• Consumidores Processam Apple por Problemas na Antena do iPhone

    Mal tem uma semana de lançamento, e o novo iPhone 4 já vem carregado de problemas e processos. Isso mesmo. Processos. Usuários descontentes com os problemas de recepção apresentados pela antena do aparelho, e descontentes com a "falta de iniciativa" da empresa em "resolver" o caso, entraram na justiça contra a companhia. A ação movida por alguns usuários, é de classe putativa, e foi apresentada nesta terça-feira no Distrito Norte da Califórnia, Estados Unidos. A ação em si atinge não somente a Apple, mas a AT&T, a operadora exclusiva para conexão sem fio do iPhone 4 em território norte-americano. As alegações dos consumidores contra ambas as empresas incluem fraude por ocultação, negligência, fraude intencional, e design defeituoso.

    A Apple lançou o iPhone 4 na quinta-feira da semana passada, e foi um tremendo sucesso. Não a toa, a companhia viu todo o seu estoque de iPhone 4 ser esgotado em apenas três dias de comércio (quinta, sexta e sábado), atrasando novamente mais um produto de vender mais, já que nem as previsões mais positivas da empresa da maçã conceberam a venda de mais de 1,7 milhões de unidades do aparelho em tão pouco tempo. Porém, mesmo com todo esse sucesso, o lançamento desse gadget não saiu imaculado, sendo tormentado por denúncias de alguns clientes sobre a recepção pobre de chamadas no dispositivo, dependendo da maneira como eles seguram o aparelho em suas mãos.

    O mais espantoso de toda a história é a velocidade como os usuários agiram. A própria Internet está recheada de discussões "acaloradas" sobre os problemas enfrentados pelos proprietários do iPhone 4. Mesmo com todo o destaque conseguido pelos usuários na Internet e pela própria mídia, não está claro saber quantas pessoas realmente foram afetadas pelo problema. mas uma coisa está clara. mesmo com a velocidade e o nível da situação, as vendas do iPhone foram mais que satisfatórias. Nenhuma empresa do meio jamais conseguiu essa proeza. Se existisse uma categoria no Guinness para tal feito, a empresa de Jobs estaria presente em primeiro lugar.

    Voltando ao processo movido por alguns usuários contra a Apple e a AT&T, destaca-se o texto: "O iPhone 4 manifesta defeitos no design e manufatura que eram conhecidos dos réus antes mesmo de ser liberado, que não foram divulgados para os consumidores, ou seja, um problema na conexão causado pela configuração da antena do iPhone 4 que torna difícil ou impossível manter uma ligação à rede da AT&T".

    Além dito, foi dito que a Apple e a AT&T falharam em fornecer suporte ao cliente, e que os consumidores ficaram apenas com as seguintes remediações: "segure seus telefones de forma desajeitada e não natural", paguem uma taxa de 10 por cento do valor do aparelho e devolva o produto, ou pague US$ 29,95 para comprar uma das capas da Apple que podrão resolver o problema de recepção.

    Está claro que o iPhone 4 representa um redesign completo do modelo anterior da empresa. E as faixas laterais do dispositivo funcionam como antena. A própria companhia argumentou contra os usuários informando que problemas de recepção são inerentes a qualquer dispositivo de telefonia móvel, dependendo somente de onde a antena está localizada. Ambas as empresas foram procuradas no dia de ontem para comentarem sobre o caso, mas declinaram.


    Links de Interesse:

    - Under the Gavel: iPhone 4 reception special edition
    - Consumers sue Apple over iPhone antenna problems

    Comentários 1 Comentário
    1. Avatar de alamdias
      alamdias -
      Meu carro tem antena no TETO

      Minha casa tem antena no TETO

      Meu notebook é em torno do LCD

      Meu celular em no TOPO do celular.

      Não consigo imaginar que a Apple fez a antena justamente onde seguramos o celular... é meio estranho.

      Imagina, carro com antena FM em torno do volante hehehehehhe

      Abraços
    + Enviar Comentário