Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dá pra saber se alguém tá usando amp, só pelo sinal dele?

    Um concorrente meu instalou uma repetidora em um prédio a uns 400mt em linha reta daqui. prédio 3 andares, 15-20mt no máximo. Uma omni, não sei que marca, e provavelmente aps pequenos, um para receber o sinal da torre principal dele, e outro pra distribuir pros clientes. No começo, o sinal dele chegava muito ruim na maioria dos clientes da redondeza, sinal fraco, não sei o valor em dbm pq estou começando a verificar sinal pelo valor em dbm agora, sempre usava apenas a % de força do sinal. Mas algumas placas contam esse valor de forma diferente, então tenho que aprender a ler os valores direito.

    Voltando ao meu concorrente, depois de apontada a antena do cliente pra minha torre, o sinal do meu concorrente ficava em torno de 20% em determinada placa, nem suficiente pra fazer a conexão. Na mesma placa, meu sinal ficava em 70%. Meu sinal sempre sem ruido aparente.

    Recentemente fui em um cliente fazer uma visita, e constatei que meu sinal caiu moderadamente, foi pra um valor entre 42 e 47%, e a força do sinal desse meu concorrente foi pra incríveis 80%. Ao me conectar na rede dele, vejo que o sinal tem muito ruído, o medidor raramente mede menos de 75% de ruido. As vezes dá uma queda pra 16% e depois volta aos 75%. Essa queda no meu sinal, notei em alguns outros clientes. Usamos o mesmo canal nos nossos aps.

    Tem como eu ter ctz se ele realmente está usando amp, ou não? E caso esteja, quais as medidas que eu posso tomar pra diminuir a interferência em minha rede? Claro que pretendo conversar pessoalmente com ele em breve, pra conversar a respeito e resolver qualquer mal entendido, ele sempre trabalhou direito e eu o tenho em alta conta, mesmo não conhecendo-o pessoalmente. Mas queria fazer mais testes antes de qualquer tipo de conversa.

    abraço

  2. #2

    Padrão

    Amigo, não tenho muita experiência, mais me parece que no NetStumble, aparece a descrição " fake" quando o sinal está amplificado, acho que tem um tópico falando sobre isso. Quanto a seu sinal ter caido, recomendo também você verificar suas conexões de cabo coaxiais nas antenas, pode ter alguma oxidação ou mau contato. Posso dar um exemplo de meu rádio SWL-3300, soldei um cabo rg-58 diretamente no cartão e a cancelei o uso de pigtail. Tive um ganho considerável na potência. Meu sinal tinha caído e voltou melhor.



  3. #3

    Padrão

    eu descarto problemas com meus equipamentos porque a queda aconteceu em uma parte dos clientes. Mas outros continuaram recebendo um sinal muito bom. Principalmente os que estão mais distante da minha torre e dado meu concorrente. Como tenho 15mt de altura a mais que ele, o meu sinal chega muito melhor nesses clientes distantes. Se fosse problema de oxidação nos cabos da minha torre, todos os clientes iam sofrer, e se fosse oxidação no cliente, só aquele cliente ia sofrer do problema. E o cliente ia ter perda de sinal em relação a todas as rádios, e não o que está acontecendo; pegar meu sinal mais fraco, e o desse meu concorrente muito mais forte, 3 vezes mais do que era antes.

    Falando nisso, vc se refere a oxidação nos conectores, ou oxidação na parte interna do cabo?

    Vou subir uma desktop com mkt na minha torre, substituir o pequeno ap que tenho na torre (uso o mkt no chão, pra controle). Vou aproveitar pra trocar todos os cabos, por prevenção mesmo, não acredito que o problema seja esse não.

    Valeu a ajuda, vou testar o netstumble, pra ver se ele indica algo de diferente com a rede desse concorrente.

  4. #4
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.476

    Padrão

    Afirmar que uma rede usa amplificador simplismente pq está denominada por "FAKE" no Netstumbler é errado, uso placas g510 e agora g530 no Mikrotik e todas aparecem como "FAKE" no Netstumbler e não uso amplificador.
    Por favor pessoal, não vamos ficar dando palpite sem embasamento.
    Forte abraço!!



  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Afirmar que uma rede usa amplificador simplismente pq está denominada por "FAKE" no Netstumbler é errado, uso placas g510 e agora g530 no Mikrotik e todas aparecem como "FAKE" no Netstumbler e não uso amplificador.
    Por favor pessoal, não vamos ficar dando palpite sem embasamento.
    Forte abraço!!
    ...é, por isso mesmo disse que não tenho experiência, com essa questão do NetStumble, e sugeri uma pesquisa nos tópicos. Quanto a oxidação nos cabos, aconteceu comigo, por isso sugeri ao amigo verificar isso.

  6. #6

    Padrão

    Relamente essa questão do fake não pode ser usada como base, eu recomendo usar uma antena apontada para o POP com netstumble e ver o nivel de ruido, se tiver muito alto tem algo de errado eu descobrir um assim. o grafico vermelhão não enganava SNR de qualque placa conectada dava quase 100%