+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como colocar um ip valido em uma repetidora?

    Galera, boa noite.
    Minha dúvida é a seguinte:
    Tenho uma repetidora que gostaria de ter um acesso por ip válido.
    Tipo, minha operadora me deu 16 ips válidos, como colocar um desses ips na repetidora para ter acesso a ela em qualquer lugar?

    Agradeço a quem possa me ajudar.

    Abraços.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Se usar modo router basta apenas criar a rota a partir do gateway até o host (MT) que encontra-se na repetidora e no mesmo configurar o endereço IP. Se usar modo bridge nem vale a pena... configure apenas as interfaces virtuais no gateway e assim poderá distribruir a qualquer host da rede (para acessar o MT basta apenas configurar um IP público, deste range, no mesmo). Mas para acesso ao MT poderá também criar SNAT e DNAT no gateway.

  3. #3

    Padrão

    voce precisa quebrar seu bloco de ip no roteador.. e adicionar uma rota sendo seu servidor gateway como default do segundo bloco (isso tudo dentro do router)..

    ai subir um ip do segundo bloco na placa de rede INTERNA.. e colocar outro ip na sua repetidora... e o gateway da repetidora sendo o ip q vc colocou na rede interna..

  4. #4

    Padrão

    Acessar outro AP dentro da rede

    Siga os procedimentos de configuração abaixo:

    CHAIN = DSTNAT
    DST. ADDRESS = Endereço IP do MK principal
    PROTOCOL = 6 (TCP)
    DST. PORT = 4040 (Porta padrão do Firewall)
    Abra a aba “ACTION”

    ACTION = DSTNAT
    O ADDRESS = Endereço IP do AP que deseja acessar.
    TO PORT = Porta de acesso do AP
    Confirme e dê um nome em COMMENT para sua regra.

    ATENÇÃO: Se o AP que você deseja acessar for um outro AP Mikrotik,
    você deverá escolher a porta padrão TELNET (23). Se for um AP rádio,
    escolha a porta padrão HTTP (80) ou outra escolhida no rádio.

    Você deverá criar uma segunda regra

    Repetindo o mesmo procedimento acima, mas desta vez, alterando apenas o protocolo para 17 (UDP).

    Salve tudo e crie a terceira regra.

    Nesta regra, você irá definir um endereço IP para seu AP. Verifique com sua operadora quais endereços IP você tem e quais estão sobrando.

    Cria a regra como abaixo:

    CHAIN = DSTNAT
    DST. ADDRESS = Endereço IP livre, a qual será atribuído ao seu rádio ou AP MIKROTIK.
    PROTOCOL = 6 (TCP)
    DST. PORT = Porta de acesso ao AP ou rádio. Se você for acessar outro AP pelo WINBOX, selecione a porta 8291 (PORTA PADRÃO DO WINBOX), se você for acessar um rádio, a porta padrão é a 80 ou outra pré-definida do rádio.
    Abra a aba “ACTION”

    Nesta aba você irá configurar da seguinte forma:

    ACTION = DST-NAT
    TO ADDRESS = Endereço IP do seu rádio ou AP (endereço de IP da rede interna)
    TO PORT = Porta padrão para o WINBOX (AP MIKROTIK) ou porta padrão para rádios, porta 80 (ou outra definida).
    Pronto!!! Para ter acesso a AP MIKROTIK, vá no WINBOX, digite o IP válido definido acima, senha e login. Para ter acesso a rádios, abra o internet explorer, digite o endereço IP válido definido acima... Abrirá um box para senha e login... Digite-as e seja feliz!!!

    Não esquecer de adicionar os IP's válidos que serão usados para os rádios na ADDRESS LIST. Como??

    Acesse o menu IP, ADDRESS LIST

    Crie uma nova lista de endereços (botão “+”)

    Acho que pode te ajudar em algo

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    voce precisa quebrar seu bloco de ip no roteador.. e adicionar uma rota sendo seu servidor gateway como default do segundo bloco (isso tudo dentro do router)..

    ai subir um ip do segundo bloco na placa de rede INTERNA.. e colocar outro ip na sua repetidora... e o gateway da repetidora sendo o ip q vc colocou na rede interna..

    amigo poderia me dar uma explicação meio que detalhada um pouco , entendi um pouco que vc me explico mais acho que esta faltando alguma coisa.
    minha estrutura aki é a seguinte

    internet===> 1mk ip 10.0.0.1 =====> 2 mk ip 10.0.0.10 ======3 mk ip 10.0.0.20

    quero colocar um ip valido no mk 3

    obs: entre o mk 2 e mk 3 esta em modo bridge

  6. #6

    Padrão

    supondo q vc tenha isso:

    200.200.200.0/24 e queira dividir este bloco.. a segunda metade voce vai usar internamente.. entao no seu router (cisco) faça, sua conf ficara assim:

    lan do router: 200.200.200.1 netmask 255.255.255.128
    wan do servidor/gateway/mk 1: 200.200.200.2 netmask 255.255.255.128 gatewy: 200.200.200.1
    LAN do servidor/gateway/mk: 200.200.200.129 netmask 255.255.255.129 (sem gateway essa interface)

    no cliente ou mikrotik (mk3): 200.200.200.130 netmask 255.255.255.129 gatway: 200.200.200.129

    no cisco vc faz assim:

    #conf t
    #interface FastEthernet0/0/0
    #ip address 200.200.200.1 255.255.255.128
    ^C
    #ip route 200.200.200.128 255.255.255.128 200.200.200.2

    #exit
    #copy run start

    pronto !!