Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Okay, pelo que deu para perceber tu deste uma estudada no assunto mas embaralhou tudo.... vou tentar detalhar sem entrar muito no como funciona tecnicamente.

O DNS serve para resolver nomes para endereços IPs, correto? Apartir disso sabemos que nosso servidor de web tem o ip 192.168.1.15, mas nao queremos que nossos clientes sempre usem esse endereço certo? Ok entao configuramos o dns para apontar o registro www.site.com.br para o endereço ip em questão. Entendido isso vamos para a segunda parte.

Voce quer que seus usuarios acessem uma determinada pasta que é /esportes no seu servidor de Web, mas como os usuarios querem moleza e nao querem lembrar que o site é www.site.com.br/esportes você entao configura um novo registro no seu DNS, esportes.site.com.br que vai apontar para o seu servidor de Web, que é o IP 192.168.1.15. Fechado vamos a terceira parte.

Se voce simplesmente fizer isso nao vai funcionar, ai que entra o vhosts do Apache, então voce vai la no apache é vai configurar que o vhost "esportes.site.com.br" vai cair na pasta /esportes (já que esta subentedido que o www.site.com.br esta´ na pasta /) entendido isso? Então como é que o cliente vai para o site correto? Quando o ususario acessa esportes.site.com.br o servidor Apache vai puxar o conteudo da pasta configurada, e quando ele acessa o www.site.com.br ele acessa o conteudo da pasta configurada para esse site. Entendeu o funcionamento da coisa?

2. Ah sim...então nesse caso tanto DNS quando Apache formam conjunto.

Quando eu vi isso pela primeira vez, foi no CPanel.

Por lá você configura os hot-sites.

Mas meu medo era que se eu tivesse um esporte.site.com.br no meu apache e alguém cria-se um esporte.site.com.br apontando para um outro IP, isso gera-se um conflito. Mas dessa forma, não tem como criar dois registros de esporte.site.com.br.

Bom...deixa eu ver se eu entendi.

www IN A 192.168.1.15
    esporte IN A 192.168.1.15
    turismo IN A 192.168.1.15

Assim ficaria no DNS para apontar para as máquinas.
    E no httpd.conf as configurações do VirtualHost.

E então, quando um endereço é acessado pelo navegador, o apache lê primeiro os registros dos VirtualHosts para ver se aquele endereço é um host virtual e assim chamar sua pasta para que, se não for um host virtual, ele chamar a pasta raiz (ou padrão).

É isso?

3. Citação Postado originalmente por Frusciante Ver Post

Mas meu medo era que se eu tivesse um esporte.site.com.br no meu apache e alguém cria-se um esporte.site.com.br apontando para um outro IP, isso gera-se um conflito. Mas dessa forma, não tem como criar dois registros de esporte.site.com.br.
    Sim, nao tem como gerar o conflito porque afinal "quem manda" no seu domino é voce, entao nao tem como alguem criar um registro "duplicado".

Bom...deixa eu ver se eu entendi.

www IN A 192.168.1.15
    esporte IN A 192.168.1.15
    turismo IN A 192.168.1.15

Assim ficaria no DNS para apontar para as máquinas.
    Exatamente, mais eu prefereria criar somente um registro do tipo A e resto do tipo CNAME que é o correto a se fazer segundo a RFC (nao to dizendo que o acime nao funcione, eu so prefiro fazer:

www IN A 192.168.1.15
    esporte IN CNAME www

E no httpd.conf as configurações do VirtualHost.

E então, quando um endereço é acessado pelo navegador, o apache lê primeiro os registros dos VirtualHosts para ver se aquele endereço é um host virtual e assim chamar sua pasta para que, se não for um host virtual, ele chamar a pasta raiz (ou padrão).

É isso?
    Sim, basicamente é isso, so que na realidade tudo é vhost, entretanto se nao tiver um vhost configurado ele cairia no site padrão.

4. e onde foi que voce obteve todas as informacoes?

Pela documentacao que acompanha o Apache?

5. Sim, a documentação sobre vhosts foi sim da documentação do Apache.

Já sobre o HTTP foi Apache+RFC, valendo o mesmo para o DNS onde tem o proprio manual e mai as RFCs

Tópicos Similares

1. Servidores com IP Publico vs. DNS
    Por danistation no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 04-08-2011, 11:33
  2. Apache com DNS
    Por dvbsb no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 10-02-2005, 08:15
  3. Apache vs CJB.NET
    Por WEbj no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 01-11-2004, 07:50
  4. Algumas duvidas sobre dns e apache
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 10-07-2003, 14:35
  5. DUVIDA, SOBRE DYNAMIC DNS NO APACHE ???
    Por _Luigi_ no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 13-10-2002, 08:07

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L