Ver Feed RSS

Notícias Sobre TI e Linux

Memorando do Departamento de Defesa Americano Abre as Portas para o Código Aberto

Avalie este Post de Blog
Depois da Casa Branca ter aderido ao Drupal como CMS padrão para o seu portal de acesso, agora é a vez do Departamento de Defesa Norte-Americano mostrar maior abertura ao uso de código aberto. Um novo memorando que vem circulando pelo Departamento de Defesa tem clarificando a posição dos militares americanos sobre o uso de Software Livre e de Código Aberto (SL/CA). O memorando foi criado para resolver problemas com um memorando de 2003 que dava alguma impressão de que o uso de SL/CA poderia ser bloqueado pelo Departamento de Defesa.


A nova política, escrita por David M. Weggeren, responsável pelo DoD Deputy Chief Information Officer, aponta uma série de benefícios do SL/CA, tais como peer reviews contínuos, habilidade irrestrita para a modificação de código, menor dependência a fornecedores específicos, rápido provisionamento, redução de custos, adequação rápida a prototipagem, e TCO (Total Cost of Ownership, ou Custo Total de Propriedade) reduzido pelo compartilhamento dos custos de desenvolvimento. O mesmo acrescenta uma ressalva de que o código aberto não é um fator excessivo dizendo "Finalmente, o software que melhor atende as necessidades e missão do Departamento deverá ser utilizado, independente se o software for de código aberto".

O memorando também informa que a necessidade de se distribuir o código fonte não é necessariamente aplicável para o Departamento de Defesa, já que o mesmo só fará uso dos softwares internamente. Dito isso, a nota não descreve o procedimento necessário para permitir a liberação de correções para o público.

O memorando foi saudado por muitos. Simon Phipps, Observador da OSI e Chefe do Escritório para o Código Aberto da Sun Microsystems, disse em seu blog que essa ação "finalmente permitirá que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos possa avançar com orientações claras, eliminando muito do FUD que as partes interessadas mantinham em jogo para mantê-los afastados", e chamou a exposição de "um documento histórico para o movimento SL/CA".


Saiba Mais:

[1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...ce-844137.html
[2] Memorando do Departamento de Defesa: http://powdermonkey.blogs.com/files/2009oss.pdf

Notícias Relacionadas:


[1] Casa Branca Agora em Drupal
http://www.qtl.co.il/img/copy.pnghttp://www.google.com/favicon.icohttp://www.babylon.com/favicon.ico

Atualizado 02-11-2009 em 23:52 por tuxdahora (Edição do CrossLinking.)

Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário