+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão eth1

    tenho instalado em minha maquina duas placas de rede.
    se faço a listagem dos dispositivos pci (lspci), elas aparecem, mas nao estou conseguindo encontrar a interface eth1, soh consigo manipular a eth0.

    como faço aparecer eth1, e como listar as interfaces?

  2. #2

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    certo utilizei o comando ifconfig -a. Mas nao apareceu o eth1, apareceu apenas eth0. gostaria de saber como fazer ele aparecer pra mim utiliza-lo?

  5. #5

    Padrão

    Caro, com o comando lspci você listou as duas placas?
    Quais são elas?
    Aqui no meu exemplo tenho as seguintes:
    Código :
    # lspci
    ...
    0000:00:02.0 Ethernet controller: Intel Corp. 82557/8/9 [Ethernet Pro 100] (rev 08)
    0000:01:04.0 Ethernet controller: 3Com Corporation 3c905B 100BaseTX [Cyclone] (rev 24)

    Tenho duas placas, uma Ethernet Pro 100 e outra 3COM, com o comando lsmod, vou conferir se os módulos referente essa placa está carregado na memória, então vamos lá:

    Código :
    # lsmod
    ....
    3c59x                  36776  0
    e100                   30080  0
    ....
    Os dois módulos estão carregados na memória, assim sendo eles serão listados.

    Você tem que conferir quais os seus dispositivos ethernet (lspci), depois verificar se eles estão carregados, lsmod. No seu caso apenas uma das placas deve estar carregada, você terá que identificá-la e posteriormente instalar o módulo para a placa com o comando "insmod".

    Verifique isso.

    Abraço

  6. #6

    Padrão

    No lspci apareceram essas linhas:

    00:09.0 Ethernet controller: Hangzhou Silan Microelectronics co., Ltd. RTL8139D [Realtek] PCI 10/100Base Tx ethernet adaptor (rev 01)
    00:12.0 Ethernet controller: Via Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 74)



    No lsmod:

    Via82cxxx 10244 0 [permanent]
    generic 5124 0 [permanent]
    Via_Rhine 25864 0
    mii 6656 1 via_rhine

  7. #7

    Thumbs up

    Bom, você tem uma placa Realtek (rtk8139) e outra placa Via (Rhine-II).
    Pelo visto apenas o módulo da placa Via foi carregado, você conferiu se o módulo 8139too está carregado?

    Senão você terá que instalar.
    Acesse o diretório onde estará o driver:
    cd /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/net

    Se você listar o conteúdo desta pasta, verá o arquivo 8139too.ko. O que você tem que fazer agora e instalar esse módulo:
    Código :
    modprobe 8139too

    Depois veja com o comando lsmod se agora ele será listado.
    Qualquer coisa você da uma pesquisada no Google, veja esse Link Linux: Configurar uma rede doméstica e compartilhar ADSL no Slackware [Artigo]

    Vai ter um passo a passo, mas creio o que está faltando pra você agora é carregar o módulo da placa e depois endereçá-la.

    Mas qualquer dúvida é só perguntar que na medida do possível tentarei de ajudar.
    Abraço

  8. #8

    Padrão

    Pessoal vcs ajudaram muito.
    Descobri que minha placa estava com defeito, troquei por outra e esta funcionando agora.

    Gostaria de saber como eu descubro o nome dos modulos das placas.
    Ex: A Placa RTL8139D da Realtek, usa o mudulo 8139too.

  9. #9

    Padrão

    Quando você adquire o hardware, vem junto a ele o CD (ou md, ou DVD, etc) contendo os drivers necessários para ele funcionar.

    Nem todos vem com drivers vem para Linux. Mas em se tratando de placas de rede, essa realidade vem crescendo.

    Logo, no CD, tem o manual de instalação no Linux.
    Nesse manual, sempre terá um local na qual ele irá apontar para o arquivo de modulos (geralmente /etc/modules.conf) pedindo para que você adicione um alias ("apelido" para "reconhecimento" do dispositivo) seguido do nome do módulo.

    Então, ele demonstra qual é o nome do módulo.

  10. #10

    Padrão

    Powerbob, uma boa fonte de pesquisa é o google!
    Como o amigo de cima falou, no manual da placa ou cd deve vir esse tipo de informação. Mas se não tiver com certeza uma pesquisa no google vai te ajudar.

    Abraço