• Quem Escreve o GNOME?

    Aposto que muitos usuários do GNOME tem essa curiosidade: quem escreve o GNOME? A Nearly Consulting, uma empresa especializada em estratégias e relacionamentos da comunidade de software livre pode responder essa pergunta. A companhia acabou de publicar os resultados de seu GNOME Census. De acordo com Dave Neary, fundador da Nearly Consulting, o relatório analisa como os desenvolvedores participam do projeto GNOME, e procura por padrões dentro do próprio projeto.


    O relatório descobriu que mais de 70 por cento dos desenvolvedores identificam a si mesmo como voluntários, trabalhando no GNOME sempre em seu tempo livre. De acordo com o documento, a Red Hat é quem mais contribui para o projeto e suas dependências de núcleo, sendo que seus empregados são responsáveis por aproximadamente 17 por cento de todos os commits analisados pelo estudo. Um grande número de outras organizações estão envolvidas no mesmo projeto. Dentre elas destacamos a Novell (10%), a empresa britânica especialista em código aberto Collabora Ltd (aproximadamente 5%), a Intel (2,5%) e a Fluendo, que também contribui de forma significativa para esse popular projeto de desktop.

    O relatório está disponível para quem desejar obter mais informações sobre a análise (e conhecer mais sobre o desenvolvimento do GNOME). O relatório (no formato PDF) [2], intitulado "The GNOME Census: Who writes GNOME?", está no idioma inglês e pode ser baixado gratuitamente do site da Nearly Consulting. O relatório GNOME Census está sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...E-1048613.html
    [2] The GNOME Census: Who writes GNOME?: http://blogs.gnome.org/bolsh/files/2...OME-Census.pdf

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L