Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por juquianet Ver Post
    Que hardwares eu vou precisar?
    Seguinte,eu nunca programei um asterisk na vida(yet),mas já tive uma experiencia ,sem sucesso,infelizmente,na implantação de um pbx voip aki na empresa.seguem portanto,minhas conclusões:

- VOZ NÃO ACEITA DESAFORO!!!

isso quer dizer,que se,sua intenção por exemplo,é usar softphone nas máquinas,sua rede tem que estar pronta para suportar todo o tráfego UDP,sem gerer nenhuma colisão.Vou lhe contar como foram as tentativas de implantação aki na empresa.

Compramos:

1 servidor dell poweredge 1800, com 2 processadores Xeon de 3 Ghz,2 Gb de memória,rodando asterisk,sob debian sarg

1 placa Fxo para minha ddr de 20 canais

9 atas linksys

18 fones de ouvido plantronics.

- Mesmo com todo esse aparato,qdo botamos pra rodar,nossos switches da DELL powerconnect 2210 e 2216,pareciam árvores de natal,de tanta colisão que deu. ok,compramos um switche de verdade"que o nosso consultor recomendou na época" um DELL 3448,que permite a configuração de Vlans ,qos e tudo mais.ainda assim,acredito eu,pq o consultor não soube configurar o switch,a qualidade das conversas era péssima,sobretudo nas máquinas que usavam softphone.

com toda a telefonia ,salas de conferencia e tudo mais,não fazíamos nem cócegas nos processadores do servidor,mas o problema era o switche,que ou não servia,ou não foi configurado corretamente.

O que eu concluo,neste meio que desabafo,que na época acabou com a minha saúde e qse me fez perder o emprego...

Se vc for investir em hardware,saiba muito bem o que voce vai fazer ,faça um levantamento dos ativos de rede e analise se eles irão aguentar todo o tráfego de voz,pois este trafego vai concorrer com os demais serviços da sua rede e se ele não tiver prioridade,fudeu tudo.Dê preferencia ,nacompra de switch,para marcas já consagradas,como CISCO e 3 COM,switches que custam de 7000 a 15000 reais em média,com o imprencidível suporte a jumbo frame.Se a sua intenção é colocar atas para todo mundo,coloque-os FISICAMENTE separados da sua rede.

Gostaria muito de um dia,poder implantar o asterisk novamente,pois ele é uma ferramenta fora do comum,as possibilidades de personalização são fora do comum..

A propósito,meus ATAS estão à venda.Nunca foram usados...hahahahaha!!!(to falando sério..)

2. os prédios já estão interligados de alguma maneira?

3. Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    galera onde baixa este tal de trixbox?
    Olá Jhonnyp,
    Vc pode baixar o Trixbox no site: SourceForge.net: Downloading ...

Agora, cuidado, pois vc irá precisar de um HD limpo, uma vez que, na instalação, que é bem simples, todo HD é formatado, sem opções de particionamento.

Uma vez instalado e bem configurado, vc poderá gerenciá-lo por interface gráfica via web.

Se for p/ usar só nos prédios, creio que vc nao terá muita dificuldade...o problema será se for configurar contas externas (provedores voip), pois terá de criar rotas de saída um pouco mais complexas.

4. Citação Postado originalmente por morronix Ver Post
    Seguinte,eu nunca programei um asterisk na vida(yet),mas já tive uma experiencia ,sem sucesso,infelizmente,na implantação de um pbx voip aki na empresa.seguem portanto,minhas conclusões:

- VOZ NÃO ACEITA DESAFORO!!!

isso quer dizer,que se,sua intenção por exemplo,é usar softphone nas máquinas,sua rede tem que estar pronta para suportar todo o tráfego UDP,sem gerer nenhuma colisão.Vou lhe contar como foram as tentativas de implantação aki na empresa.

Compramos:

1 servidor dell poweredge 1800, com 2 processadores Xeon de 3 Ghz,2 Gb de memória,rodando asterisk,sob debian sarg

1 placa Fxo para minha ddr de 20 canais

9 atas linksys

18 fones de ouvido plantronics.

- Mesmo com todo esse aparato,qdo botamos pra rodar,nossos switches da DELL powerconnect 2210 e 2216,pareciam árvores de natal,de tanta colisão que deu. ok,compramos um switche de verdade"que o nosso consultor recomendou na época" um DELL 3448,que permite a configuração de Vlans ,qos e tudo mais.ainda assim,acredito eu,pq o consultor não soube configurar o switch,a qualidade das conversas era péssima,sobretudo nas máquinas que usavam softphone.

com toda a telefonia ,salas de conferencia e tudo mais,não fazíamos nem cócegas nos processadores do servidor,mas o problema era o switche,que ou não servia,ou não foi configurado corretamente.

