+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Reiniciar serviços de rede!!

    Estou com um problema sério:

    Tenho a interface de rede que recebe link e outra que manda pros clientes. Ambas 3com

    Em determinados momentos a interface de rede que manda para os clientes está travando, simplesmente pára. A interface que recebe o link continua funcionando normal.

    Pensei que poderia ser a placa de rede, troquei....... não adintou
    Suspeitei do slot da placa mão, troquei de slot...... não funcionou

    Quando trava eu reinicio o servidor e funcionar na hora!.... depois de um determinado período ela trava novamete.

    Agora imaginem isso acontecendo de madrugada!

    Gostaria de sabe algum comando no Slackware 12, para quando travar eu executar esse comando sem reiniciar o servidor, ou seja rebootar apenas a interface de rede.

    com isso penso em montar um script para ficar dando ping de 5 em 5 segundos, quando travar ele já faz automático.

  2. #2

    Padrão

    Caramba.... placa de rede travando...

    Pelo que você comentou você trocou a placa de rede e continuou a dar problemas, você verificou se onde ela esta conectada esta com algum problema? É uma coisa em comum com as duas placas de rede que você testou! Você deu uma olhada nos logs para ver se tem alguma mensagem? Derrepente a placa de rede ta recebendo algum pacote/quadro que esta fazendo ela dar problema.

    Eu ja tive um problema com placa de rede em um servidor que na interface onde tinha VLAN o trafego para fazer um ssh ou ftp era SUPER lento... não era possivel mandar aquivos nem nada! Descobri que o driver que vinha no kernel 2.6 (não me lembro mais a versao exata) não trabalhava muito bem com VLANs e compilando o driver mais recente da intel (que era minha placa de rede) funcionou e não me deu mais problemas!

    Acho que você poderia fazer esse script e mandar reiniciar a placa de rede cada vez que não conseguisse mais fazer ping, mas você ainda estaria com o problema nas mãos!
    Última edição por zenun; 08-12-2007 às 23:00.

  3. #3

    Padrão

    zenun

    e como eu verifico estes logs???

    onde eles ficam gravados?


    eu tenho 1 servidor step, e neste não acontece este problema.

  4. #4

    Padrão

    Então cara, como você deve saber os logs todos ficam gravados em /var/log, porém como não da para saber exatamente qual arquivo ele pode estar escrevendo possiveis logs para esse erro, tenta fazer um grep dentro do /var/log buscando dentro de todos os arquivos tentando encontrar alguma referencia a sua placa de rede. Quando eu não sei exatamente onde um log esta sendo gravado faço isso.

    Esse seu servidor step, esta conectado no mesmo equipamento (switch/hub/media converter), porem em outra inteface, que esse que esta dando problema?

    Só em carater de teste, você ja tentou colocar a interface que recebe o link de internet para os clientes (fazer swap das interfaces a que recebe o link nos clientes e que era dos clientes para o link) para ver se acontece a mesma coisa? Pois se acontecer, não é problema da sua placa de rede e sim de onde você esta conectando ela.

  5. #5

    Padrão

    sim, a outra máquina eu ligo da mesma forma!!!!!!



    veja o que eu achei em syslog:

    Dec 9 16:12:28 server kernel: 15: @f7728b60 length 8000009e status 0001009e
    Dec 9 16:12:38 server kernel: eth1: transmit timed out, tx_status 00 status e601.
    Dec 9 16:12:38 server kernel: diagnostics: net 0cfc media 8c80 dma 0000003a fifo 8000
    Dec 9 16:12:38 server kernel: eth1: Interrupt posted but not delivered -- IRQ blocked by another device?
    Dec 9 16:12:38 server kernel: Flags; bus-master 1, dirty 11225272(8) current 11225272(8)
    Dec 9 16:12:38 server kernel: Transmit list 00000000 vs. f7728700.



    eth1 é a placa que trava.

    alguma ideia?

  6. #6

    Padrão

    Olha buscando um pouco na internet ja deu para ver que o pessoal teve esse problema tambem e isso esta relacionado com conflito de IRQ!

    Da uma olhada nesse post aqui:
    RH7.1 - 3Com PCI 3c905C Tornado - Interrupt posted but not delivered -- IRQ blocked by another

  7. #7

    Padrão

    Encontrei um cara que tinha um SuSe com esse problema tambem!
    Olha o que ele disse:

    Código :
    I was thinking about your last post and did some checking in my Bios. Turns out the last four
     Expansion slots on this motherboard share two IRQ's. This has never been an issue before, 
    but for some reason Suse 10.1 did not like it that way. 
    I moved the Nic card to a different slot, did a clean install and network came up without any problems at all.

    Esta nesse site aqui SuSE Linux Forums > Ping: Sendmsg: No Buffer Space Available [Solved]
    Eles tambem usaram a dica do site que te passei antes que é de dar boot na maquina passando um parametro para o kernel de "noapic"!