• Google Voice Aberto ao Público

    O Google acaba de inaugurar nos Estados unidos da América o Google Voice, seu tão aguardado serviço de gerenciamento de telefonia customizável. O Google Voice já estava ativo anteriormente, mas somente poderia utilizar através de convites pessoais, o que era raro. E para quem não sabe, o sistema funciona da seguinte forma: ele oferece ao usuário um "número" único, pelo qual será capaz de gerenciar todas as linhas telefônicas existentes que o mesmo possa adquirir em toda a sua vida. Esse realmente é um investimento de longo prazo da Gigante da Internet.


    O Google Voice possui a capacidade de chamar vários telefones, ao mesmo tempo, ou um de cada vez, dependendo apenas de como você configurou suas preferências no sistema. E o serviço não para por ai. O Google Voice inclui o serviço de voicemail baseado na Web, com transcrição instantânea de textos, além de opções de personalização de mensagens de recepção para diferentes ligações, e a habilidade de enviar e receber mensagens de texto de forma ilimitada. E sabe o melhor de tudo isso? É de graça! Isso mesmo! Free! Livre! Custo zero para você!

    O serviço Google Voice já está em atividade, e se você acessar sua página principal em http://google.com/voice, você será direcionado para uma página segura (HTTPS) para que você efetue seu login em uma conta existente do Google, ou crie uma nova, para uso do serviço da empresa. Mas se você tentar efetuar seu login utilizando um IP que esteja fora deo território norte-americano, não poderá utilizar o serviço, e uma página de alerta aparecerá na sua frente, explicando que o serviço está disponível apenas nos Estados Unidos, mas o Google planeja muito em breve ampliar a disponibilidade do mesmo para outros países. Porém, infelizmente, a empresa não fala sequer em prazos de implementação do serviço fora do território norte-americano. Só nos resta aguardar.

    Mas se você estiver utilizando um IP válido para o sistema (e principalmente, um telefone válido para operar nos Estados Unidos), tudo o que você precisa fazer é efetuar seu login, utilizando uma conta do Google, na página http://google.com/voice. Após o login, o site lhe apresentará as instruções de como selecionar seu número de telefone. Você poderá escolher o código de área e selecionar qualquer seqüência que estiver disponível, em uma combinação de letras e números.

    Claro que não vai sobrar muita coisa nem para os norte-americanos, quanto mais para os outros países quando o sistema se tornar disponível. Acredito que neste exato momento, todo o dicionário norte-americano deve estar sendo cadastrado pelos usuários, numa eventual poplítica de reserva e propaganda que poderá gerar um mercado descentralizado de todo o processo (ou pelo menos deixar muita gente com inveja pela palavra escolhida para ser seu "número").

    Segundo o procedimento so Google Voice, você também terá de selecionar um PIN e adicionar seu primeiro telefone de redirecionamento. E você escolhe qual será o primeiro telefone cadastrado do sistema, que será considerado como linha principal: seu telefone residencial, celular, trabalho, ou qualquer número que você deseje adicionar. Lembre-se de que esse é o real benefício do Google Voice: após cadastrar seus telefones e configurar as preferências do sistema, você poderá ser encontrado em qualquer lugar, em que você estiver presente com um ou mais telefones cadastrados no serviço.

    Esse serviço realmente poderá revolucionar o mercado de telefonia, agregando novas funcionalidades e facilidades para todos os usuários de telefonia móvel espalhados pelo globo terrestre.


    Links de Interesse:

    - Google Voice: Your Guide to Getting Started

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L