+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Wink Antenas 2.4 com radio 5.8GHz

    Boa noite amigos, pode-se usar antenas de 2.4 com radios 5.8 ?? no meu caso tenho disco zirok de 27dbi e ovislink 5.8, será que roda???

  2. #2

    Padrão

    Bom dia!!!
    segundo o que eu sei são frequências diferentes...

  3. #3

    Padrão

    Liga pra zirok e compra apenas o dipolo "pontinha" da antena!

  4. #4

    Padrão antenas 2.4 em rádio 5.8

    Ola colega,

    como 2.4 Ghz não é multiplo de 5.8 Ghz, esta antena de 2.4 Ghz com rádio de 5.8 Ghz, vai apresentar ondas estacionárias elevadas(potencia refletida) por seus elementos não estarem sintonizados para a frequência de 5.8 Ghz, até pode funcionar, mas com baixo rendimento e colocando em risco a etapa de saída do rádio dependendo da potencia aplicada na mesma.

    Dependendo do tipo de antena, não é difícil transformar a mesma para 5.8 Ghz, pois basta diminuir seus elementos, para o comprimento de onda de 5.8 Ghz usando o coeficiente para o tipo de material dos elementos irradiantes da mesma(alumínio=0.95, latão= 0.90, cobre=0.85 etc...)e passando as demais medidas da mesma nas devidas proporções(distancias entre elementos,etc..), mas vai depender muito do tipo de antena.
    O uso de um wattimetro ou medidor de R.O.E para efetuarmos estas modificações é fundamental.

    Neste caso, cfe o colega harry disse,basta trocar o elemento irradiante( a ponta da antena, ou seja o alimentador),pois a parábola continua a mesma, talvez seja necessário alterar um pouquinho o foco do alimentador, mas isto é fácil.


    abraços,

    castilhos
    Última edição por castilhos; 07-08-2007 às 09:18.

  5. #5

    Wink

    Obrigado a todos pela atenção..cada dia mais aprendo com vcs muito obrigado mesmo..

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por castilhos Ver Post
    Ola colega,

    como 2.4 Ghz não é multiplo de 5.8 Ghz, esta antena de 2.4 Ghz com rádio de 5.8 Ghz, vai apresentar ondas estacionárias elevadas(potencia refletida) por seus elementos não estarem sintonizados para a frequência de 5.8 Ghz, até pode funcionar, mas com baixo rendimento e colocando em risco a etapa de saída do rádio dependendo da potencia aplicada na mesma.

    Dependendo do tipo de antena, não é difícil transformar a mesma para 5.8 Ghz, pois basta diminuir seus elementos, para o comprimento de onda de 5.8 Ghz usando o coeficiente para o tipo de material dos elementos irradiantes da mesma(alumínio=0.95, latão= 0.90, cobre=0.85 etc...)e passando as demais medidas da mesma nas devidas proporções(distancias entre elementos,etc..), mas vai depender muito do tipo de antena.
    O uso de um wattimetro ou medidor de R.O.E para efetuarmos estas modificações é fundamental.

    Neste caso, cfe o colega harry disse,basta trocar o elemento irradiante( a ponta da antena, ou seja o alimentador),pois a parábola continua a mesma, talvez seja necessário alterar um pouquinho o foco do alimentador, mas isto é fácil.


    abraços,

    castilhos
    Legal Castilhos, saber que nosso forum conta com sua atenção, ja li outros posts seus pela net e sei que vc demonstra grande interece em radio frequencia e claro que é seu ROBY, a sua esperiencia com outras radiofrequencias vai ajudar muito o pessoal que usa wireless apesar de ser uma coisa bem destinta os GHZ dos mhz ou Khz, mas contudo acredito que algo novo sempre se descobre e se aprende , bem vindo ao maior forum do brasil de wireless.


    Cordiamente: Piriri

  7. #7

    Padrão

    só um detalhe a parte refletora não é a mesma, tenho antenas 5 ghz e 2,4 hgz da zirok, tenho desde 60 cm até 1,5 metros de diâmetro, torna-se mais vantajoso trocar todo sistema. Venda sua antena e compre uma de 5 Ghz.

  8. #8

    Padrão

    amigo a grede so muda o tamanho conforme o ganho , a frequencia é de exclusivamente do alimentador (dipolo)

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por demolidorwtrchiller Ver Post
    só um detalhe a parte refletora não é a mesma, tenho antenas 5 ghz e 2,4 hgz da zirok, tenho desde 60 cm até 1,5 metros de diâmetro, torna-se mais vantajoso trocar todo sistema. Venda sua antena e compre uma de 5 Ghz.
    O refletor é o mesmo nas duas frequencias a unica coisa que muda é o alimentador.