+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Menu de Voz (URA) no Asterisk 1.4 não funciona

    Pessoal,

    tenho uma central intelbras 141 Digital onde tenho ramais ligados em um Gateway VoIP Grandstream GXW-4108, onde todas as ligações que entram por esses ramais são direcionadas para o meu ramal 7216 (VoIP), nesse ramal VoIP eu configurei uma URA (Unidade de Resposta Audível), no contexto ura no meu extensions.conf. Todos os meus ramais VoIP quando discam um número de ramal, o Gateway joga eles pra a central intelbras e daí vai para o ramal (ou seja, discagem em um estágio), todavia no processo inverso o gateway só suporta que eu jogue todas as ligações voip para um número voip, então eu direcionei todas para o 7216 e nele eu coloquei uma URA, só que a URA não funciona, eu disco, ouço a mensagem da URA, mas quando disco as teclas ela não responde. Fiz testes ligando de VoIP para o URA e uma hora funcionou, mas depois parou de funcionar. Todos os meus ramais VoIP estão no padrão do 7265 (no sip.conf listado abaixo, ou seja, no mesmo contexto e com os mesmo parâmetros de configuração).
    Será que alguém poderia me dar uma luz?

    extensions.conf

    [interno]
    exten => 7216,1,Goto(ramalvoip,s,1)
    exten => _72XX,1,Dial(
    SIP/${EXTEN}@gxw4108)
    exten => _72XX,2,Hangup()


    [ura]
    exten => s,1,Answer()
    exten => s,2,Background(msg-central1)
    exten => s,3,Wait,5

    exten => 1,1,Playback(msg-direct)
    exten => 1,2,Dial(SIP/7265)

    exten => 2,1,Playback(msg-direct)
    exten => 2,2,Dial(SIP/7215)

    exten => 3,1,Playback(msg-direct)
    exten => 3,2,Dial(SIP/7214)

    [gatewayvoip]
    exten => 7216,1,Goto(ramalvoip,s,1)
    exten => _72XX,1,Dial(
    SIP/${EXTEN}@gxw4108)
    exten => _72XX,2,Hangup()



    meu sip.conf está da seguinte maneira:

    [gxw4108]
    type=peer
    context=gatewayvoip
    host=192.168.0.160
    insecure=port
    disallow=all
    allow=g729
    allow=g723.1

    [7216]
    type=friend
    context=interno
    secret=senha
    host=dynamic
    callerid=7216
    username=7216
    nat=yes
    canreinvite=no
    disallow=all
    allow=g729
    allow=g723.1


    [7265]
    type=friend
    context=interno
    secret=senha
    host=dynamic
    callerid=7265
    username=7265
    disallow=all
    allow=g729
    allow=g723.1

  2. #2

    Padrão

    Tente afinar o DTMF da central com o do asterisk para que eles falem a "mesma" lingua. Nao me lembro muito bem qual era a diretiva do asterisk.. acho que é dtmf=rfcxxxx mas da uma pesquisada e ve o q acontece... uma outra ideia interessante é usar um tcpdump ou o asterisk em debug mode no console e ver o que esta sendo transmitido... eu resolvi muita bronca assim.

  3. #3

    Thumbs up

    Mistymst,

    valeu brother, realmente foi a questão da DTMF, configurei a DTMF no Asterisk para RFC2833 (pq o Codec g729 não suporta outras DTMF's) e configurei o envio de DTMF para RFC2833 também nos ATA's, aí funcionou blza.

    obrigado, grande abraço.