Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Posts de Blog
    118

Padrão

Amigo, acho que vc vai ter problemas devido a sobreposição dos lóbulos de irradiação, mesmo estando em canais diferentes.
    Se estiver usando polarização horizontal vai ficar pior ainda.

Padrão

Citação Postado originalmente por MarioNunes Ver Post
    Eu tive um problema semelhante e optei por criar WDS´s entre as interfaces e utilizar o mesmo CANAL e mesmo SSID para todas as interfaces, o resultado foi satisfatório, inclusive o sinal aumentou muito para os clientes, com certeza havia interferencia entre as antenas.

Dizem que nesse caso voce perde a autonomia de administrar em que interface o cliente vai se conectar, ele se conecta sempre na interface de maior sinal, mas não é isso que fazemos ? Conectamos os clientes na interface de melhor sinal.

Espero ter ajudado.

Mario Nunes
    Eu fiz algo parecido. Coloquei duas antenas com dois rádios. Um como AP e o outro como bridge e conectei um cabo de rede entre eles. Um radio no canal 1 e o outro no 5. Sempre vai conectar no sinal mais forte também. Só fiquei na dúvida quanto a configuração DHCP. Deixei ativa nos dois e criei faixas separadas de IPs. Mas no firmware não aparece todos os IPs ativos correspondentes a cada rádio, apesar dos usuários estarem conectados. Por isso ainda não coloquei controle de MAC, fiquei inseguro. Me parece que estes firmwares tipo WAPPRO, APRouter e semelhantes não fazem uma atualização segura das informações. Alguém já passou por algo parecido?

Lightbulb

Bom, para ajudar a esclarecer o que quero implementar, desenhei (toscamente por sinal) como vai ficar as antenas:

http://imagens.webtuga.com/images/554368antenas.jpg

E ai, consigo fazer isso sem interferência entre as antenas?

Padrão

então, será que da pra fazer isso??

( up! :P )

Padrão

Dá sim. Agora eu entendi melhor sua colocação. Sua posição em relação a cidade é exatamente como a minha. Eu coloquei duas antenas no mesmo mastro porque estou no limite da cidade, na última casa no norte e minha cidade é mais espichada para o sul. Assim para o leste e oeste eu não tenho tanta necessidade de cobrir exatamente os 180º. Eu coloquei um rádio em AP e o outro em bridge. E conectei um ao outro por cabo de rede. Um no canal 1 e o outro no canal 5. Não esqueça de atribuir um IP diferente para cada rádio. Quando houver necessidade tenho planos de colocar no outro extremo sul outra torre com a mesma configuração, só que virada para o norte. Penso que assim eu elimino zonas de sombra.