    Pessoal, estou testando a ferramenta cacti, já uso o mrtg , e gostaria da força de vcs para
    desvendar esse mistério, vou postar abaixo o err ocorrido, e os passos que segui na configuração.

    ao acessar a url: http://meuip/cacti , me retorna o seguinte:

    Error

    You have created a new database, but have not yet imported the 'cacti.sql' file. At the command line, execute the following to continue:

    mysql -u cactiuser -p cacti < cacti.sql

    This error may also be generated if the cacti database user does not have correct permissions on the cacti database. Please ensure that the cacti database user has the ability to SELECT, INSERT, DELETE, UPDATE, CREATE, ALTER, DROP, INDEX on the cacti database.

    já fiz isso que foi solicitado umas dez veses, já tentei mudar os privilégios pelo PhpMyadmin, e nada, o que deve estar faltando ... ???

    #######################################################################

    #

    Extract the distribution tarball.

    shell> tar xzvf cacti-version.tar.gz

    #

    Create the MySQL database:

    shell> mysqladmin --user=root create cacti

    #

    Import the default cacti database:

    shell> mysql cacti < cacti.sql

    #

    Optional: Create a MySQL username and password for Cacti.

    shell> mysql --user=root mysql
    mysql> GRANT ALL ON cacti.* TO cactiuser@localhost IDENTIFIED BY 'somepassword';
    mysql> flush privileges;

    #

    Edit include/config.php and specify the MySQL user, password and database for your Cacti configuration.

    $database_default = "cacti";
    $database_hostname = "localhost";
    $database_username = "cactiuser";
    $database_password = "cacti";

    #

    Set the appropriate permissions on cacti's directories for graph/log generation. You should execute these commands from inside cacti's directory to change the permissions.

    shell> chown -R cactiuser rra/ log/

    (Enter a valid username for cactiuser, this user will also be used in the next step for data gathering.)
    #

    Add a line to your /etc/crontab file similar to:

    */5 * * * * cactiuser php /var/www/html/cacti/poller.php > /dev/null 2>&1

    #########################################################################

    Falow ...

  2. #2

    Padrão

    Consegui resolver o problema ... verifiquei que tinha uma verssão instalada no meu micro via yum .... kkkkkkkkkkkkk
    removi e refiz os procedimentos ....

    Falow ....

  3. #3

    Padrão To com um problema parecido

    Seguinte instalei a versão do Slackware 11 em um pc. nele o mysql já vem instalado, depois de muita briga consegui fazer com que o mysql rodasse. Mais quando tento criar a base do banco para o cacti ele me retorna isso.

    root@servidor2:/# mysqladmin --user=root create cacti
    mysqladmin: connect to server at 'localhost' failed
    error: 'Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: NO)'

    usando as explicações dos artigos eu não consigo

    no mysql se eu tentar criar por ele o banco cacti ele cria mais o processo pelo descrito nos artigos seria como vc fez.

    Tens alguma idéia de como posso colocar o cacti pra rodar junto com mysql e slcakware 11.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por petrolina360graus Ver Post
    root@servidor2:/# mysqladmin --user=root create cacti
    mysqladmin: connect to server at 'localhost' failed
    error: 'Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: NO)'
    o erro que você teve foi de autenticacao no mysql, o correto seria:

    root@servidor2:/# mysqladmin -u root -p create cacti
    Enter password: _

    @@@ o "-p" força a solicitacao de sennha
    @@@ ai vc digita sua senha de root do mysql e bingo.

    o resto está explicado nos tutoriais/documentação do cacti.

    PS: ainda nao instalei o cacti, depois me passa o link do tutorial que vc está usando?

    Neon

  5. #5

    Smile resposta sobre msql+cacti

    Pelo Kurumin Linux eu não precisei fazer nada a medida que instalei o mysql-server e coloquei o usuário e senha e depois instalei o cacti ele já veio configurado prontinho como o banco funcionando o problema é configurar depois o cacti pra usar snmp para que eu consiga pela eth0 monitorar os ips de cada usuário.

    No final das contas não gostei de fazer isso pelo cacti, com o próprio mrtg e sarg eu consigo confeccionar relatórios de conusmo do link por hora, mega trafegado, consumo do link em kbps etc..