• BeRTOS com Suporte a ARM e Arduino

    Para todos aqueles que aguardavam com muita ansiedade, finalmente foi lançado o BertOS 2.5. E pela primeira vez, esse sistema operacional em tempo ral embarcado já suporta processadores ARM da família Cortex-M3, da Atmel, Luminary, NPX e ST Microelectronics. O sistema também roda na maioria dos processadores Atmel da familia AVR, assim como nas CPUs da família AT91 com núcleo ARM-7. Para quem não sabe, o BeRTOS não é somente um kernel. Ele também vem embarcado no pacote com a maioria dos drivers para as interfaces UART e portas paralelas, RTC, vários componentes de I/O (Entrada/Saída), I2C, interfaces Flash, além de drivers do sistema de arquivos, permitindo assim que os dados possam ser escritos em mídias como os cartões SD.


    O BeRTOS também possui uma biblioteca gráfica para controle de display além de um conjunto completo de linha de comando para terminal. O sistemam é configurado através de um Wizard que foi escrito em linguagem de programação 9e de script) Python, e oferece configuração de arquivos customizada para várias das placas de desenvolvimento de sistema mais populares, incluindo a famosa Arduino Duemilanove. Implementações de exemplos como os receiver GPS DIY, que está incluído na árvore-fonte, é projetado para ajudar aos novos usuários do BeRTOS a se familiarizarem com o sistema.

    Esse sistema operacional embarcado está disponível sob uma licença GPL modificada, que é similar a LGPL, além de incluir alguns elementos da licença Creative Commons. Além dos fontes do sistema operacional, que é independente de plataforma, existe um Software Development Kit disponível (apenas para Windows).


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...t-1023766.html

    Sobre o Autor: tuxdahora


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L