+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas quanto a portas...

    Pessoal,

    Uma dúvida me surgiu quando estive analisando os logs de meu servidor.
    No auth.log, mostrou que fiz um acesso remoto ssh mas a porta que foi utilizada não foi a 22, foi a 50726.
    Minha dúvida é justamente esta, porque foi usada a porta 50726 se no sshd está configurado a porta 22 e meu firewall está liberando p/ ssh a porta 22 e não outra?
    Alguém pode me dar uma dica?

  2. #2

    Padrão

    Essa porta 50726 é a porta que sua máquina utilizou pra fazer a conexão na porta 22 do servidor. Normalmente o micro usa portas altas como portas "source".

  3. #3

    Thumbs up

    quando você fez o acesso ao servidor ssh na porta 22, 22 é a porta que ele está rodando, ou seja, a porta de destino da sua conexao. quando o servidor estabelece a conexao, ele cria um socket com o cliente (voce), e quando voce envia a informação pra ele, ele precisa lhe dar um feedback do que aconteceu ( a grosso modo ) e pra isso ele precisa de uma porta de destino, e na hora de estabilizar o socket com voce ele utilizou a porta 50706. Ele sempre escolhe portas mais altas, e sempre é aleatório.

  4. #4

    Padrão

    0 ~ 1023 -----> Portas Baixas: Utilizadas por serviços conhecidos

    1024 ~ 65535 -----> Portas altas: Utilizadas por serviços clientes e escolhidas aleatoriamente, conforme nosso amigo mencionou.

    Mas nada impede, que vc utilize estas portas, para rodar os chamdos "serviços conhecidos". Em alguns casos, é possível obter maior segurança, alterando as portas default dos mesmos.

    mtec