+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rota Alternativa!!!

    Pessoal,

    Tenho aqui um servidor com Asterisk (para Voip) que contém uma eth com o IP 201.XX.XXX.3/25 e Gateway 201.XX.XXX.1...

    Contratei um link dedicado para o Voip, que seria usado somente por esse meu servidor Asterisk para encaminhar as chamadas à minha Operadora... Então coloquei mais uma placa de rede com o IP 200.XXX.XXX.2 cujo Gateway deveria ser o 200.XXX.XXX.1...

    Como eu faria para que o meu servidor soubesse que todo acesso ao IP da minha operadora seja feito através do Gateway 200.xxx.xxx.1, e que todo o tráfego restante continue sendo requisitado pelo Gateway 201.xx.xxx.1???

    Preciso fazer isso pq tenho clientes com IP´s válidos da rede 201.xx.xxx.128/25 que não conseguem sequer acessar o meu sip se eu simplesmente mudar o gateway do meu SIP para o meu link novo...

    Desde já agradeço...

  2. #2

    Padrão

    vc nao consegue usar 2 ips da mesma rede em duas interfaces

    faça o seguinte..

    no seu roteador quebre seu bloco em 2 pedaços... um vc usa no voip e outro no link normal..

    vc tem como fazer qos direto no roteador... (cisco)

  3. #3

    Padrão

    Alexandre, eu não quero usar 2 IP´s da mesma rede em duas interfaces... Eu quero usar o IP atual (201.XX.XXX.3) na interface atual e colocar outra interface com IP 200.XXX.XXX.2, que será conectada diretamente ao roteador do segundo link, exclusivo para o voip...

    Acredito que teria apenas que fazer uma regra de OUTPUT no iptables que defina que todo acesso a determinado IP (Operadora) teria que sair através do link que não é o default...

  4. #4

    Padrão

    ah sim.. agora que vi q o segundo bloco seria 200.x.x.x

    entao vc precisa marcar os pacotes VOIP e criar 2 tabelas de roteamento.. ai marca 1.. vai pro link1
    marca 2 vai pro link2



    a parte de voip ai, quais informacoes voce tem (ip eh sempre o mesmo ? porta sempre a mesma ?)

    para marcar o voip vc precisa ter alguns dados fixos .. tipo.. ip do servidor e/ou porta e protocolo... ai fica facil !!

  5. #5

    Padrão

    Já consegui sanar minha dúvida com a ajuda de um colega aqui mesmo do Fórum. Adicionei uma rota estática com o comando route e funcionou q uma maravilha:

    route add -host ipdaoperadora gw 200.XXX.XXX.1