Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy como montar um ap aparti de uma placa mãe por favor me ajudem

    preciso montar um ap aparti de uma placa mãe para atender melhor os clientes de um amigo, o ap router não suporta mais agradeserei quaque ajuda

  2. #2

    Padrão

    Amigo pra montar é facil, qualquer CPU com suporte a placas pci, tem como fazer, mas primeiro todo projeto é feito a partir de uma necessidade, entaum vc tem que ver o que vc precisa pra atender todos, quantos radios tem pra trocar, quantos clientes pra atender, o que tem montado na torre ou tal, o que tem de equipamento, ai depois elaborar o cpu com o sistema. recomendo devido a variações de clientes, e interferencias de concorrentes, usar um cpu com 4 ou 5 slots pci, pra caso de queima de slot, usar sistema mikrotik instalado, usar placas atheros. mas diga-nos o que vc necessita ai, e o que tem em maos funcionando, pra melhor opnarmos. vlw.

  3. #3

    Padrão

    Bom, estou com dúvidas no assunto também. Tenho aqui umas placas :

    1 mobo com CPU 233+64MB RAM=> 3PCI + 4 ISA
    1 mobo com CPU 166+64MB RAM=> 4PCI + 4 ISA
    1 mobo com CPU 600+64MB RAM=> 3PCI

    Meu objetivo é montar 1 AP-MK para repetir o sinal numa área determinada com alguns clientes que não tem visada, no máximo 20 clientes.O problema é que iria usar a placa Greatek wl2454g(atheros) mas não reconheceu em nenhumas das mobos acima.

    Minhas dúvidas são:

    1 - Essas mobos suportam um AP-MK sem fazer nenhum controle, já que faço tudo no servidor?
    2 - Qual PCI poderia usar nessas placas para montar um AP-MK?
    3 - Tenho alguns clientes com PCs antigos, 233MMX a K6II, qual placa PCI que recomendam para por neste tipo de PC?

    Tem um tutorial bom em Wireless repeater - MikroTik Wiki , há algo a acrescentar nele?

    Desculpe a carona no tópico, mas achei que poderia lhe ajudar com minhas dúvidas também, saveironorte
    Abraços

    Marcio

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Minhas dúvidas são:

    1 - Essas mobos suportam um AP-MK sem fazer nenhum controle, já que faço tudo no servidor?
    2 - Qual PCI poderia usar nessas placas para montar um AP-MK?
    3 - Tenho alguns clientes com PCs antigos, 233MMX a K6II, qual placa PCI que recomendam para por neste tipo de PC?
    1- Esses mobos aceitam sim, o mikrotik é compativel com varias placas maes, o problema é se as placas pcis que vc utilizar, tipo a greatek que voce citou ira reconhecer nas placas maes e se a versao do mikrotik ira reconhecer. (mas ha versoes novas de mikrotik com banco de drives atualizados).
    2 - Utilize placas Atheros AR5213 funcionam em quase todas placas maes, e mikrotiks. (existem mini-pcis, e pcis. com mini-pcis voce vai precisar do adaptador pra pci).
    3 - Geralmete pcs antigos, existem as placas Realsat as que tem chipset realtek 8185, sao excelentes funcionam em cada coisa antiga rs.

  5. #5

    Padrão

    Valeu, aka2005.

    O MK roda nessas placas, já tinha testado, o problema foi que a BIOS não reconheceu as Greatek, pensei que reconheceria pois o Chipset é o Atheros AR5212, acho que me confundi.

    Sairia muito caro com mini-PCIs? Quais posso utilizar nas mobos que mencionei?

    Abraços

    Marcio

  6. #6

    Padrão

    Show entao, se tem um site onde posso pega as informações dessa greatek, axei interessante.... bom sobre as mini-pcis, compramos com esse pessoal .: Global Frequency Systems :. conversa com a fernanda. la tem tudo, é o local mais em conta que axamo e de confiança.

  7. #7

    Padrão

    Ué!!!!!!!!!! Pensei que vc fosse da empresa , ehheheehh


    Grupo Greatek

  8. #8

    Red face

    sr: aka 2005 em minha base tenho apenas uma antena omi 15 dbi e 65 clientes afritos por internet tenho um link de outro provedor via radio. com o aprooter faço uma bridg e configuro as placas de radio dos clientes de acordo com minha rede e criptografia wep
    Agora preciso montar um ap de verdade para ter um melhor controle de minha rede e poder gerenciala melhor já tenho o mikrotik em um cd e tenho uma placa pcchips e placas de radio de-link um frass para usar como hd e 128 de ran processador pentium 4 cera que o mikrotik tem suporte para esse equipamento

  9. #9

    Padrão

    olá pessoal, sou novo em mikrotik e por aki... rsrsrs, mas assim:
    Eu tenho algumas duvidas a respeito! tipo:
    1º Como faço para montar um mikrotik como AP+Servidor (tudo no mesmo pc, tem como?)
    2º Serão instaladas placas pci wirelles no pc e destas placas wirelles pci é que sairão os cabos RGC para as antenas que estarão na torre?
    3º Existe algum projeto pronto disse pelo o forun?
    4º Quantos clientes cada placa aguentaria ?

