+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Backup incremental

    Srs,bom dia!

    Seguinte,surgiu a necessidade de se começar a fazer o backup do nosso servidor de arquivos de forma incremental,pois atualmente é feito apenas um espelhamento deste.Sei que existem softwares que fazem isso se problemas,mas eu tenho algumas dúvidas referentes ao conceito de backup incremental.Pesquisei sobre guias de backup,how-tos,mas estes não me esclareceram muita coisa.Se alguém já utilizou algum guia,para aprender como funciona o backup incremental,gostaria que me indicasse,por favor.

  2. #2
    cjpimenta
    Visitante

    Thumbs up

    Um backup incremental captura todos os dados que foram alterados desde o backup total ou incremental mais recente. Você deve usar uma fita de backup total (não importa há quanto tempo ela tenha sido criada) e todos os conjuntos de backups incrementais subseqüentes para restaurar um servidor. Um backup incremental marca todos os arquivos como tendo sido submetidos a backup; ou seja, o atributo de arquivamento é desmarcado ou redefinido.

    As vantagens dos backups incrementais são:

    • Uso eficiente do tempo

    O processo de backup leva menos tempo porque apenas os dados que foram modificados ou criados desde o último backup total ou incremental são copiados para a fita.

    • Uso eficiente da mídia de backup

    O backup incremental usa menos fita porque apenas os dados que foram modificados ou criados desde o último backup total ou incremental são copiados para a fita.


    As desvantagens dos backups incrementais são:

    • Restauração completa complexa

    Você pode precisar restaurar os dados de um conjunto incremental de várias fitas para obter uma restauração completa do sistema.

    • Restaurações parciais demoradas

    Você pode ter que pesquisar em várias fitas para localizar os dados necessários para uma restauração parcial.

    Uma dica: faça um backup total ou full a cada final de semana e durante os dias úteis utilize o incremental.

  3. #3
    cjpimenta
    Visitante

    Thumbs up

    Shell Script para backup incremental:

    [Dicas-L] Script Shell de Backup Incremental


  4. #4

    Padrão

    bom dia!

    Muito boa a sua explicação,me esclareceu bastante,obrigado!

  5. #5

    Padrão

    cara...to continuando a ler e entender esse script aki que vc me mandou no post,e eu to com uma dúvida...o que seria o controle de incremento?

  6. #6
    cjpimenta
    Visitante

    Post

    Cara... tá aí... agora vc me pegou...
    Controle de incremento... talvez algo a ver com a marcação do arquivo para indicar que o mesmo já foi "backupeado" (na verdade esse processo é feito pelo seu sistema operacional)... saber qual foi modificado e precisa ser "backupeado"... Hum... Tenho certeza não... Enfim... te aconselho a fazer este questionamento ao criador do artigo, tenho certeza que ele poderá lhe ajudar a entender melhor o script!

    Vlw!
    Última edição por cjpimenta; 31-07-2007 às 09:17.

  7. #7

    Padrão

    é,tb acredito que seja isto....tks!!