• Framework PhoneGap para Aplicativos Web da Symbian

    Como todos sabem, com a miscelânea de opções de plataforma de smartphones no mercado (e suas óbvias incompatibilidades nativas), aplicações voltadas para a Web ganham espaço. Afinal, a Web tende a ser um esforço melhorado em padronização. E não importa quais hardware ou sistemas operacionais virão embarcados nos smartphones - na Web é tudo a mesma coisa. Assim, em vez dos smartphones ficarem lutando para ver quem tem o melhor sistema de construção de aplicativos locais, a Symbian resolveu inovar, e está lançando o framework livre PhoneGap [2].


    Esse framework entra no jogo com o Symbian 3 [3] para expandir o mercado de aplicações Web voltadas para smartphones. E o usuário terá uma miríade de funcionalidades. O framework já vem com interfaces para GPS, acelerômetro, câmera embutida, e sensores de orientação, além de conexões para bases de dados locais. Ele oferece todas essas funções via classes em JavaScript, para que os desenvolvedores possam integrá-las em suas aplicações Web.

    E já existem wrappers para iOS, Android, Windows Mobile e BlackBerry. Esses wrappers geram programas nativos das aplicações Web, enquanto o wrapper para WebOS gera apenas um pacote de instalação. De forma similar, a variante Symbian cria uma widget para o ambiente WRT (Web Runtime) [4].


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...k-1041249.html
    [2] PhoneGap: http://phonegap.pbworks.com/
    [3] Symbian 3: http://developer.symbian.org/main/so.../webextensions
    [4] WRT: http://developer.symbian.org/wiki/in...29_Quick_Start