    Desculpa a carona e minha ignorância no assunto!
    Desde de já agradeço!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por saveironorte Ver Post
    sr: aka 2005 em minha base tenho apenas uma antena omi 15 dbi e 65 clientes afritos por internet tenho um link de outro provedor via radio. com o aprooter faço uma bridg e configuro as placas de radio dos clientes de acordo com minha rede e criptografia wep
    Agora preciso montar um ap de verdade para ter um melhor controle de minha rede e poder gerenciala melhor já tenho o mikrotik em um cd e tenho uma placa pcchips e placas de radio de-link um frass para usar como hd e 128 de ran processador pentium 4 cera que o mikrotik tem suporte para esse equipamento
    Amigo, suporte se vai ter sim, aki mesmo no forum da underlinux, tudo vc encontra aqui. so tem pessoas boas aki... fecha nota com o mikrotik que é show.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Newseteinformatica Ver Post
    olá pessoal, sou novo em mikrotik e por aki... rsrsrs, mas assim:
    Eu tenho algumas duvidas a respeito! tipo:
    1º Como faço para montar um mikrotik como AP+Servidor (tudo no mesmo pc, tem como?)
    2º Serão instaladas placas pci wirelles no pc e destas placas wirelles pci é que sairão os cabos RGC para as antenas que estarão na torre?
    3º Existe algum projeto pronto disse pelo o forun?
    4º Quantos clientes cada placa aguentaria ?

    Desculpa a carona e minha ignorância no assunto!
    Desde de já agradeço!
    Vai na seção de WIKI cara, la tem tudo , passo a passo... pra ti.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Vai na seção de WIKI cara, la tem tudo , passo a passo... pra ti.
    Mas isso qu descrevi acima é possivel?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Newseteinformatica Ver Post
    Mas isso qu descrevi acima é possivel?
    Sim amigo, sua ideia é possivel, passei poucas vezes pelo WIkI do forum, vou olhar com mais calma se axo...
    mas voce pode sim, montar tudo num CPU so... ele recebe internet, manda pros clientes por placa Wireles... em questao de qtos clientes cada placa sustenta, ai depende muito do modelo de placa, do tanto de cliente seu, e do trafico gerado por eles.... uns dos bons que utilizo aki sao os Senaos, aguentam em media aqui 48 clientes aki simultaneos na Omini.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Sim amigo, sua ideia é possivel, passei poucas vezes pelo WIkI do forum, vou olhar com mais calma se axo...
    mas voce pode sim, montar tudo num CPU so... ele recebe internet, manda pros clientes por placa Wireles... em questao de qtos clientes cada placa sustenta, ai depende muito do modelo de placa, do tanto de cliente seu, e do trafico gerado por eles.... uns dos bons que utilizo aki sao os Senaos, aguentam em media aqui 48 clientes aki simultaneos na Omini.
    Vc acha melhor montar o ap conforme citei ou com radio osvlink 5000 ?
    ??? sendo que os radios seriam controlados pelo servidor microtik!!!
    Desculpa te enche de pergunta ... mas as duvidas são muitas.... c poder ajudar desde já agradeço ....

  15. #15

    Padrão

    Seu sistema funciona como: recebe dum provedor o link pelo Ap 5000 e manda prum outro AP, e vc instala os clientes, e controla como??

    Bom se tem que ver o que vc esta necessitando, q pelo que vi é mais controles sobre os clientes, entaum recomendo deixar o link funcionando pelo ovislink, ai no lugar do Ap que manda sinal pros clientes, vc instala um CPU com o mikrotik, e joga os cartoes, vc utiliza o que ai Omini, setoriais, Grades??? ai sim, pelo mikrotik vc tem total controle para o cliente, pode liberar, bloquear, avisar, controlar, tudo.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Seu sistema funciona como: recebe dum provedor o link pelo Ap 5000 e manda prum outro AP, e vc instala os clientes, e controla como??

    Bom se tem que ver o que vc esta necessitando, q pelo que vi é mais controles sobre os clientes, entaum recomendo deixar o link funcionando pelo ovislink, ai no lugar do Ap que manda sinal pros clientes, vc instala um CPU com o mikrotik, e joga os cartoes, vc utiliza o que ai Omini, setoriais, Grades??? ai sim, pelo mikrotik vc tem total controle para o cliente, pode liberar, bloquear, avisar, controlar, tudo.
    uma omini, mas o link é bacbhone ( brasil telecon) no caso eu pretendo ligar o modem no servidor mikrotik entende e apartir dele distribuir o sinal para meus clientes !

  17. #17

    Padrão

    Ok entendido... entaum amigo, vc liga o sinal da BRTl... direto no Mk, e dele voce faz tudo, controle de clientes, e joga umas placas wireles nele, pra mandar sinal pros clientes... vou axar o tutorial aqui pra vc.

  18. #18

    Padrão tutooo!!!

    Poxa c vc consseguir esse tuto ficarei muito agredecido mesmo !

  19. #19

    Padrão

    Colega axei um tuto pra vc ter uma ideia em questao da montagem, tai... Tutoriais/Wireless/montagem-mikrotik-placa-pc-comum - UnderLinux Wiki agora o tuto pra configurar, vo caça aki ainda..

  20. #20

    Padrão

    Tai o passo a passo pra configuração... Mikrotik - UnderLinux Wiki

    Agora Duvidas vai ter, ai a gente vai tirando conforme vc vai tendo amigo.