O que eu concluo,neste meio que desabafo,que na época acabou com a minha saúde e qse me fez perder o emprego...

Se vc for investir em hardware,saiba muito bem o que voce vai fazer ,faça um levantamento dos ativos de rede e analise se eles irão aguentar todo o tráfego de voz,pois este trafego vai concorrer com os demais serviços da sua rede e se ele não tiver prioridade,fudeu tudo.Dê preferencia ,nacompra de switch,para marcas já consagradas,como CISCO e 3 COM,switches que custam de 7000 a 15000 reais em média,com o imprencidível suporte a jumbo frame.Se a sua intenção é colocar atas para todo mundo,coloque-os FISICAMENTE separados da sua rede.

Gostaria muito de um dia,poder implantar o asterisk novamente,pois ele é uma ferramenta fora do comum,as possibilidades de personalização são fora do comum..

A propósito,meus ATAS estão à venda.Nunca foram usados...hahahahaha!!!(to falando sério..)
    Acho que realmente isso foi uma questão de QoS ...
    Rodo um mini-call center com o Asterisk (Vale dizer que com menos aparato do que o acima citado) e as qualidades das ligações são ... posso arriscar dizer que melhores que a rede telefônica ... A qualidade da minha voz só é afetada algumas vezes por causa do meu link externo ... ou seja ... latência e perda de pacotes ...

Talvéz o problema acima seja uma combinação de QoS + codec usado ...

Quanto à pergunta do colega .. se eu puder ajudar em algo ainda ... posta aí ...

E se alguém já tiver trabalhado com VoIP sobre wireless ... gostaria de saber a experiência de vocês ... Porque realmente isso é um problema ... A qualidade sobre o wireless realmente é complicado então ... fica aqui a minha pergunta ...

Obrigado,

5. Citação Postado originalmente por marcelocbf Ver Post
    Acho que realmente isso foi uma questão de QoS ...
    Rodo um mini-call center com o Asterisk (Vale dizer que com menos aparato do que o acima citado) e as qualidades das ligações são ... posso arriscar dizer que melhores que a rede telefônica ... A qualidade da minha voz só é afetada algumas vezes por causa do meu link externo ... ou seja ... latência e perda de pacotes ...

Talvéz o problema acima seja uma combinação de QoS + codec usado ...

Quanto à pergunta do colega .. se eu puder ajudar em algo ainda ... posta aí ...

E se alguém já tiver trabalhado com VoIP sobre wireless ... gostaria de saber a experiência de vocês ... Porque realmente isso é um problema ... A qualidade sobre o wireless realmente é complicado então ... fica aqui a minha pergunta ...

Obrigado,
    Olá, Marcelo... por enquanto estou rodando o trixbox no VirtualPc como teste em uma rede wi-fi com 20 usuários (extensions)...estou utilizando os codecs iLBC e G723 (alaw e ulaw), que rodam melhor em redes sem fio...principalmente o iLBC, que é oferece menor perda de pacotes em redes wireless... sem contar que o X-lite tem esses 03 codecs...tem o codec G729, mas é pago.
    Comecei os testes há 15dias e, até agora, tudo bem...mesmo em horários de pico...Usamos o AP G120plus da Zinwell e ativei o QoS neles, dando prioridade alta em UDP para a porta 5060 e a faixa 10000-20000 (configuro essa faixa de porta no X-lite), p/ facilitar a liberação no firewall tb; TCP/UDP, porta 80, como prioridade média, TCP porta 21 como baixa, e as demais como média.
    As únicas vezes que a voz fica metalizada e quando o fornecedor (Hispamar) falha conosco...por sinal, estamos tentando contato coma ComSat e a IPnet p/ mudar de fornecedor de sinal...moro em uma das ilhas do arquipélago do Marajó, então o sinal é só por satélite mesmo.
    Se souberem algum bom fornecedor de conexão (menos Hispamar, Embratel, BrasilTelecom), entrem em contato (alvaro_med@click21.com.br), ok?
    Grande abraço

Tópicos Similares

1. Enviar linhas através da rede local, Voip interno?
    Por Thiagoteleradio no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 22-08-2011, 06:03
  2. Mk como voip interno
    Por dennisfelipe no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 08-09-2007, 15:51
  3. Postfix só envia/recebe em domínios internos
    Por jrmami no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 31-01-2003, 21:24
  4. E-mail interno para uma empresa