• Lançado o Firefox 3.6

    Finalmente a Mozilla lançou a tão aguardada versão 3.6 do seu famoso navegador Web, o Firefox. O anúncio foi feito no Blog da Melissa Shapiro [1], da Fundação Mozilla. Esta última versão do Firefox introduz inovações das mais avançadas, suporte a uma enorme variedade de padrões Web, e acesso a mais de 6.000 add-ons gratuitos, permitindo assim que o usuário possa customizar seu navegador da maneira que mais gostar. O Firefox 3.6 é até 20% mais rápido que o Firefox 3.5, e inclui muito trabalho de programação em seu interior para melhorar a sua performance no dia-à-dia do uso da Web, como e-mail, upload de fotos e imagens, uso de redes sociais, e muito mais.



    Esta nova versão também vem embarcada com temas para customização do próprio navegador (as Personas), um atualizador de plugin reescrito e otimizado, melhorias na performance do JavaScript, além de melhorias na Awesome Bar, permitindo uma experiência Web pessoal muito melhor.

    O Mozilla Firefox 3.6 foi construído pela própria comunidade, que inclui centenas de desenvolvedores experientes, especialistas em segurança, comunidades para implementação de suporte e localização, e centenas de milhares de testadores ativos em todo o mundo. São mais de 350 milhões de usuários utilizando o Firefox, pela suas vantagens em rapidez, segurança, e customização.

    O Que Tem de Novo No Firefox 3.6?

    Abaixo segue uma pequena listagem das principais melhorias no novo Firefox 3.6:

    Personas - como o uso de Personas, que são os temas personalizados para o seu navegador. Com apenas um único clique e sem precisar reiniciar seu Firefox, toda a aparência do navegador muda. É só você escolher seu tema favorito, e ativá-lo.

    Plugin updater - outro recurso interessante é o novo sistema de atualização de plugins. Nessa nova versão do Firefox, o plugin updater irá lhe manter mais seguro contra potenciais vulnerabilidades de segurança. Agora, o Firefox detecta plugins desatualizados à todo momento, e informa ao usuário.

    Melhorias na Estabilidade - Com o novo Firefox 3.6, foi reduzido consideravelmente o número de quebras do sistema do navegador, devido ao uso conjunto de softwares de terceiros. O motivo dessa remodelação foi para poder oferecer um navegador que lhe permita seu uso estendido, sem sacrificar a utilização pelo usuário.

    Campos de Formulários com Auto-Complete - Quando estiver preenchendo um campo de formulário, o Firefox irá iniciar suas sugestões de preenchimento, baseadas em uso prévio de campos similares pelo usuário. A idéia aqui é diminuir o tempo pedido pelo usuário com digitação, principalmente em campos de cadastro de login, nome, e-mail, etc.

    Performance - Com as melhorias efetuadas no motor de JavaScript do Firefox 3.6, quem ganha é o usuário, com uma resposta mais rápida das páginas que possuam códigos javaScript. Nos dias de hoje, praticamente todas as páginas Web vem com algum código JavaScript. Mas você vai sentir realmente diferença em velocidade, em páginas que usam com muita freqüência essa linguagem, como páginas dinâmicas com recursos do conceito de AJaX (Asynchronous JavaScript and XML). O tempo de inicialização e carregamento das páginas também diminuiu consideravelmente.

    Vídeo e Áudio Abertos - Com a implementação do HTML5 no Firefox 3.6, você terá uma melhor implementação de vídeo e áudio em suas páginas acessadas. Inclusive com o recurso de exibição do vídeo em tela cheia, além do suporte a frames de texto nas imagens e vídeos.

    Não perca mais seu tempo e corra já para o site da Mozilla para fazer o download dessa nova versão.


    Saiba Mais:

    [1] Blog da Melissa Shapiro: http://blog.mozilla.com/blog/2010/01...x-3-6-release/
    [2] Download do Firefox 3.6: http://www.mozilla.com/en-US/firefox/firefox.html
    Comentários 1 Comentário
    1. Avatar de Magnun
      Magnun -
      Lembrando que, para quem usa o Debian/Ubuntu, basta fazer o seguinte para instalar a nova versão:

      Adicionar o seguinte repositório:
      Código :
      deb  http://downloads.sourceforge.net/project/ubuntuzilla/mozilla/apt all  main

      Adicionar a chave de segurança:
      Código :
      sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com  C1289A29

      Atualizar a lista de pacotes:
      Código :
      sudo apt-get update


      Instalar a última versão:
      Código :
      sudo apt-get install firefox-mozilla-build
    + Enviar Comentário