+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RouterBoard + PC

    Boa noite pessoal,
    Estou com um problema que é o seguinte:
    Tenho uma RouterBoard com um Cartao Senao trabalhando a 400mW, onde tenho apenas 30 clientes, reparei que desde ontem a routerboard está usando 100% do processador e a internet ficou muito lenta.
    Tenho um computador aqui parado (Celeron 2.8 Ghz com 1gb de ram e hd de 40 gb), to querendo usar ele para gerenciar com o mtk e deixar o routerboard só pra mandar o sinal mesmo.

    Na routerboard tenho as seguintes interfaces:
    internet( onde ta o modem)
    local (onde sai pra minha lan house)
    wlan (onde vai para os clientes wireless)
    netsuper(ppp)
    bridge(local e wlan)
    uso hotspot com user+senha+ip+mac
    e em queues tenho os limites de (400k) que coloquei para as maquinas da lan house.

    Alguem tem ideia de como eu poderia estar fazendo isso?

  2. #2

    Padrão

    Amigo...
    Sua routerboard está tomando conta de tudo, não é?
    Qual a sua routerboard?
    RB 133?

    A dica que eu lhe dou é deixar a routerboard como AP Bridge só (fazer bridge entre wlan e lan), e colocar o seu pc com o mikrotik, servindo o sinal da wlan pra a routerboard somente...

    Fica +/- assim:

    Clientes Wireless <------> Routerboard (Bridge) <------> Servidor <------> Modem ADSL


    Daí, vc pode ligar sua lanhouse na saída para a routerboard, ou colocar num switch junto do modem, pra naum ter controle de banda, ou até mesmo colocar outra interface de rede no servidor, pra criar outra rede e separar tudo, organizando

    =D

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jocthbr Ver Post
    Amigo...
    Sua routerboard está tomando conta de tudo, não é?
    Qual a sua routerboard?
    RB 133?

    A dica que eu lhe dou é deixar a routerboard como AP Bridge só (fazer bridge entre wlan e lan), e colocar o seu pc com o mikrotik, servindo o sinal da wlan pra a routerboard somente...

    Fica +/- assim:

    Clientes Wireless <------> Routerboard (Bridge) <------> Servidor <------> Modem ADSL


    Daí, vc pode ligar sua lanhouse na saída para a routerboard, ou colocar num switch junto do modem, pra naum ter controle de banda, ou até mesmo colocar outra interface de rede no servidor, pra criar outra rede e separar tudo, organizando

    =D
    Obrigado pela resposta jocthbr!!!
    Isso, minha é a RB 133!

  4. #4

    Padrão

    Não há de quê amigo, estamos aqui para isso, não é?

    hehehe

    O único problema das routerboards, é o processamento curto, que não deixa eles gerenciarem 100% uma rede grande, principalmente com túneis (vpn, pppoe) e tráfego pesado, fora as regras de firewall que tem que verificar pacote a pacote...

    A minha sugestão é que a routerboard funcione somente como bridge, fazendo somente o papel de Access Point.

    Estou desenvolvendo um programa aqui para administrar remotamente o Mikrotik OS, para poder cadastrar ou descadastrar os macs dos clientes, sem ter que acessar winbox ou linha de terminal, mas sim por PHP, num sistema via web, bem simples de se administrar.

    Quero saber se posso contar com a ajuda de meus amigos do fórum, já que estou com um pequeno probleminha com a conexão ao ssh do mikrotik pelo PHP, pois não consigo fazer os sockets SSL funcionarem nem no win nem no linux

    =/

  5. #5

    Padrão

    Entao galera, como eu teria que fazer?

    Deixar a routerboard 153 em AP e colocar o pc com mkt em bridge? Alguem poderia me ajudar de como fazer o sitema funcionar legal?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tonbts Ver Post
    Entao galera, como eu teria que fazer?

    Deixar a routerboard 153 em AP e colocar o pc com mkt em bridge? Alguem poderia me ajudar de como fazer o sitema funcionar legal?
    Amigo, o melhor que você faz é colocar uma routerboard na torre, com o mikrotik em BRIDGE.
    Daí, vc coloca um servidor mais potente em baixo, que vai distribuir o link, colocar webproxy, fazer as rotas, gerenciar os clientes e etc...

    Isso vai lhe dar uma estabilidade bem maior
    =DD

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jocthbr Ver Post
    Amigo, o melhor que você faz é colocar uma routerboard na torre, com o mikrotik em BRIDGE.
    Daí, vc coloca um servidor mais potente em baixo, que vai distribuir o link, colocar webproxy, fazer as rotas, gerenciar os clientes e etc...

    Isso vai lhe dar uma estabilidade bem maior
    =DD
    Beleza cara!!! Obrigado!!!