+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cartão mini-pci é melhor que dwl-g520 ?

    Amigos tenho um mikrotik + 4 dwl-g510 + hyper 14 dbi.

    Queria saber se os mini-pci aguenta mais que a g510 no caso este MINI PCI CARD R52H aguentaria quanto a mais que a g510 ?


    Hoje estou com 35 simultaneos queria aumentar a quantidade, pois em cada lado da cidade vou precisar de 60 simultameos. 128 kbps em media cada cliente.

    E sobre a potencia dele é melhor mesmo ? ou existe outro cartão melhor pra este caso ? pra aguentar mais clientes.
    Última edição por ShadowRed; 07-12-2007 às 23:01.

  2. #2

    Padrão

    Shadow, vou logo te desanimando cara...

    60 clientes simultâneos à 128kbps cada um dá = 7,5mbits

    Como o rádio em modo B transmite teoricamente 11mbits, mas você pode considerar 50% ou menos disso dai porque na prática a batida do bumbo é outra ... = 5,5mbits se for um rádio decente!!!

    ou seja, totalmente fora de cogitação. :P

    O que te recomendo é dividir seus clientes em mais de uma torre e fazer um ptp pra que elas comuniquem entre si.

    Agora em relação aos rádios mini-pci, realmente eles tem uma grande vantagem que é não utilizar irq. OU seja, ele não tem conflito com outras placas que existem na placa mãe. Agora vê se gasta um pouquinho mais e compra uma mini-pci homologada. A atheros 6th é.

    E lembre-se, não há qualquer relação de potência do rádio com quantidade de clientes simultâneos que aguenta.

    Espero ter ajudado, abração!

  3. #3

    Padrão

    amigos,,

    60 simutaneos,, nao quer dizer q, "todos" estaram fazendo down,,, no max,, ao msm tempo,,,
    60 clientes por antena,, hyper,, em g510,, vai lagarrr,,nao eh muita coisa nao, com essse cartao ai, tu segura.
    vlw

  4. #4

    Padrão

    tem cartao no mercado, q vc segura 10 vezes mais,,
    flw

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alanvictorjp Ver Post
    tem cartao no mercado, q vc segura 10 vezes mais,,
    flw
    vc poderia dizer um?

  6. #6
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    olha se vc tabalhar em modo b/g a um aumento teorico na transmissao de dados...
    porem eu nao uso em modo g pelo desempenho muito superior em modo b prefiro ter mais pontos de distribuicao pra ter qualidade...
    abracos...

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    Shadow, vou logo te desanimando cara...

    60 clientes simultâneos à 128kbps cada um dá = 7,5mbits

    Como o rádio em modo B transmite teoricamente 11mbits, mas você pode considerar 50% ou menos disso dai porque na prática a batida do bumbo é outra ... = 5,5mbits se for um rádio decente!!!

    ou seja, totalmente fora de cogitação. :P

    O que te recomendo é dividir seus clientes em mais de uma torre e fazer um ptp pra que elas comuniquem entre si.

    Agora em relação aos rádios mini-pci, realmente eles tem uma grande vantagem que é não utilizar irq. OU seja, ele não tem conflito com outras placas que existem na placa mãe. Agora vê se gasta um pouquinho mais e compra uma mini-pci homologada. A atheros 6th é.

    E lembre-se, não há qualquer relação de potência do rádio com quantidade de clientes simultâneos que aguenta.

    Espero ter ajudado, abração!
    Eu concordo com vc. O melhor é dividir os clientes, em antenas setoriais... Deixar mais q 30~35 simultâneos é quando começam as dores de cabeça... Quando eu usava omni, numa dlink AG530, cheguei a 72, mas era horrível de ruim! Depois que mudei pra setoriais, foi de um dia pra outro que terminaram meus problemas...

    Shadow, se vcc com 2 bases atende a cidade inteira (aqui é assim também) invista em setoriais e mikrotik... Pode usar cartão mini-pci com routerboard ou pc-ap tanto faz, pela quantia de clientes q vc pretende atender..

  8. #8
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    realmente qto mais pontos de repeticao melhor a qualidade sem conta os ponto a ponto ne tem que ta bons tbm...


    abracos...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Eu concordo com vc. O melhor é dividir os clientes, em antenas setoriais... Deixar mais q 30~35 simultâneos é quando começam as dores de cabeça... Quando eu usava omni, numa dlink AG530, cheguei a 72, mas era horrível de ruim! Depois que mudei pra setoriais, foi de um dia pra outro que terminaram meus problemas...

    Shadow, se vcc com 2 bases atende a cidade inteira (aqui é assim também) invista em setoriais e mikrotik... Pode usar cartão mini-pci com routerboard ou pc-ap tanto faz, pela quantia de clientes q vc pretende atender..
    Meu ponto de distribuição nesta cidade esta assim.

    Mikrotik + 4 DWL-g510 + 4 Hyper setorial 14 dbi 90º.

    Atendo os 4 lados da cidade e o ponto a ponto é tudo em 5.8 ghz.


    Mas a cidade é uma bosta, tem muito concorrente com omni 15 + senao 400mW para todo lado. Usando alem de tudo link ADSL. Mas já acustumei com isso porque a anatel até agora nem passou perto para fiscalizar.

    Nem tem como colocar outro ponto de distribuição pelo fato da cidade ter poucos predios, e os que tem ficam todos juntos no centro da cidade.

    Cada cartão hoje tem media de 30 on-line, mas estou vendo um crescimento para dobrar isso por cartão. ai veio a duvida de como solucionar isso usando as mesma 4 setoriais.


    O bom é que depois que cheguei na cidade fazendo tudo certinho, equipamentos bons, antenas boas, nobreak em todos os pontos, link de qualidade (linhas privativas).

    Começou a mudar o conceito da via radio da cidade e to pegando muitos clientes dos " Provedores fundo de quintal " que tem aqui. Mas quero crescer com qualidade, para isso vim pedir a opnião de voceis.

    Acredito que 5.5 Mbits vai ser o maximo simultaneo por cartão, mesmo tendo 50 clientes por cartão, pelo fato de ser dificil eles fazerem down ou up todos juntos.


    Mas aguardo a dica de voceis.


    Obrigado.
    Última edição por ShadowRed; 08-12-2007 às 19:31.

  10. #10

    Padrão

    Eu usava Routerboard mare400 com 2 cartoes atheros. Troquei por PC ap com 4 placas ag530. A latencia ficou muito melhor do que com os mini pci e routerboard. Poder ser que o que fez a difereca nao seja as placas, e sim a troca de routerboard para placa mae....