Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    Fala galera, como estão as coisas??

Pessoal, tenho aqui um HD SATA 2 Samsung de 300GB e uma placa mãe asus A7VD2-X. Instalado tenho o Kubuntu 7.04.

Pelas informações que tenho, o HD Sata 2 deveria ter taxa de transferência maxima em torno de 300MB/s, mas aqui não é isso que acontece, pior que não chega nem perto, pior de tudo é que é mais lento que o antigo HD ATA 100...

com o comando dd fiz uns testes e o resultado não foi nada satisfatório, consegui transferências em torno de 80MB/s.

abaixo tem o resultado de testes feitos com o hdparm:

Código :
    # hdparm -Tt /dev/sda

/dev/sda:
     Timing cached reads:   1374 MB in  2.00 seconds = 686.74 MB/sec
     Timing buffered disk reads:  172 MB in  3.00 seconds =  57.26 MB/sec

no dmesg aparecem estas configurações com relação ao HD:

acho estranho aparecer "configured for UDMA/133", isso é configuração para HD ATA 133...

tem também o comando sdparm, que é para discos scsi, parece que esse HD aqui não tem suporte para usar o sdparm..

alguém sabe o porque desse baixo desempenho e como isso poderia ser melhorado???

valeu
    lucianogf,

Também estou com o mesmo problema que você. Em minhas pesquisas pela INTERNET, pude constatar que temos que adcionar um "patch" no kernel referente a controladora de disco SATA.

Espero que essa informação de ajude de alguma forma, pois estou certo que o problema é somente esse. Continuo com o problema, pois não tive coragem para fazer isso em um servidor que está em produção.

Qualquer novidade de sua parte posta aí pra gente. OK?

Boa sorte!

2. mas isso que você viu na net com relação a aplicar patch no kernel, é para funcionar HD SATA ou é com relação a velocidade???

pois sempre encontrei nas pesquisas problemas com kernels antigos, que não binham, por padrão, habilitado o suporte a hd SATA.

3. Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    mas isso que você viu na net com relação a aplicar patch no kernel, é para funcionar HD SATA ou é com relação a velocidade???

pois sempre encontrei nas pesquisas problemas com kernels antigos, que não binham, por padrão, habilitado o suporte a hd SATA.

E só com relação a velocidade. O sistema reconhece o HD SATA II, mostra no "dmesg" que o mesmo é de 3.0 gb de cache, mas na realidade ele fica rodando a 1.5gb conforme o "hdparm" mostra. Estou criando coragem pra mexer nisso, mas só no momento devido. Tenho medo de fazer alguma bestei e acabar parando a maquina por completo.

Qualquer novidade posta aí, ok?

Um forte abraço e boa sorte.
    Última edição por aprendiz_ce; 18-07-2007 às 15:46.

4. cara... a coisa é estranha.. testei no windows com o hdtach e é como se fosse um HD ata 100, a velocidade ficou na média de 56MB/s... um lixo..

5. Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    cara... a coisa é estranha.. testei no windows com o hdtach e é como se fosse um HD ata 100, a velocidade ficou na média de 56MB/s... um lixo..
    Entendo! Só se sua placa-mãe diver com alguma configuração do SETUP errada ou a mesma estiver com algum problema.

No meu caso funciona assim: O HD é de 3.0gb de cache, mas aparece como 1.5gb de cache. Isso no LINUX pois fiz testes anteriores nessa mesma máquina com o WINXP e dava tudo certinho. OK?

Vamos manter esse "toque-de-bola" qualquer novidade a gente se comunica.

Boa sorte!

Tópicos Similares

1. HD SATA 2 mais lento que ATA100
    Por lucianogf no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 16-05-2007, 00:17
  2. OPENBSD 3.6 generico não instalar com HD SATA ???
    Por oxito no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 1
    Último Post: 20-11-2004, 07:55
  3. Como instalar FEDORA com HD SATA !!!
    Por oxito no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 08-11-2004, 00:44
  4. HD SATA + CL 10
    Por smvda no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 0
    Último Post: 18-09-2004, 09:46
  5. hd sata no linux